Projeto Design Futures

Desde 2008 o SENAI mantém parceria com o Consórcio do Politécnico di Milano – POLI.design

Com o objetivo de buscar o alto desempenho em serviços educacionais, técnicos e tecnológicos em design com foco em inovação, desde 2008 o SENAI mantém parceria com o Consórcio do Politécnico di Milano – POLI.design.

O POLI.design, juntamente com Faculdade de Design e o Departamento INDACO, constitui o Sistema Design do Politecnico di Milano, uma das concentrações de formação e pesquisa universitária em design mais reconhecidas internacionalmente, que possui o mais relevante conjunto de laboratórios em desenho industrial do mundo. Uma característica que o distingue é a contínua integração entre formação universitária, pesquisa de base e pesquisa aplicada para o atendimento às necessidades sociais e empresariais.

Segundo metodologia desenvolvida de forma precursora pela instituição, o design é parte integrante do processo de inovação das empresas, ou seja, não se limita à agregação de valor ao produto por meio de novas formas e desenhos. Componente de um processo mais amplo, o design abrange todos os estágios do desenvolvimento, produção e colocação de um produto no mercado, e, portanto, só pode ser concebido sob a ótica estratégica.

Com a parceria, o SENAI tem ampliado suas competências em design estratégico.  O projeto já atendeu 19 de seus 27 Departamentos Regionais, além do SENAI-CETIQT, por meio de:

  • Desenvolvimento e revisão de cursos de graduação e pós graduação;
  • Produção de pesquisas;
  • Desenvolvimento de serviços de consultoria para empresas;
  • Mais de 300 horas de formação e capacitação customizada no Brasil e na Itália para 120 profissionais, entre técnicos, docentes e gestores;
  • 24 palestras transmitidas em videoconferência para todos os Departamentos Regionais em temas variados ;
  • 16 seminários para públicos externos, entre profissionais e empresários.

Atualmente, SENAI e POLI.design desenvolvem o Programa SENAI para a Inovação Empresarial, que contempla consultorias conjuntas e projetos aplicados a empresas industriais no âmbito do Edital SENAI de Inovação.

Relacionadas

Leia mais

Movimento impulsiona cultura da inovação
Presidentes de Federações das Indústrias debatem implantação de institutos de Inovação em Salvador
SENAI CETIQT tem vagas para cursos de Artes, Confecção, Moda, Design e Modelagem

Comentários