Tecidos vivos, energia e negócios digitais são temas do Challenge of Innovation

Aproximadamente 500 empresários participaram de palestras de três áreas diferentes, apresentadas por representantes do MIT, nesta quarta-feira (8)

Nesta quarta-feira (8), os cerca de 500 empresários participantes acompanharam palestras de três áreas diferentes, todas apresentadas por representantes do MIT. Para estabelecer parcerias com o instituto, as organizações têm dois caminhos: contatar individualmente os professores ou associar-se ao Industrial Liason Program (ILP) do próprio instituto.

De acordo com o diretor executivo de relações corporativas do ILP, Karl Koster, dentro do programa as empresas e os pesquisadores identificam oportunidades para atuarem juntos e assim desenvolverem projetos com foco em inovação. Existem dez empresas brasileiras entre as 200 que são membros do ILP. No Hemisfério Sul, o Brasil é o que tem maior número de contratos com o instituto.

Esta é a segunda vez que o MIT realiza uma conferência para empresários brasileiros. Questionado sobre o interesse no país, Koster afirma que a economia crescente e o desejo por inovação fazem do Brasil um lugar atrativo para o MIT.

COOPERAÇÃO E PROXIMIDADE - A interface do MIT com as indústrias do mundo todo é a representação de um modelo que dá certo em diversos outros países e começa a ser implantada no Brasil, com apoio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A aproximação da academia com a indústria é vital para o surgimento de novas tecnologias, descobertas científicas e melhoria da qualidade de vida das pessoas, de acordo com Linda Griffith, professora de engenharia mecânica e biológica do MIT.

Linda Griffith
A pesquisa atual de Linda é um exemplo disso: engenharia de tecidos vivos. "O que estamos fazendo não é a criação de órgãos para transplantes, mas sim tecidos vivos iguais aos de diversos órgãos, como o fígado, para identificarmos exatamente as reações aos novos medicamentos, aos remédios que estão sendo testados", explicou. Isso é feito com recursos investidos por laboratórios farmacêuticos, entre outros.

Martin Schmidt
Martin Schmidt, professor de engenharia elétrica do MIT, destacou a necessidade de os centros de inovação e pesquisa estarem fisicamente próximos das áreas de manufaturas das empresas. "O processo é mais rápido", disse.

Ele citou a Gillete, adquirida pelo Procter & Gamble em 2005, que mantém uma fábrica de aparelhos de barbear descartáveis na área central de Boston, num terreno com vista para o lago, numa das propriedades mais caras da cidade.

"Por ali passam todos os dias os executivos, profissionais liberais, professores e empresários da cidade, que testam os aparelhos, as espumas de barbear, todos os produtos. Os engenheiros captam ali mesmo as percepções e as colocam em prática o mais rápido possível. Por isso que um negócio montado a partir de um produto muito barato é altamente rentável", explicou.

Ahmed F. Ghoniem
Já o professor Ahmed F. Ghoniem, diretor do Centro de Energia do Século 21 do MIT, tratou das pesquisas realizadas com o objetivo de reduzir a emissão de gás carbono e seus impactos no aquecimento global. Ele lembrou que o campo da energia se movimenta de forma bastante devagar e precisa de mais inovação. Seus estudos caminham no sentido de mudar a matriz energética mundial, substituindo a importância do petróleo por outras fontes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
07.05.2013 - Processo inovador deve ser contínuo nas empresas
07.05.2013 - Diretor do Media Lab do MIT defende a inovação de baixo custo
07.05.2013 - Empresários e pesquisadores brasileiros interagem com representantes do MIT

Relacionadas

Leia mais

Estudo inédito do MIT sobre inovação no Brasil será apresentado durante Fórum Estadão nesta terça (6)
SENAI firma contrato com MIT para desenvolver inovação no Brasil
Diretor do Media Lab do MIT defende a inovação de baixo custo

Comentários