Inovação em maquinário garante rapidez e qualidade ao setor calçadista

Desde 2009, empresa Maquetec do Brasil trabalha com equipamento que faz impressão de estampas em saltos, palmilhas e solados dos calçados

A busca pela inovação fez com que a Maquetec do Brasil desenvolvesse uma máquina que acabou com a dependência do setor calçadista nacional de equipamentos importados. Desde 2009 a empresa se dedica a aperfeiçoar a tampografia de alta resolução. A máquina faz impressão de estampas em saltos, palmilhas e solados utilizados nos calçados.

Um dos sócios da Maquetec, Gerson Lorscheitter, diz que o equipamento conseguiu aliar rapidez com qualidade e desbancou as concorrentes italianas. “É uma máquina de alta produtividade e ainda conseguimos reduzir em 92% a emissão de poluentes. É uma técnica pioneira e com isso somos uma das empresas que mais produz a tampografia para a indústria calçadista em todo o mundo,” afirma.

O investimento fez com a Maquetec conquistasse o Prêmio Nacional de Inovação 2012 em Projetos de Inovação Tecnológica, na categoria média empresa. Em entrevista ao Portal da Indústria, Lorscheitter falou da importância de receber o reconhecimento nacional. Ouça clicando aqui.

A Maquetec do Brasil foi fundada em 1993 e está localizada em Novo Hamburgo (RS). Atualmente produz mais de 30 itens entre máquinas e equipamentos para o setor calçadista, inclusive de vários países da América Latina, Europa e África.

Tampografia em saltos com tecnologia da Maquetec

PRÊMIO – As inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação 2013 podem ser feitas até o dia 15 de novembro, apenas no site do prêmio. Os vencedores podem concorrer a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação, além da participação em missão técnica internacional e cursos de educação executiva.

Iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), o prêmio é realizado pela CNI e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tem apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Empresas de micro, pequeno, médio e grande porte podem disputar em quatro categorias: Gestão da Inovação, Agente Local de Inovação, Inovação Tecnológica e Inovação em Modelo de Negócio. Apenas os vencedores na categoria Gestão da Inovação poderão concorrer aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI. Acesse o regulamento.

LEIA TAMBÉM:
07.11.2013
- Empresa aposta nas ideias dos funcionários e vira modelo de gestão
31.10.2013 -
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio nacional de Inovação 2013

Relacionadas

Leia mais

Empresários da indústria calçadista do Estado participam de feira em Milão
Indústria calçadista de MS expõe produtos e prospecta negócios na Zero Grau

Comentários