Mais de 250 pessoas participam da abertura da mostra do Prêmio de arte da CNI e do SESI em Ribeirão Preto

Com entrada gratuita, a exposição itinerante de arte contemporânea ficará no Museu de Arte de Ribeirão Preto até 17 de março. Depois, segue para Belo Horizonte

O Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), no interior de São Paulo, exibe até 17 de março as obras dos cinco artistas vencedores da 4ª edição do  Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), o prêmio valoriza a arte contemporânea.

A exposição em Ribeirão Preto foi aberta na noite da quinta-feira, 31 de janeiro. Participaram do evento mais de 250 pessoas, entre elas o secretário de Cultura de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca, o diretor do MARP, Nilton Campos, o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Educacional da CNI-SESI, José Veríssimo Romão Neto, o diretor de Desenvolvimento Cultural do SESI São Paulo, Celio Jorge Deffendi , o diretor de Centro de Atividades do SESI Ribeirão Preto, Carlos Antônio Honório Ferreira, o artista plástico premiado Marcone Moreira e o crítico de arte Laymert Garcia dos Santos, além de Celso Fioravante, curador da mostra.

Ribeirão Preto é a quinta cidade a receber a exposição com obras dos artistas Jonathas de Andrade, de Alagoas, Laura Belém, de Minas Gerais, Marcone Moreira, do Maranhão, e André Komatsu e Paulo Nenflidio, de São Paulo. A exposição já percorreu o Rio de Janeiro, Porto Alegre, Cuiabá, Macapá e Maceió – e será encerrada em abril deste ano em Belo Horizonte.

“A mostra acontece no biênio de comemoração de 20 anos do MARP, que passou por reformas e teve sua fachada restaurada”, afirmou Nilton Campos. O diretor de Desenvolvimento Cultural do SESI São Paulo, Celio Jorge Deffendi, destacou a importância de Ribeirão Preto no cenário da arte plástica contemporânea e lembrou que uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio foi a artista plástica ribeirãopretana Renata Lucas.

Também enfatizou a importância do prêmio para os jovens artistas. “A indústria de São Paulo e do Brasil apoia os novos talentos porque eles criam novos universos e propõem olhares renovados. Essas novas possibilidades e significados fazem a humanidade ir em frente. Apoiamos essas iniciativas porque têm um foco educativo muito importante”, afirmou Deffendi.

SESI Cultura

A exposição também conta com uma série de ações educativas que visam promover contato dos estudantes com a arte contemporânea e o intercâmbio entre o universo das artes e as práticas pedagógicas. As atividades incluem encontros para a capacitação de professores, oficinas de criação artística, visitas educativas e a distribuição de material pedagógico.

O gerente de Planejamento e Desenvolvimento Educacional da CNI-SESI José Veríssimo Romão Netto, agradeceu o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da prefeitura de Ribeirão Preto, que cedeu o MARP para receber a mostra. “Essa iniciativa promove a arte contemporânea e amplia o acesso da sociedade aos bens culturais. É um reconhecimento à dedicação e à paixão pelas mais inovadoras formas de expressão cultural, característica do colecionador de arte e galerista pernambucano Marcantonio Vilaça, que empresta seu nome ao projeto que tanto nos orgulha e se distingue entre as mais importantes iniciativas artísticas do país”, destacou Veríssimo.

Romão afirmou ainda que o SESI está comprometido com a arte de educar. “A instituição tem como objetivo aliar ao ensino de disciplinas regulares, como português, matemática e história, o rico mundo das artes, por isso capacita professores e promove oficinas de arte para alunos de escolas públicas e privadas”, destacou. “Com essa ação, a CNI e o SESI cumprem um papel crucial na fruição das artes plásticas e no aperfeiçoamento educacional dos brasileiros”, completou.

Relacionadas

Leia mais

Exposição promovida pela CNI traz desenhos em aquarela de plantas do cerrado
Universidade de Manchester inaugura exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça

Comentários