Parceria entre SENAI, Shell e startup capixaba rende prêmio internacional

Instituições criaram pulseira inteligente que monitora estado de vigília e o bem-estar dos funcionários afim de garantir a segurança dos trabalhadores e operações

Fachada de instituto e placa vertical escrito "SENAI"
O SENAI foi representado no projeto pela atuação do ISI em Manufatura Avançada e Microfabricação de São Paulo

No último dia 16 de março, foram anunciados os projetos campeões do Gartner Power of the Profession™ Supply Chain Awards 2022 e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi premiado na categoria People Breakthrough of the Year (Revelação de Pessoas do Ano). A instituição participou da criação de uma pulseira inteligente que monitora o estado de vigília e o bem-estar dos trabalhadores, junto com a Shell Brasil e a startup Dersalis.

Iniciado em maio de 2021, o projeto tem como objetivo compreender e identificar a fadiga e os riscos de queda durante a jornada de trabalho em ambientes do setor de petróleo, gás e energia.

Funciona assim: a pulseira, que se assemelha com um relógio digital, foi programada para interagir por meio de alertas ao colaborador quando detecta cansaço, em ambientes com ou sem conectividade. Além disso, ela também identifica movimentos bruscos sugestivos de queda e emite avisos ao usuário para evitar acidentes de trabalho.

O SENAI foi representado no projeto pela atuação do Instituto SENAI de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação de São Paulo e o FINDESLAB, hub de inovação das Federação das Indústrias do Espirito Santo (FINDES) – responsável pela seleção da startup Dersalis –, que participaram com pesquisas e insumos.


“É um reconhecimento em âmbito internacional importante não só para o ISI ou para o SENAI, mas também para mostrar o grande potencial inovativo das startups brasileiras. Nosso objetivo também é conectar essas empresas de inovação e dar visibilidade para todo conhecimento desenvolvido por elas e com a ajuda delas”, explica o superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI, Jefferson Gomes.


A iniciativa, que faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Shell Brasil, também é um orgulho para a empresa anglo-holandesa. “Este projeto trabalha com diretrizes que a Shell considera fundamentais: pesquisa e desenvolvimento, incentivo às startups e saúde e segurança dos nossos colaboradores e das operações. Acreditamos que, junto com nossos parceiros, poderemos fazer a diferença na indústria com essa nova tecnologia”, destaca Carolina Rio, assessora sênior de Parcerias e Startups da Shell.

Conheça outros temas: EconomiaEconomia CircularPropriedade IntelectualLicenciamento ambientalNovo Ensino MédioReforma TributáriaRetomada do Crescimento

------WebKit

Relacionadas

Leia mais

Capacete Elmo é eleito o melhor case de inovação do SENAI
Indústrias operam em 68% de sua capacidade em fevereiro, diz CNI
Nobel da educação: abertas as inscrições para a 9ª edição do Global Student Prize

Comentários