Movimento de inovação liderado pela CNI é reconhecido como uma das seis melhores iniciativas de competitividade no mundo

Citado pela publicação anual da Federação Global dos Conselhos de Competitividade, o destaque foi dado à capacidade de articulação entre representantes de mais de 120 companhias inovadoras e atores públicos no diálogo sobre as pautas para promoção das políticas de inovação

MEI promove rodada de encontros para aprofundar temas da agenda de inovação

A experiência da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) - movimento de empresários brasileiros liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - foi apontada pela publicação anual da Federação Global dos Conselhos de Competitividade (GFCC, sigla em inglês para Global Federation of Competitiveness Councils ) como uma das seis melhores práticas entre estratégias de competitividade no mundo. A GFCC reúne cerca de 30 agências de desenvolvimento e organizações similares dos Estados Unidos, Brasil, Coreia do Sul, Canadá, Índia, Japão e Reino Unido. No Brasil, tem entre suas associadas a CNI. 

A MEI é citada ao lado de outras seis experiências adotadas nos Estados Unidos, Emirados Árabes, Rússia, Irlanda e Coreia do Sul. O destaque foi dado à capacidade de articulação entre representantes de mais de 120 companhias inovadoras e atores públicos (entre eles, Presidência da República, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) no diálogo sobre as pautas para promoção das políticas de inovação. 

O diretor-executivo da GFCC, Roberto Alvarez, afirma que a entidade compreende a competitividade a partir de dois pilares, um relacionado a custo e o outro a valor. “A MEI foi identificada como o principal fórum brasileiro sobre inovação. Por isso ela cria valor para a economia e então recebeu o destaque”, revela. O documento que destaca a experiência foi apresentado na última reunião do GFCC realizada na Arábia Saudita, em novembro. 

Na avaliação do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) , Paulo Mól, a citação é resultado de um trabalho árduo para integrar a defesa de interesses da indústria na área de inovação  e apresentá-la ao poder público. “A MEI se tornou um dos fóruns mais bem sucedidos de diálogo entre os setores público e privado”, considera. 

RESULTADOS DE SUCESSO - Nos últimos sete anos, a MEI tem reunido iniciativas e apresentado propostas estruturantes para a melhoria do ambiente de inovação e das condições de competitividade do país. Os resultados recentes podem ser divididos em dois grupos – um voltado para as políticas públicas e o outro para a atuação das empresas. Entre os destaques do primeiro estão o lançamento do Programa Inova-Empresa e a criação da Embrapii, além da condução de iniciativa para fortalecimento das engenharias. 

Já em relação às empresas, a MEI foi responsável por constituir o Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação, que já funciona em 25 estados. No que se refere a pequenas e médias empresas, um convênio formalizado com o SEBRAE possibilitou o atendimento a mais de quatro mil indústrias em todo o território nacional. 

Relacionadas

Leia mais

Na MEI, empresários e governo discutem prioridades para a inovação em 2018
TOTVS desenvolverá aplicativo para líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)
Cresce a confiança dos empresários da indústria da construção

Comentários