Importância do uso consciente de água e energia elétrica

Em momentos de crises hídricas e ausência de chuvas, é importante ter um consumo mais consciente. Vem entender mais sobre o assunto

Em momentos de crises hídricas e ausência de chuvas, o consumo consciente de água e de energia se torna ainda mais importante para a garantia do fornecimento e para a redução das contas de água e de luz.

De acordo com Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os recursos hídricos no Brasil são utilizados principalmente para irrigação, abastecimento humano e animal, indústria, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, recreação e lazer.

A demanda por uso de água no Brasil é crescente, com aumento estimado de aproximadamente 80% no total retirado de água nas últimas duas décadas. De acordo com a ANA, a previsão é de que, até 2030, a retirada de recursos hídricos das bacias hidrográficas aumente 23%. O histórico da evolução dos usos da água está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país.

O conhecimento acerca desses usos vem sendo constantemente ampliado através de levantamentos diretos, estudos setoriais e cadastros de usuários, e é atualizado anualmente pela Agência.

O crescimento das demandas hídricas no Brasil, a partir do aumento da população e das atividades econômicas intensivas em uso de água, contribui para aumento do stress hídrico, com o passar dos anos. A região com maiores problemas no Brasil é a Sudeste.

Em 2019 foi lançado o Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil e o respectivo painel de indicadores, que apresentam séries históricas dos usos da água por município e por microbacia do País desde 1931 e projeções até 2030, que são atualizadas com novos dados a cada ano.

Perdas Hídricas no saneamento básico

O volume de perdas no sistema de abastecimento de água no Brasil ainda é muito elevado. Essas perdas trazem impactos negativos para o meio ambiente, para o planejamento dos recursos hídricos e para as empresas do setor, onerando o sistema como um todo, e em última instância afetando todos os consumidores.

O nível de perdas de água constitui um índice relevante para medir a eficiência dos prestadores de serviço em atividades como distribuição, planejamento, investimentos e manutenção. No gráfico abaixo apresentamos a evolução das perdas hídricas no saneamento.

No saneamento básico, a boa notícia é que está em curso no setor um importante processo de modernização com a aprovação de um novo marco legal (Lei 14.026/20) e um amplo programa de outorgas ao setor privado, que será decisivo para o aumento da eficiência global do saneamento. 

Eficiência Energética na Indústria

Na maioria das Indústrias, os motores elétricos, refrigeração, ar comprimido e iluminação correspondem a cerca de 50% dos custos com energia elétrica. Portanto, devem ser o foco para a redução de custos e o aumento da eficiência energética.

A publicação da CNI – “Eficiência Energética na Indústria – Entre Nessa Corrente”, listada na última página desse documento apresenta “dicas” para evitar o desperdício e reduzir o consumo em vários sistemas vitais à produção industrial. Eficiência Energética na Indústria.

Vários tipos de distúrbios energéticos provocam perdas que elevam o consumo de energia. E podem ser identificados na manutenção preditiva e no laudo elétrico.

Os problemas estruturais que geram desperdício e comprometem a eficiência energética das indústrias podem englobar transformadores, disjuntores, chaves e fusíveis. Também contadores de energia, barramentos e cabos que conduzem a energia aos diversos pontos de utilização, como tomadas e outros componentes devem ser motivo de vistorias frequentes. Nesse campo, as principais dicas são:

Relacionadas

Leia mais

Michel Temer: precisamos de investimentos estrangeiros no Brasil
Brasil Indústria: oportunidades em educação e desenvolvimento industrial
Confira os vencedores do GP SENAI de Inovação 2021

Comentários