Responsáveis por projetos de MS simulam apresentação no Inova Senai

Colete multicamping, que se transforma em uma rede de descanso com cobertura e mosquiteiro, e pão de queijo light, de valor calórico reduzido, representam o Estado na categoria produto inovador da etapa nacional do Inova Senai 2012

As instrutoras Daniely Aparecida Sotolani Nascimento e Verônica Seixas Arcanjo fizeram, na manhã desta terça-feira (13/11), no Centro de Convenções e Exposições Anhembi, em São Paulo (SP), uma simulação da apresentação que farão aos investidores dos projetos colete multicamping e pão de queijo light durante da etapa nacional do Inova Senai 2012, realizada paralelamente à Olimpíada do Conhecimento. 

Desenvolvidos pelo CetecSenai Dourados, os projetos colete multicamping, que se transforma em uma rede de descanso com cobertura e mosquiteiro, podendo ser amarrada em árvores ou suportes, e pão de queijo light, que tem a adição de cenoura para proporcionar mais vitaminas e fibras para reduzir o valor calórico, representam Mato Grosso do Sul na categoria produto inovador da etapa nacional do Inova Senai 2012.

A apresentação dos projetos faz parte do Fórum de Investimentos e Rodada de Negócios, que reunirá empresários de vários seguimentos. "As equipes terão 10 minutos para fazer uma apresentação dos produtos inovadores com a oportunidade de atrair um investidor para o projeto. O evento será em concomitância com as apresentações dos projetos nos estandes do Inova Senai para o público e para a banca de avaliadores", destacou Daniely Aparecida Sotolani Nascimento.

Ela acrescenta que os projetos serão avaliados de acordo com critérios utilizados pela banca de avaliadores na análise dos projetos já estabelecidos no regulamento do Inova Senai 2012. O técnico da gerência de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Ricardo Fernandes, explica que a classificação desses dois projetos evidencia que a entidade está no caminho certo e que os alunos e docentes demonstram espírito empreendedor, vocação, capacidade de inovar, raciocínio lógico e competências técnicas integrados com às industrias.

Os projetos - No caso do colete multicamping, o projeto foi desenvolvido pelas instrutoras Daniely Aparecida Sotolani Nascimento e Tatiane Forti junto com a aluna Jacira Vasconcelos de Oliveira e Fernanda Francisca da Silva, enquanto o pão de queijo light é fruto do trabalho dos instrutores Neilson de Souza Braga, Verônica Seixas Arcanjo e Juliano Lopes com a aluna Andréia Ferreira Lourenço. O colete é um produto inovador com um diferencial para moda e vestuário brasileiro, idealizado para práticas esportivas ao ar livre, leve e resistente, apresentando vários compartimentos que auxiliam no transporte de objetos pessoais que ao ser desdobrado de forma fácil e rápida se transforma em uma rede de descanso podendo ser amarrado em árvores ou suportes.

"O colete é feito com tecido de alta resistência com costura e linhas adequadas para suportar o peso do corpo através do ombro e da cintura, com apoio de cordas para serem amarradas em pontos de apoio e fornecer através da própria roupa um dispositivo para descanso", detalhou a instrutora Daniely Sotolani. A aluna Jacira Vasconcelos de Oliveira acrescenta que a ideia surgiu durante uma aula de design em que o objetivo era criar um produto diferente. "O desafio foi confeccionar um produto destacando os benefícios que poderia trazer e, no caso do colete, ele também pode ser usado de maneira a equilibrar o peso quando carregado com os equipamentos de práticas esportivas, prevenindo problemas de colunas", explicou.

Já o pão de queijo light tem pouca gordura graças à substituição parcial do queijo por cenoura, tornando-o um produto rico em vitaminas e fibras, além de ter menor valor calórico e com custo de produção mais atrativo. "A proposta foi proporcionar ao mercado um produto tradicional adicionado a um alimento rico em fibras dietéticas, antioxidantes, minerais e betacaroteno. Essa combinação resulta em pão de queijo mais atraente do ponto de vista nutricional, por apresentar menor valor calórico e maior biodisponibilidade de nutrientes, além de apresentar palatabilidade e cor agradável ao consumo de um público específico: as crianças", disse o instrutor Neilson Braga.

Ele completa que para manter o sabor do famoso pão de queijo e adicionar um diferencial foram feitos diversos testes. "Desenvolveu-se um pão de queijo com substituição de 60% do teor original de queijo por polpa de cenoura, essa substituição gerou uma redução de gorduras totais de 40% caracterizando-o assim como um produto light, além disso, a adição da cenoura trouxe características nutricionais", acrescentou.

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