Capacete Elmo é eleito o melhor case de inovação do SENAI

Premiação aconteceu durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

protótipo do capacete elmo usado em pacientes graves com Covid-19
O Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda ser desinfetado e reutilizado

Participantes do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria escolheram os três melhores cases apresentados pelos Institutos SENAI de Inovação (ISI) e de Tecnologia (IST) durante o evento. O primeiro lugar ficou com o capacete de respiração assistida não-invasivo (Elmo), seguido pelo Sérum Gel antienvelhecimento e a vacina contra a Covid-19 RepRNA.

O capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasivo, que diminuiu em até 60% a necessidade de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os protótipos foram desenvolvidos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) do Ceará.

Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face. Além de não haver necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

Já o Sérum Gel foi resultado de um processo tecnológico para a produção do extrato líquido de pimenta-biquinho e elaboração de um cosmético antienvelhecimento. As vacinas foram produzidas por pesquisadores a partir um plano de desenvolvimento global que está sendo realizado no Brasil, Estados Unidos e Índia, por meio da parceria entre as três instituições: SENAI CIMATEC e HDT Bio Corp.

Relacionadas

Leia mais

Conheça os 25 cases do SENAI que serão apresentados no Congresso de Inovação
Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação
VÍDEO: Como foi o 9º Congresso de Inovação

Comentários