Inova Talentos 2014 - Empresas cearenses selecionadas assinam termo

Participaram diretores e gestores das empresas selecionadas, a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Vera Ilka Meireles Sales, e a coordenadora do Inova Talentos do IEL Nacional, Paula Bosco

As 19 empresas cearenses que tiveram seus projetos de inovação selecionados na segunda chamada do Inova Talentos, programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro, assinaram no último dia 6 de agosto, durante café da manhã na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os Termos de Parceria da Natureza Técnica Financeira do programa. Participaram diretores e gestores das empresas selecionadas, a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Vera Ilka Meireles Sales, e a coordenadora do Inova Talentos do IEL Nacional, Paula Bosco.

As empresas selecionadas no Ceará foram Alumisteel Soluções em Projetos e Sinalização, TQuímica Brasil, CPN Chapas Perfuradas do Nordeste, OCS Mineração, Agromix, Control Inovações Tecnológicas, PISCIS, NatVita, Redes Ramalho Têxtil, Alunobre, Construtora Sumaré, Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda., Verde Tecnologia, Belmetal, CR Duarte Engenharia, Protensão Impacto, Biomátika, Granos Granitos e SG Construções (Construkasa). Após a assinatura, as empresas, com assessoria do IEL/CE, iniciam a etapa de seleção dos trainees, que vão colocar em prática os projetos de inovação. A previsão de início dos bolsistas nas empresas é primeira semana de setembro deste ano.

O Inova Talentos incentiva a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As propostas são analisadas por uma comissão nacional e as selecionadas recebem incentivo financeiro, apresentando a empresa também uma contrapartida. O foco dos projetos é o aumento da competitividade, por meio de inovação de produtos e processos, organizacional, em marketing e modelo de negócios.

EXPECTATIVA - A expectativa dos resultados do desenvolvimento de projetos entre as empresas é muito positiva. O gerente da CPN Chapas Perfuradas do Nordeste, Roberto Ramos, por exemplo, que já possui um robô na sua empresa, quer fazer a implementação do recurso na linha de produção. “O robô já é utilizado, mas o que queremos é desenvolver outras formas de utilização. A nossa expectativa é que o trainee que chegará à nossa indústria implemente esse processo.” Para isso, a empresa desenvolveu o projeto que foi aprovado no Inova Talentos. Conforme Ramos, a CPN tem também a intenção de criar um setor específico para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). “Participar o Inova Talentos foi um pontapé inicial”, diz.

Atuando na área da construção civil, a Construkasa quer desenvolver um tipo de madeira sintética para ser utilizado em portas, janelas, caibros e ripas. O diretor da empresa, Eugênio Correia, destaca que a madeira sintética já é amplamente utilizada no mundo e no Brasil desde 1995, mas ainda não é no Ceará. “É uma grande oportunidade de tornar mais sustentável a utilização da madeira na construção civil. A nossa intenção é que o trainee do Inova Talentos seja um potencializador da inovação que queremos desenvolver.”

Sobre o programa
O Inova Talentos incentiva a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As propostas são analisadas por uma comissão nacional e as selecionadas recebem incentivo financeiro, apresentando a empresa também uma contrapartida. O foco dos projetos é o aumento da competitividade, por meio de inovação de produtos e processos, organizacional, em marketing e modelo de negócios.

Para participar do Inova Talentos, as empresas devem apresentar um projeto de inovação no qual o profissional selecionado terá uma contribuição relevante. O IEL realizará um processo estruturado de assessoria aos participantes, que terão a oportunidade de vivenciar o ambiente empresarial, e receberão capacitações que visam ao desenvolvimento de competências comportamentais, gerenciais e técnicas. O Inova Talentos conta com a parceria do CNPq, que disponibiliza bolsas aos melhores projetos de inovação apresentados.

COMO PARTICIPAR – As empresas interessadas devem procurar o núcleo regional do IEL, que vai fornecer login e senha para preencher o formulário on-line. Nele, é necessário informar o nome e o histórico da empresa, o nome do coordenador do projeto e a experiência em ações inovadoras de produtos, processos e serviços. Além disso, será preciso descrever o projeto, informando título, setor, objetivos, tipo de inovação e  cronograma financeiro e de atividades. As inscrições para a terceira chamada estão previstas ainda para este semestre. Cada empresa poderá submeter quantos projetos desejar e o IEL também pode ajudar na elaboração das propostas.

Na primeira chamada do programa, foram aprovados 179 projetos, de 117 empresas. Até 2016, o programa vai investir R$ 56 milhões para atender às demandas em inovação das empresas.

Serviço:
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3421 6508 / 3421 6526.

Relacionadas

Leia mais

Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES
Programa Inova Talentos chega a reta final com mais de 200 projetos
Programa Inova Talentos seleciona profissionais no Piauí

Comentários