SESI-BA abre ao público a Estação Ciência, museu interativo com tecnologia 4.0

Espaço está instalado no Centro Cultural SESI Casa Branca, localizado em um casarão histórico de Salvador, que foi totalmente restaurado

Centro Cultural SESI Casa Branca abriga a Estação Ciência, um museu de ciência e tecnologia 4.0

Um ambiente totalmente voltado para a aprendizagem, a diversão e a interação com várias vertentes da ciência e com tecnologias 4.0. Esta é a proposta da Estação Ciência, museu interativo aberto ao público em Salvador pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e pelo Serviço Social da Indústria da Bahia (SESI-BA). O espaço integra o Centro Cultural SESI Casa Branca, instalado em um casarão histórico localizado na região da Cidade Baixa, que foi totalmente restaurado.

A Estação da Ciência está equipado com diversos aparatos tecnológicos, que possibilitam aos visitantes uma inusitada “viagem interativa” à história e aos monumentos históricos de Salvador. Vários equipamentos permitem experimentos lúdicos e interativos voltados para a ciência e a inovação, com a utilização de imagens em 3D, touchscreen e realidade virtual, entre outras tecnologias.

A museu interativo também presta homenagem a baianos ilustres ou radicados na Bahia em diversas áreas de conhecimento, da Medicina, passando pela Música, Ciências e Geografia, como o geógrafo Milton Santos, o físico Bautista Vidal, o arquiteto e urbanista Diógenes Rebouças, o psiquiatra Antonio Nery Filho e o engenheiro, geógrafo, escritor e historiador Theodoro Sampaio.


“A Estação Ciência vai revolucionar a vida cultural da Cidade Baixa ao oferecer à população, sobretudo a crianças e adolescentes, um instigante e lúdico espaço de interação com ao universo da ciência e das tecnologias mais avançadas”, diz o presidente da FIEB e do Conselho Regional do SESI Bahia, Ricardo Alban.


Integração de história com tecnologia

O SESI Bahia investiu R$ 14 milhões, em recursos próprios, na restauração e em obras de requalificação do casarão, assim como na implantação da “Estação da Ciência”. Localizado na Península de Itapagipe, região da chamada Cidade Baixa, onde a indústria baiana começou a se estruturar no passado, o Centro Cultural SESI Casa Branca ocupa a área de entorno do antigo Solar Machado, edifício de grande valor arquitetônico que abrigou a família do industrial português Manuel Machado no início do século 20.

A partir dos anos 1970, o imóvel foi alugado pelo SESI para instalação de um Centro de Artesanato. Atualmente, o casarão integra o complexo de educação e esportes do SESI Bahia, onde funcionam a Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino e o Centro de Esportes do SESI Itapagipe.

Além da Estadão Ciência, o Centro Cultural SESI Casa Branca também é composto pelos seguintes espaços: Varanda Casa Branca (espaço para apresentações artísticas e eventos corporativos); Sala Letieres Leite (sala de arte com capacidade para 127 lugares); e Praça da Ciência, dotada de vários experimentos ao ar livre, que exploram conceitos da física, além de uma geodésia, que reproduz estrelas e constelações do céu noturno de Salvador. O Centro Cultural SESI Casa Branca abriga também a sede da Orquestra Jovem SESI Bahia.

Jessé Lessa, 16 anos, é aluno da Escola SESI e iniciou o aprendizado de música na Orquestra Jovem SESI

De acordo com o superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, além da preservação patrimonial do Solar Machado, o SESI alinhou outros dois aspectos da sua missão ao realizar este investimento: promover Educação e fomentar a Cultura. “Procuramos aproveitar o espaço para contribuir para o processo de aprendizado dos estudantes baianos, construindo a Estação Ciência, pensada na perspectiva da educação científica e tecnológica. A ideia é, a partir de um experimento lúdico, despertar o gosto pela aprendizagem, a partir da experimentação científica e da tecnologia”, explica Armando Neto.

Relacionadas

Leia mais

SESI Lab: confira a programação de 13 a 30 de dezembro
Sete museus de ciência e tecnologia que você precisa conhecer no Brasil
Bahia inaugura Instituto SESI de Segurança e Saúde no Trabalho

Comentários