IEL 51 anos: inovação para a indústria brasileira

Em mais de meio século, instituto tem apoiado o desenvolvimento de talentos para a indústria e a cultura de inovação no país

Aos 51 anos, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) comemora mais um aniversário apoiando as organizações no desenvolvimento de novos modelos de negócios e ferramentas de gestão. Alinhada às tendências de mercado, a capacitação executiva amplia as ferramentas dos profissionais para atuar à frente das novas estruturas organizacionais e plataformas tecnológicas novas.

O novo posicionamento do IEL busca estimular ainda mais a inovação no país, conectando indústria, centros de conhecimento e organizações nacionais e internacionais. Oportunidade para empresas participantes lançarem produtos e soluções no mercado e para bolsistas universitários, mestres e doutores serem inseridos no mercado de profissionais qualificados.

Você também pode se interessar: Virando a página: IEL 2020 com mais inovação e sustentabilidade  

Segundo o superintende nacional do IEL, Eduardo Vaz, esses fatores são preponderantes para o desenvolvimento da indústria e consequentemente para o crescimento econômico do país. “A experiência acumulada por décadas nos concede expertise para apresentar insumos para a indústria ser competitiva, com aumento da produtividade, redução de custos e melhora, por exemplo, da  segurança da informação”, diz Vaz.

Os números refletem a confiança do mercado no trabalho do IEL

Capacitação Executiva - programa de estímulo ao desenvolvimento de habilidades e competências, direcionado a gestores e executivos. Mais de 400 mil empresários foram capacitados e mais de 38 mil empresas foram atendidas entre 2012 e 2019.

Inova Talentos - programa de seleção e capacitação de talentos para desenvolvimento de projetos inovadores nas empresas. Desde da criação do programa em 2013, 1.857 bolsistas foram selecionados e capacitados para desenvolver projetos inovadores de mais de 700 empresas. O programa empregou 160 mil horas em capacitação.

Estágio IEL – programa de identificação, seleção e capacitação de jovens interessados em atuar nas organizações. Os mais de 945 mil estagiários capacitados, de mais de 1.284 instituições de ensino superior parceiras, atenderam 143 mil empresas, de 2012 até o ano passado. 

Como tudo começou

A proposta de aproximar os estudantes e a indústria, por meio de estágios supervisionados, marcou a criação do IEL pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 29 de janeiro de 1969.

Quando a concorrência externa começou a fazer parte da realidade nacional, o IEL, ainda nos anos 1990, investiu no aperfeiçoamento da gestão empresarial, gestão da inovação e na modernização das condutas empresariais. Hoje, os Núcleos  Regionais do IEL, presentes em todos os estados brasileiro, também ofertam produtos e soluções às empresas de pequeno, médio e grande portes e diferentes segmentos. Entre as organizações parceiras estão a Bosch, Unilever, Whirlpool, Ford, Braskem, Rhodia, Natura, WEG, Lenovo e Bradesco.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário da construção é a maior  dos últimos 10 anos, informa pesquisa da CNI
Receita de pão de queijo caseiro vira negócio de família
Disposição para investir na indústria é a maior em 6 anos, diz pesquisa da CNI

Comentários