Confira os vencedores do GP SENAI de Inovação 2021

Estudantes do ensino médio, técnico e superior participaram dos desafios propostos pelo Google, Autodesk, PLMX-Siemens e Cisco. Prêmios envolvem crédito para cursos e pré-aceleração do projeto

Felipe Morgado, gerente-executivo de educação do SENAI
O gerente-executivo de educação do SENAI, Felipe Morgado, divulgou o resultado durante o evento Mundo SENAI

Estudantes de Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Janeiro, Santa Catarina e São Paulo são os vencedores do Grand Prix (GP) SENAI de Inovação. Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desde 2013 para incentivar a criatividade, o empreendedorismo e o raciocínio lógico dos alunos, a competição acontece no formato corrida de inovação aberta. 

Empresas parceiras e o SENAI desafiam as equipes, chamadas de escuderias, que contam com três a seis integrantes e têm 72 horas para criar a solução e prototipar a ideia. Neste ano, pela primeira vez, o GP contou com a participação de estudantes de escolas e faculdades públicas e privadas. A disputa foi 100% on-line, entre os dias 20 e 22 de outubro. 

Divididos em três categorias - Júnior, para alunos do ensino médio; Avançado, para cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento; e Sênior, para graduação tecnológica, bacharelado e graduandos em geral -, eles se inscreveram para um dos quatro desafios. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (11), no canal do YouTube do SENAI Nacional, durante o evento Mundo SENAI (assista o anúncio).

Número de participantes, prêmio e aprendizados

A edição nacional 2021 do GP contou com a participação de 269 mentores e 1898 alunos, divididos em 455 equipes. Os times competiram com 291 soluções. Todos os inscritos recebem certificado de participação e os três primeiros colocados de cada categoria por desafio ganham medalhas de reconhecimento pela inovação.

Os integrantes das equipes que ficaram em 1º lugar levam 25 mil SENAI Coins, que podem ser utilizados em produtos ou cursos SENAI. O grupo receberá ainda R$ 5 mil em crédito em uma escola SENAI para pré-aceleração da ideia - o valor corresponde a mentorias para a equipe e/ou componentes e/ou insumos para melhoria do protótipo.

Gerente da PLMX-Siemens, Felipe Oliveira observa que, durante as mentorias, já era possível reconhecer o amadurecimento das equipes para atingir o nível esperado para a arquitetura do sistema.


“Conseguimos preparar para os alunos um material simulando como é a estrutura de desenvolvimentos nas indústrias e seus problemas. Construímos esse modelo com base em nossos 10 anos de atuação no mercado de PLM. Separamos também as melhores práticas de consultoria de PLM para que, de uma maneira didática, os alunos pudessem resolver sem um conhecimento profundo”, lembra Oliveira, representante da PLMX-Siemens.


Para Rosana Felix, gerente de Contas Educacionais do Google Cloud no Brasil, competições como o GP estão alinhadas ao propósito da empresa de ajudar a formar a força do trabalho do futuro. O contato com os jovens permite não só entender os problemas e as dificuldades enfrentadas - sendo uma grande preocupação o acesso de todos a uma educação de qualidade - como também é uma forma de apoiá-los a conquistar seus empregos, ampliar habilidades e desenvolver as carreiras.


“Promovem o desenvolvimento dos soft skills junto com os hard skills, representando uma combinação fundamental para a formação do jovem e sua preparação para o mundo do trabalho. Competências como criatividade, trabalho em equipe, atitude empreendedora, capacidade de planejamento e execução, protagonismo - competências desenvolvidas e praticadas no GP - são essenciais para o sucesso de um profissional no mercado”, lista Rosana Felix, do Google Cloud.


Histórico

Em oito anos, o SENAI já realizou mais de 800 GPs no âmbito escolar, estadual e nacional, com mais de 2,8 mil equipes e 15,8 mil estudantes envolvidos. Foram mais de 7 mil ideias apresentadas a 360 empresas, entre aquelas que propuseram os desafios e avaliaram as soluções.

Relacionadas

Leia mais

SENAI abre 21 mil vagas em todo país
Novos cursos EaD de aperfeiçoamento e pós-graduação para indústria 4.0
Vai dar match! Conheça o Contrate-me

Comentários