Cresce a confiança dos empresários da indústria da construção

Pesquisa da CNI mostra que, mesmo com a forte retração do setor, empresários estão mais confiantes com o desempenho da economia e da própria empresa nos próximos seis meses

Apesar das dificuldades enfrentadas para a recuperação da atividade, o Índice de confiança do empresário da indústria da construção alcançou 54,4 pontos em novembro. O indicador está acima da média histórica de 52,7 pontos e é o maior registrado desde fevereiro de 2014, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta terça-feira (28) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador de confiança varia de zero a 100 pontos. Quando está acima de 50 mostra que os empresários estão confiantes.

O aumento da confiança em novembro é explicado pelo crescimento do índice de Condições Atuais, que ficou em 47,8 pontos, um aumento de 1,7 ponto em relação ao mês anterior. Como o índice mantém-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostra que os empresários ainda percebem piora das condições correntes de negócio, mas a avaliação dos empresários sobre as condições é menos negativa que em outubro. O índice de expectativas, que avalia as perspectivas do empresário com relação ao futuro da economia e de seus negócios, ficou em 57,8 pontos neste mês, um aumento de 0,2 ponto em relação a outubro. 

Conforme a pesquisa, o indicador de intenção de investimento aumentou 3,4 pontos em relação a novembro de 2016 e ficou em 30,7 pontos. "Apesar da alta, o índice segue em um patamar muito baixo", avalia a CNI. O índice de intenção de investimento varia de zero a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior é a disposição do empresário para investir. Para o economista da CNI, Diego Mambrin, o resultado positivo ainda não sinaliza melhora no setor.

RETRAÇÃO NA ATIVIDADE E NO EMPREGO - A baixa propensão para o investimento é um dos reflexos das dificuldades enfrentadas pelo setor. Embora estejam melhores do que em 2016, os indicadores relacionados ao desempenho da indústria da construção ainda mostram queda da atividade e do emprego, diz a pesquisa. O indicador de nível de atividade alcançou 46,9 pontos em outubro e está 6,9 pontos acima do registrado no mesmo mês do ano passado.

O indicador de número de empregados passou para 43,1 pontos em outubro e também é 5,4 pontos maior do que o do mesmo mês de 2016.  Os dois indicadores continuam abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa a queda do aumento da produção e do número de empregados.

Com isso, o nível de utilização da capacidade de operação ficou em 59% em outubro, 4 pontos percentuais abaixo da média histórica para o mês. Isso significa que a indústria da construção opera com 41% das máquinas, equipamentos e pessoal parados. 
  
Esta edição da Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 1º e 14 de novembro com 601 empresas. Dessas, 197 são pequenas, 273 são médias e 131 são de grande porte.

SAIBA MAIS: Acesse a página de estatísticas do Portal da Indústria e conheça todos os dados da Sondagem Indústria da Construção

Relacionadas

Leia mais

Presidente da CNI diz que crise ética minou credibilidade do país
Presidente da Câmara dos Deputados participa nesta quinta-feira (30), em São Paulo, de reunião com líderes da indústria
Sustentabilidade do sistema de saúde suplementar preocupa empresas do setor industrial

Comentários