Prêmio CNI de Jornalismo aposta em diversidade temática e reconhece trabalhos em diversas editorias

Entre as melhores reportagens de cada mídia (impresso revista, impresso jornal, radiojornalismo, telejornalismo e internet), estão matérias que ressaltam a economia brasileira, o esporte e a educação

“O reconhecimento da Confederação Nacional da Indústria nos estimula a produzir um jornalismo profundo, tocando questões essenciais ao país”, declarou o  jornalista Tonico Ferreira, da TV Globo, durante a cerimônia de entrega do Prêmio CNI de Jornalismo 2013, realizada nessa terça-feira (30), em Brasília (DF). Tonico representou a equipe responsável pela série de reportagens A importância da indústria brasileira, exibida no Jornal Nacional, vencedora na categoria Telejornalismo.

Mesmo com um único tema, A indústria e o Brasil – Uma agenda para crescer mais e melhor, o prêmio impressionou pela diversidade de editorias inscritas. Entre as melhores reportagens de cada mídia (impresso revista, impresso jornal, radiojornalismo, telejornalismo e internet), estão matérias que ressaltam a economia brasileira, o esporte e a educação.

“Foi um grande desafio para a comissão julgadora em virtude da qualidade dos trabalhos. A profundidade do material chamou atenção. É evidente o esforço de reportagem. Os profissionais viajaram o Brasil e mostram o que está fazendo a diferença no país”, reconheceu Rodrigo Orengo, chefe de jornalismo da BandNews FM em Brasília e membro da comissão de seleção do Prêmio.

CRESCIMENTO ECONÔMICO – Os vencedores nas categorias Impresso Revista e Impresso Jornal destacaram um Brasil em crescimento, ressaltando setores com demanda de recursos. A série de reportagens O Brasil que mais cresce, da Folha de S. Paulo, mostrou polos que estão atraindo investimentos e se desenvolvendo em ritmo acelerado, gerando emprego e novas demandas de serviços, em setores que vão da extração de petróleo à tecnologia da informação.  

“O prêmio é de toda a equipe de Mercado da Folha de S. Paulo. A série foi feita ao longo de um ano e meio, visitou mais de 60 cidades em 16 estados com a ideia de mostrar onde o Brasil mais cresce. É interessante quando esse entusiasmo extrapola a redação”, disse Mariana Carneiro, da Folha de S. Paulo.

Vencedora na categoria Impresso Revista, a série Ambiente de negócios, da Exame, abordou o desempenho econômico do país, os entraves para o aumento dos investimentos e, em consequência, ao crescimento da economia e ao desenvolvimento, como a carga tributária elevada e complexa, o excesso de burocracia, legislação trabalhista anacrônica e de alto custo.

TEMÁTICA MÚLTIPLA – Os premiados não ficaram restritos à editoria de economia. “O prêmio é ainda mais especial pra gente, pois fizemos a reportagem com foco no esporte”, afirmou o jornalista Almir Leite, do Estadão.com.br, que representou a equipe responsável pela série Arquitetura, construção e desenvolvimento dos 12 estádios da Copa 2014

Por meio de textos e infográficos veiculados entre os meses de setembro e dezembro de 2012, as reportagens apresentaram os diferenciais, as características e objetivos dos estádios brasileiros para a Copa.

Na categoria Radiojornalismo, a reportagem vencedora se focou na área de educação, revelando as dificuldades da indústria para contratação de mão de obra qualificada. Batizada de Qualificação profissional: a porta para o futuro, a série abordou a importância da  educação profissionalizante e o erro do modelo educacional que privilegia o ensino acadêmico.

“Os veículos que concorreram se empenharam para realizar boas matérias. Mostraram o que funciona no Brasil, o que não funciona e como pode começar a funcionar. O prêmio não é bom apenas para os jornalistas. A CNI também ganha ao ter seus temas de interesses abordados de forma mais aprofundada”, afirmou o coordenador de produção do Fantástico (TV Globo) em Brasília, Vianey Bentes.

VENCEDORES - Confira abaixo os finalistas e mais informações sobre as melhores reportagens de cada mídia:

Impresso Jornal
Veículo: Folha de S. Paulo
Série: O Brasil que mais cresce
Equipe: Rosana de Vasconcellos, Tatiana Freitas, Clara Roman, Claudia Rolli, Marianna Aragão, Mariana Barbosa, Mariana Carneiro, Toni Sciarretta, Gabriel Baldocchi, Nelson de Sá, Agnaldo Brito, Filipe Oliveira, Morris Kachani, Maíra Teixeira, Araripe Castilho, Marília Rocha, Natuza Nery, Helton Simões Gomes, Fábio Guibu, Venceslau Borlina Filho, Felipe Bätchtold, Lucas Vettorazzo, Ana Krep, Daniel Carvalho, Nelson Barros Neto, João Alberto Pedrini, Francisco Costa, Paulo Peixoto, Stela Masson

Finalistas:
- Valor Econômico - BR-163 uma revolução adiada durante 30 anos
- Valor Econômico - O pesado custo ambiental de Tapajós

Impresso Revista
Veículo: Revista Exame
Série: Ambiente de negócios
Equipe: Humberto Maia Junior, Patrick Cruz, Alexa Salomão, Márcio Kroehn e Alexandre Rodrigues

Finalistas:
- Revista Carta Capital - O etanol no limbo
- Revista Exame - Um trilhão de reais empacados

Internet
Veículo: Estadao.com.br
Série: Arquitetura, construção e desenvolvimento dos 12 estádios da Copa 2014
Equipe: Paulo Favero, Eduardo Asta, Almir Leite e Jonatan Sarmento

Finalistas:
- G1 - Desafios da indústria
- JC Online - Imobilidade do trabalhador

Radiojornalismo
Veículo: Rádio BandNews FM
Série: Qualificação profissional: a porta para o futuro
Equipe: Natália Pianegonda, Kamila Dourado, Rodrigo Orengo

Finalistas:
- Rádio Jovem Pan - A indústria que encolhe
- Rádio Jornal do Commercio - As tecnologias e a indústria da construção

Telejornalismo
Veículo: TV Globo (Jornal Nacional)
Série: A importância da indústria brasileira
Equipe: Tonico Ferreira, Ellen Nogueira, José Alan Dias, Fernando Ferro, Adriano Sorrentino e  Fabio Lima

Finalistas:
- TV Globo (Globo Rural) - Rio+20 - Agroindústria e meio ambiente
- TV Globo (Fantástico) - Série Brasil - Quem paga é você

Relacionadas

Leia mais

Inscrições para o Prêmio CNI de Jornalismo 2013 terminam dia 12 de abril
Prêmio CNI de Jornalismo dará bolsa de estudos para vencedores de categorias especiais
SESI leva experiências de campanhas de imunização a eventos com jornalistas e empresários

Comentários