SENAI CETIQT vai mensurar pés e cabeças dos brasileiros para padronizar medidas para a indústria

Demanda por calcular com mais precisão os dois extremos do corpo surgiu de fabricantes de sapatos e de chapéus, capacetes e bonés

Atualmente o SENAI CETIQT possui dois aparelhos de body scanner especializados em aferir o corpo inteiro. Em todo o país, eles já fizeram mensurações em mais de 7 mil pessoas

Com data marcada para finalizar e divulgar a coleta de medidas do corpo dos brasileiros - em setembro, durante a Olimpíada do Conhecimento 2014, em Belo Horizonte, - o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) vai agora medir pés e cabeças da população. O instituto, ligado ao SENAI, vai investir R$ 200 mil para a aquisição dos dois equipamentos de body scanner que avaliam cabeça e pés, além de outros dois para medição do corpo inteiro.

A demanda por calcular com mais precisão os dois extremos do corpo dos brasileiros surgiu de fabricantes de sapatos e de chapéus, capacetes e bonés. As empresas dos dois ramos querem saber as proporções médias da população para produzir com melhor assertividade seus produtos.

"Sabendo as medidas dos brasileiros, a indústria vai conhecer a quantidade que deve produzir de cada tamanho, o que reduz custos", afirma o responsável pelo levantamento, o gerente de Inovação, Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT, Flávio Sabrá.

Hoje o SENAI CETIQT possui dois aparelhos de body scanner especializados em aferir o corpo inteiro, que já passaram por todas as regiões do país para fazer as mensurações em mais de 7 mil pessoas. Além da indústria do vestuário, já demonstraram interesse em ter acesso ao banco de dados as indústrias automobilística e moveleira. O CETIQT acredita que há outros setores que podem se interessar, como o de gemas e joias e o de couro e calçados.

Relacionadas

Leia mais

Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução
SENAI CETIQT passa a oferecer serviços para pesquisa em fibras e beneficiamento têxtil
Fantástico, da TV Globo, destaca atuação do SENAI CETIQT em reportagem sobre moda do futuro

Comentários