LabSenai Metrologia da Capital recebe certificação do Inmetro

Com isso, poderá emitir certificados, utilizando os símbolos do Instituto, o que eleva a confiabilidade dos serviços prestados pelo laboratório

O LabSenai Metrologia, instalado na FatecSenai Campo Grande, recebeu, neste mês de agosto, a acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e, com isso, poderá emitir certificados, utilizando os símbolos do Instituto, o que eleva a confiabilidade dos serviços prestados pelo laboratório. Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, esse é o segundo laboratório da Rede LabSenai em Mato Grosso do Sul a passar pelo processo de acreditação, já que o LabSenai Cerâmica, instalado no CetecSenai Rio Verde, tem esse reconhecimento desde 2008.
 
“Esta é uma grande conquista para o setor industrial do Estado, que com frequência demanda por serviços de calibragem de equipamentos e até então recorriam a laboratórios de outros Estados”, declarou Jesner Escandolhero. Ele reforça que as indústrias de diferentes segmentos precisam calibrar equipamentos da planta, um exemplo, são as que atuam no de alimentos e bebidas, além do sucroenergético. “Qualquer indústria que faça controle e medição em sua planta industrial precisa calibrar os equipamentos”, reforçou o coordenador do LabSenai Metrologia, José Teles.
 
Ele detalhou ainda que o laboratório opera com capacidade para realizar 120 calibrações por mês e tem como diferencial a precisão de medição. “O índice de incerteza é de 0,009%, além disso, a faixa de calibração é de 0,01 MPa (Mega Pascal) a 70 MPa. São aspectos que podem ser considerados um diferencial, oportunizando, inclusive, o atendimento de outros laboratórios que precisem calibrar seus equipamentos”, pontuou.
 
Já o coordenador substituto do LabSenai Metrologia, Jeziel Fande de Oliveira, acrescenta que já foi iniciada uma agenda de prospecção com visitas às indústrias de Dourados, enquanto, nesta semana, os dois técnicos devem visitar o município de Três Lagoas. “A acreditação de laboratórios do Inmetro é realizada pela Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), que segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, detalhou.
 
Serviço – Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3321-0421, ramal 234 ou pelo e-mail : [email protected].  

Relacionadas

Leia mais

LabSenai Cerâmica faz estudo inédito da qualidade da areia do norte do Estado
SENAI abre laboratórios para projetos inovadores a partir do segundo semestre
SENAI Rio inaugura laboratório de rede mundial para inovação no ensino

Comentários