SENAI do Rio Grande do Sul vai desenvolver luvas cirúrgicas

Projeto foi aprovado no Edital de Inovação para a Indústria 2020 – Missão contra o Covid-19. Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros vai trabalhar em parceria com empresa Nitriflex

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo (RS), juntamente com a Nitriflex S/A Indústria e Comércio, teve projeto aprovado para desenvolvimento de formulações e fichas técnicas para fabricação de luvas em látex natural e/ou sintético para produção de luvas cirúrgicas e de procedimentos não cirúrgicos no Edital de Inovação para a Indústria contra o Coronavírus.

O projeto atende a demanda da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) e da área hospitalar, que necessita urgentemente destes produtos devido à pandemia do Covid-19, bem como pela carência de fornecimento pelo mercado nacional, já que grandes volumes destes produtos são normalmente importados da China e não estão conseguindo atender devido ao aumento da procura em nível mundial. 

Com o látex sintético cedido pela Nitriflex e o látex natural  que será fornecido por empresas produtoras nacionais que aderirem ao projeto, o Instituto fará as fichas técnicas de especificação e produção das luvas. O processo inclui desde o levantamento das matérias-primas, formulação com látex natural e/ou sintético , requisitos técnicos das normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O desenvolvimento do projeto tem duração de três meses, mas à medida que as soluções forem acontecendo, os resultados e informações serão disponibilizados para todas as empresas interessadas e que possam fabricá-las. Caberá a cada empresa fabricante testar em laboratórios acreditados no Cgcre/Inmetro os produtos de acordo com requisitos técnicos previstos.

 A gerente do ISI Polímeros, Viviane Lovison, explica que a intenção é permitir que o setor industrial nacional possa voltar a produzir em maior volume estes itens de forma competitiva, incentivando  assim toda a cadeia produtiva desde o produtor de látex, fabricante de luvas e usuários finais, respeitando as características técnicas e de qualidade necessárias" afirma a gerente do ISI Polímeros.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Indústrias se mobilizaram para combater o coronavírus no Pará
VÍDEO: A diferença que a indústria faz
Mapa das iniciativas das federações para combater o coronavírus

Comentários