A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza, até o dia 6 de maio, a 4ª edição do programa “Conhecendo a Indústria”. Desta vez, recebe a Delegação da União Europeia no Brasil para uma imersão pelo setor industrial baiano.
A escolha da Bahia como sede do encontro se explica pelas características do estado que dialogam com as prioridades da União Europeia, especialmente nas áreas de energia limpa, sustentabilidade, inovação tecnológica e desenvolvimento industrial com responsabilidade social.
Ao longo da programação, os representantes europeus terão acesso a iniciativas que mostram esse alinhamento, desde centros de pesquisa até plantas industriais estratégicas.
A agenda do encontro começou nesta segunda-feira (4), no SENAI Cimatec, em Salvador, um dos principais polos de inovação industrial do país. Os visitantes conheceram estruturas de desenvolvimento em robótica, supercomputação, ciência dos materiais e sistemas avançados de saúde — áreas que coincidem com os eixos prioritários de pesquisa e investimento da União Europeia.
O diretor executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do centro tecnológico, Bruno Caetano, mostrou a estrutura e o funcionamento da instituição, assim como as principais linhas de pesquisa lá desenvolvidas, reforçando que os campi formam um hub tecnológico capaz de apoiar parcerias internacionais em inovação.
Para Maurizio Cellini, chefe da seção comercial da Delegação da União Europeia no Brasil, há uma convergência de interesses. Ele destacou que tanto o Brasil quanto a União Europeia priorizam investimentos em energia, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. “O acordo que entrou em vigor não é só um acordo comercial, tem um profundo valor político de cooperação, de amizade e de proximidade. E é muito bom ver que, de um ponto de vista das políticas industriais, das políticas da energia, os objetivos são convergentes”.
Cellini pontuou que a expectativa agora é que o setor privado trabalhe para desenvolver as atividades, pesquisa e a comercialização das tecnologias, “que são muito importantes para a descarbonização e o desenvolvimento de uma indústria mais sustentável, tanto do ponto de vista do meio ambiente, quanto social”, acrescentou.
Essa convergência também se reflete nas estratégias locais. De acordo com Vladson Menezes, superintendente-executivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a entidade estrutura programas como o Indústria Verde, voltado ao fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, e o InvestHub Bahia, que facilita a entrada de investidores estrangeiros. “A proposta é não apenas expandir a indústria, mas redirecionar investimentos para setores alinhados às tendências globais, como energias renováveis, biotecnologia e mobilidade sustentável.”
Menezes explicou que a Bahia se destaca pelo potencial em áreas estratégicas para o futuro da indústria global, como a produção de biocombustíveis a partir de biomassa, projetos de hidrogênio verde e exploração de terras raras — insumos críticos para tecnologias limpas. Esse conjunto de ativos posiciona o estado como parceiro relevante para a União Europeia em cadeias produtivas ligadas à descarbonização e à transição energética.
Conhecendo a Indústria
Coordenado pela Superintendência de Relacionamento com o Poder Executivo e pela Superintendência de Relações Internacionais da CNI, o Programa Conhecendo a Indústria”, apresenta, na prática, a capacidade produtiva e tecnológica do país. Está sendo executado na Bahia em parceria com a FIEB, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).
Segundo Patrícia Fernandes, da CNI, a proposta — existente há mais de 15 anos — é levar representantes estrangeiros ao “chão de fábrica” e evidenciar o papel da indústria no desenvolvimento econômico brasileiro. Esta é a 4ª edição com a delegação europeia, que escolheu a Bahia como destino para conhecer setores estratégicos, como energia, mineração e indústria química. Essa aproximação acontece em um momento oportuno, após o acordo provisório entre Mercosul e União Europeia entrar em vigor, no último 1º de maio.
Além de conhecer o SENAI Cimatec, a delegação participou de reunião com Paulo Guimarães é presidente da BahiaInveste (Empresa Baiana de Ativos), em que foram apresentados os principais investimentos negociados para o estado e oportunidades de cooperação. Nesta terça-feira (5), o grupo percorre indústrias da Região Metropolitana de Salvador, incluindo o Polo de Camaçari, onde estão concentradas atividades químicas, petroquímicas e novos projetos ligados à transição energética.
O programa encerra com a participação da delegação no Seminário "Atração de investimentos como vetor de oportunidades para o desenvolvimento territorial”, nesta quarta-feira (6), como parte da programação do INDEX, maior evento da indústria do Nordeste.



