SENAI Amazonas cria respirador para pacientes infectados por coronavírus

Protótipo de respirador pneumático pode ser alternativa para os modelos usados nos hospitais com necessidade de mais equipamentos para atendimento à população

SENAI/AM desenvolveu protótipo de respirador pneumático

A atual crise enfrentada com a pandemia do novo coronavírus, a covid-19, levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AM) a desenvolver um protótipo de respirador pneumático, como alternativa para os modelos utilizados nos hospitais com necessidade de expandir esses equipamentos para atendimento à população. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e presidente do Conselho Regional do SENAI/AM, Antonio Silva.

Trabalham no protótipo do SENAI/AM técnicos e instrutores da área de Mecatrônica da Escola SENAI Antônio Simões. O protótipo foi apresentado ao diretor-presidente da Rede de Saúde Samel, Luís Alberto Nicolau, e equipe médica, e também aos técnicos do Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia da Amazônia.

O objetivo do encontro foi, além de demonstrar o estágio de desenvolvimento do equipamento, trocar informações com profissionais da área médica da rede hospitalar e técnicos da Instituto Transire, que contribuíram com sugestões e com experiência no funcionamento dos respiradores em uso nos hospitais.

“SENAI Amazonas, Samel e Instituto Transire vão trabalhar juntos para tornar o protótipo totalmente funcional no menor espaço de tempo possível para que, em caso de necessidade, seja possível apoiar os profissionais de saúde e hospitais do Amazonas com o fornecimento de respiradores, vitais aos pacientes graves atingidos pelo novo coronavírus”, disse Antonio Silva.

Técnicos e instrutores da área de Mecatrônica da Escola SENAI Antônio Simões trabalharam no projeto

O diretor regional do SENAI, Rogério Pereira, e equipe, apresentaram o projeto também ao secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, que destacou a iniciativa e declarou ser importante que todas as instituições somem esforços nessa batalha contra o vírus.

Protótipo do respirador pneumático 

O respirador pneumático, com um sistema de válvulas, possui entradas para oxigênio, e pode trabalhar de forma não invasiva (com máscara) ou invasiva (com uso de tubo respirador) e pode ser uma alternativa ao respirador convencionai, caso haja escassez destes equipamentos no sistema de saúde. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

FIEMG ajuda na ampliação de leitos hospitalares para pacientes com covid-19
SENAI/AP produz máscaras de proteção para profissionais de saúde
Supercomputadores no combate ao coronavírus

Comentários