Observatório da Indústria é inaugurado em Mato Grosso

Área passa a integrar Rede de Observatórios do Sistema Indústria e amplia capacidade de atendimento e portfólio de serviços

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) lançou oficialmente o Observatório da Indústria do Mato Grosso, que recebeu o credenciamento da Rede de Observatórios do Sistema Indústria. Com isso, passa a integrar o grupo que conecta o trabalho de inteligência prospectiva e coletiva sobre a indústria brasileira realizado por observatórios em todo o país.  

“O Observatório tem como objetivo oferecer serviço de inteligência econômica, de mercado, territorial e estudos customizados. Vamos fazer a coleta de dados, analisar e criar narrativas propondo tomadas de decisões para os empresários do Estado”, explicou o gerente do Observatório da Indústria do Sistema FIEMT, Pedro Máximo. Segundo ele, a premissa é potencializar os resultados a partir da análise de dados. 

Marcelo Bispo, gerente do Observatório Nacional da Indústria, apresenta o lançamento do Observatório em evento presencial. Ele usa terno preto e branco e está atrás de um telão azul.
Para Marcelo Bispo, gerente do Observatório Nacional da Indústria, a integração da rede vai fortalecer os serviços prestados para a indústria no Mato Grosso

O gerente do Observatório Nacional da Indústria, Marcelo Bispo, ressaltou que integração do Observatório de Mato Grosso à Rede é um importante passo para ampliar e fortalecer os serviços prestados para a indústria mato-grossense. “Não tenho dúvidas de que continuarão o trabalho, que já vem sendo realizado no Estado, podendo compartilhar, trocar informações e consolidar os dados para toda a Rede”.  

Rede de Observatórios 

Atualmente, 12 ambientes de inteligência coletiva compõem a Rede de Observatórios do Sistema Indústria, em suas diversas etapas de implementação e maturidade. “Nossa meta é de fechar o ano com 19 observatórios integrando a Rede e oferecendo ainda mais força para este trabalho conjunto de produção de conhecimento”, afirmou Ellen Felizari, coordenadora da Rede de Observatórios. O Observatório da Indústria de Mato Grosso teve suas metodologias validadas e incorporadas à área. 


“Isso atesta a qualificação dos estudos, das informações técnicas e dados desenvolvidos pela equipe mato-grossense, reforçando o nosso Observatório como referência no Estado e no Brasil. Mato Grosso está em posição de destaque porque foi uma das primeiras Federações a ter um Observatório”, acrescentou o presidente da FIEMT, Silvio Rangel. 


Além de Mato Grosso, foram credenciados oito Observatórios de outros estados: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia. Sete outros estados estão sendo mentorados e deverão ser credenciados em breve, passando a compor o grupo, que conta também com a maturidade dos Observatórios do Ceará, Paraná e Santa Catarina.

Relacionadas

Leia mais

Observatório Nacional da Indústria abre chamada para consultores
Pernambuco inaugura seu Observatório da Indústria
Observatório da Indústria da FINDES é credenciado à CNI e projeto no MS abre 50 mil vagas

Comentários