Robson Braga de Andrade é reeleito presidente da CNI até 2022

Empresário mineiro foi reconduzido por unanimidade para um novo mandato à frente da entidade

Mineiro de São João del-Rei, Robson Braga de Andrade é presidente da CNI desde 2010

O empresário Robson Braga de Andrade foi eleito para novo mandato na presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (8). Em votação unânime, realizada em Brasília, o Conselho de Representantes da entidade, composto por delegados das federações das indústrias dos estados e do Distrito Federal, elegeu os integrantes da próxima administração da CNI para o período de 2018 a 2022. A posse ocorrerá em 31 de outubro.

A chapa eleita é composta por cinco vice-presidentes executivos, representando cada uma das regiões do país. São eles o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Carlos da Silva; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Gadelha; o membro do Conselho de Representantes da CNI, na qualidade de delegado da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Paulo Afonso Ferreira; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. (Veja abaixo a lista completa da composição da Diretoria e do Conselho Fiscal eleitos).

A votação ocorreu ao longo desta terça-feira, na sede da CNI. Após a eleição, Robson Braga de Andrade ressaltou os desafios a serem enfrentados nos próximos quatro anos. Além de reafirmar o compromisso de defender a continuidade das reformas estruturais, como a da Previdência Social, ele lembrou da importância da conclusão da agenda microeconômica e de medidas de redução da burocracia. Andrade também citou os desafios colocados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, ressaltando que o crescimento sustentado do país não ocorrerá fazendo mais do mesmo. “As reformas econômicas e institucionais são imprescindíveis para alcançarmos novos patamares de competitividade e de produtividade”, disse.

A chapa eleita é composta por cinco vice-presidentes executivos, representando cada uma das regiões do país

ATUAÇÃO - Nos últimos quatro anos, a CNI teve atuação destacada em prol da agenda de reformas estruturais, necessárias para se consolidar soluções perenes para os gargalos históricos à competitividade do país. Na área trabalhista, a entidade foi fundamental na defesa da regulamentação da terceirização e da modernização das leis do trabalho, ambas conquistadas em 2017. No campo da infraestrutura, defendeu o fim da participação mínima da Petrobras em blocos do pré-sal, medida aprovada em 2016 e essencial para destravar investimentos no setor de óleo e gás brasileiro.

Andrade também conduziu uma ambiciosa agenda nas áreas de educação e de inovação. Nesse período, foi implantada a rede de 25 Institutos SENAI de Inovação e consolidada a rede de 57 Institutos SENAI de Tecnologia em todo o país. Coordenadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as estruturas oferecem serviços técnicos, tecnológicos e de inovação, que contribuem para tornar a indústria brasileira mais competitiva. O SENAI também foi reconhecido internacionalmente como referência em educação profissional pela Organização das Nações Unidas (ONU) e colocou o Brasil, pela primeira vez na história, em primeiro lugar na maior competição internacional de educação profissional, a WorldSkills, em 2015.

Nesta gestão, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) se consolidou como principal espaço de discussão entre setor privado e governo, com a participação de mais de 200 empresas. Entre as conquistas da MEI está a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em 2013, que oferece um novo e desburocratizado modelo de financiamento a projetos de inovação no país. A CNI também liderou as principais investigações sobre o impacto e os desafios que a 4a Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, terá sobre a indústria e a economia brasileiras.

TRAJETÓRIA – Mineiro de São João del-Rei, Robson Braga de Andrade é presidente da CNI desde 2010, o 12o industrial a ocupar o posto da entidade, que completa 80 anos em 2018. Anteriormente, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por dois mandatos (2002-2010), período em que foi vice-presidente da CNI.

O empresário é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública (CECAP) do Tribunal de Contas da União (TCU). Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andrade é fundador e presidente da Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, empresa sediada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que produz e exporta produtos e serviços para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes.

DIRETORIA

Presidente
Robson Braga de Andrade

Vice-presidentes executivos
Paulo Antonio Skaf 
Antonio Carlos da Silva 
Francisco de Assis Benevides Gadelha 
Paulo Afonso Ferreira 
Glauco José Côrte 

Vice-presidentes
Sergio Marcolino Longen 
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira     
Antonio Ricardo Alvarez Alban 
Gilberto Porcello Petry
Olavo Machado Júnior 
Jandir José Milan
Eduardo Prado de Oliveira 
José Conrado Azevedo Santos 
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes 
Edson Luiz Campagnolo 
Leonardo Souza Rogerio de Castro 
Edilson Baldez das Neves

1º Diretor Financeiro
Jorge Wicks Côrte Real

2º Diretor Financeiro
José Carlos Lyra de Andrade 

3º Diretor Financeiro
Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan

1º Diretor Secretário
Amaro Sales de Araújo

2º Diretor Secretário
Antonio José de Moraes Souza Filho

3º Diretor Secretário
Marcelo Thomé da Silva de Almeida

Diretores
Roberto Magno Martins Pires    
Ricardo Essinger            
Marcos Guerra 
Carlos Mariani Bittencourt
Pedro Alves de Oliveira 
Rivaldo Fernandes Neves 
José Adriano Ribeiro da Silva 
Jamal Jorge Bittar 
Roberto Cavalcanti Ribeiro 
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
Julio Augusto Miranda Filho
José Henrique Nunes Barreto
Nelson Azevedo dos Santos 
Flávio José Cavalcanti de Azevedo 
Fernando Cirino Gurgel

CONSELHO FISCAL
Titulares
João Oliveira de Albuquerque
José da Silva Nogueira Filho 
Irineu Milanesi

Suplentes
Clerlânio Fernandes de Holanda  
Francisco de Sales Alencar 
Célio Batista Alves

FOTOS - Acesse todas as fotos da eleição e da chapa completa no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Sem Previdência, indústria apoia avanço de projetos da agenda pós-reformas em 2018, afirma Robson Braga de Andrade
Robson Braga de Andrade toma posse no Conselho Superior do Centro de Altos Estudos do TCU

Comentários