Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES

Acordo do IEL Nacional com o BNDES dá novo instrumento para empresas desenvolverem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Uma novidade ajudará empresas a desenvolver projetos de inovação. Parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possibilitará usar o crédito do Cartão BNDES para custear a participação de empresas no programa Inova Talentos, iniciativa do IEL. O financiamento pode ser acessado por micro, pequenas e médias empresas para a compra de produtos e serviços até o limite de R$ 2 milhões. A parceria entre IEL e BNDES busca incentivar indústrias a darem continuidade a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que, na crise, costumam ser comprometidos pela escassez de recursos.

O Inova Talentos tem o objetivo de servir como ponte entre a demanda da indústria por profissionais qualificados e a busca de pesquisadores por oportunidades no mercado de trabalho. Por meio dele, empresas lançam desafios de inovação e o IEL recruta e acompanha profissionais - graduandos, graduados e mestres - para atuarem no projeto por até um ano. Agora, o valor da bolsa paga aos pesquisadores pelas empresas poderá ser financiado em até 48 vezes no Cartão BNDES.

Para o superintendente nacional do IEL, Paulo Mól, a parceria dará fôlego para a indústria. “Passamos por um momento de esgotamento ou contingenciamento de recursos para financiar pesquisas e projetos. Neste sentido, a parceria com o BNDES será um instrumento estratégico para que a indústria continue investindo em inovação”, afirma.

Até o momento, departamentos regionais do IEL de 15 estados já aderiram à comercialização do Inova Talentos via Cartão BNDES: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Outros quatro estados estão em processo de adesão: Ceará, Goiás, Piauí e Rondônia.

“A iniciativa conjunta do BNDES com a CNI para fomentar a inovação e a ampliação de acesso ao crédito às empresas de menor porte aproveita o bom momento de baixos juros e retomada da economia, e em que o capital humano passa a ser essencial para o avanço da produtividade e do desenvolvimento sustentável do país”, destaca o chefe de Departamento de Operações com a Internet do BNDES, Ricardo Albano.

INOVA TALENTOS – Criado em 2013 para estimular a inovação nas empresas, o Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, candidatos a bolsistas, sejam eles graduandos, graduados, mestres ou doutores, que tenham até seis anos da última titulação, se candidatam para receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

O Prêmio Inova Talentos é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pelo IEL, com o apoio da CNI. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Inova Talentos é um programa que busca ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial. Os objetivos do programa são desenvolver projetos de inovação nas empresas e institutos privados de PD&I, como também qualificar profissionais para a execução de projetos de inovação no ambiente empresarial. Desde 2013, 1.704 projetos foram submetidos, 2.538 bolsas solicitadas e 1.365 bolsistas implementados. Em média, de cada cinco bolsistas que participaram do programa, dois são contratados pela empresa.

Relacionadas

Leia mais

IEL promove cultura de inovação no Brasil
Núcleo Estadual de Inovação do IEL-SP premia os principais casos de sucesso do Inova Talentos
Vencedores do Prêmio Inova Talentos 2017 são anunciados em solenidade do IEL em Curitiba

Comentários