Pernambuco inaugura seu Observatório da Indústria

O centro de inteligência impulsiona o desenvolvimento regional pro meio da produção de informações estratégicas, estudos e pesquisas com foco em soluções eficientes para o setor industrial

No mesmo mês em que comemorou seus 80 anos de existência, o SENAI-PE inaugurou a sede do seu Observatório da Indústria – um centro de inteligência que irá cooperar com o desenvolvimento do setor produtivo por meio da oferta de informações estratégicas. 

O centro de pesquisa e análise de dados integra a Rede de Observatórios do Sistema Indústria, que reúne a maior base de dados do país relacionados ao setor industrial. “O conhecimento adquirido em Pernambuco será compartilhado também com outros estados. Temos certeza de que o Observatório de Pernambuco será uma referência dentro da nossa rede”, pontuou o gestor do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra.

Márcio Guerra durante inauguração do Observatório da Indústria em Pernambuco

Em atuação desde 2021, o equipamento já vem entregando resultados consistentes, a exemplo da realização de mais de 40 mil entrevistas para elaboração de pesquisas, de dois estudos de viabilidade e de duas rotas tecnológicas, que beneficiarão os setores de Confecção e Vestuário e Panificação. O SENAI já atua há cerca de 20 anos com a realização de estudos prospectivos e a criação dessa rede tem muito a colaborar para o desenvolvimento do país.

Saiba mais: A evolução dos dados: CNI apresenta Observatório Nacional da Indústria

A inauguração do novo espaço reuniu empresários, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), do Observatório Nacional, conselheiros do SENAI-PE e autoridades públicas, como a vice-governadora Priscila Krause.

Presidente da FIEPE e do Conselho Regional do SENAI Pernambuco, Ricardo Essinger, comemorou a inauguração e ressaltando que ele irá potencializar a competitividade do setor produtivo local. “Esse é um equipamento de extrema importância para o desenvolvimento e o futuro da nossa indústria, pois irá oferecer informações para que possamos tomar decisões e fazer investimentos de forma mais assertiva”, ponderou.

Gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI Pernambuco, Ana Paula Vasconcelos destacou que o equipamento nasceu como uma resposta da instituição às rápidas transformações que estão ocorrendo no mundo. “Estamos atuando na estruturação do conhecimento para poder distribuir toda essa inteligência para a tomada assertiva da decisão. Atualmente, mais de 100 indicadores já estão disponíveis na nossa plataforma”, detalhou.

Relacionadas

Leia mais

Observatório da Indústria da FINDES é credenciado à CNI e projeto no MS abre 50 mil vagas
Mobilização Empresarial pela Inovação lança primeira edição do InforMEI 2023
Ao som de Karina Buhr, 2ª edição do Night Lab aborda relação entre humanos e máquinas

Comentários