Empresários da indústria calçadista do Estado participam de feira em Milão

Delegação organizada pelo Sindical/MS esteve no maior evento mundial de artefatos em couro, a Micam Shoevent 2013, entre 3 e 6 de março

Missão empresarial organizada pelo Sindical/MS (Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul), com apoio do Sistema Fiems, levou 10 empresários do segmento de calçados e artigos em couro para participar da maior feira mundial em artefatos de couro: a Micam Shoevent 2013, que foi realizada no Centro de Eventos Fiera Milano, em Milão, na Itália, de 3 a 6 de março. Participaram representantes da Camargo e Cia, da Sun Fish, da C Rubbo, da Klin Calçados e da Anita Calçados.

"Trata-se de um evento de calçados de nível médio e alto, que apresentou as últimas tendências do mercado mundial de calçados masculino e feminino. A sessão especial para visitantes teve a participação de renomados estilistas que apresentaram suas novas coleções para as marcas mais importantes e da alta moda de designers italianos", informou o presidente do Sindical/MS, João Batista de Camargo Filho.

Ainda segundo João Batista de Camargo, durante quatro dias, a feira recebeu mais de 41 mil visitantes compradores dos principais mercados calçadistas do mundo e cerca de 1,5 mil expositores. "A nossa expectativa com a participação no evento é de crescimento no volume de negócios com a possibilidade da realização de um intercâmbio com a Europa, uma vez que a feira proporcionou acesso aos representantes de vendas. Além disso, a Micam é uma plataforma importante, que permite às marcas brasileiras um contato direto com um número significativo de compradores", avaliou.

Bagagem

Ele ressalta também que na bagagem, além das amostras dos modelos da coleção outono-inverno 2013, os empresários de Mato Grosso do Sul trouxeram as tendências para o próximo ano, com a presença de cores vibrantes, como o laranja e o amarelo. "A produção europeia enfatiza o trabalho de couros graxos, vernizes e matérias envelhecidos para a confecção de produtos com materiais diferentes e que agregam valor ao produto. Os calçados têm um valor alto no mercado da Europa justamente pelo desenvolvimento de peças mais elaboradas", falou, completando que neste ano um dos destaques da feira foi o designer Julian Hakes, conhecido em toda a Europa, mostrou modelos bastante diferenciados.

Para o empresário Francisco José Souza, proprietário da Sun Fish, a participação na Micam 2013 foi uma oportunidade rara e que trará bons resultados para os seus negócios. "Nos quatro dias de evento, foi possível conhecer muitas novidades, afinal de contas, a moda calçadista é ditada em Milão. Acredito que será possível reproduzir aqui no Estado alguns detalhes do acabamento diferenciado utilizado na Europa, além das inovações do modelo de sapato para o público feminino. Andei olhando, principalmente, os calçados para homens e dá para aproveitar algumas tendências que foram mostradas lá", garantiu.

A empresária Anita Maria Bellin, proprietária da Anita Calçados, considerou a participação na Micam 2013 muito produtiva. "Nunca tinha participado, mas sabia do sucesso que era o evento pelas conversas que tive com outros empresários do segmento de calçados. Deu para coletar muitas informações, com destaque para as próximas tendências da moda, principalmente, no que se refere à coleção de 2014, pois as principais novidades para o próximo já estavam na vitrine dos expositores", informou.

Relacionadas

Leia mais

Moda é oferta, estilo é escolha, diz Gloria Kalil
Brasil quer mais participação no mercado de moda da Colômbia

Comentários