Exposição na OC 2014 mostrará desafios da inovação na indústria

SENAI vem unindo educação e inovação para tornar a indústria brasileira mais moderna e competitiva

Os visitantes da Olimpíada do Conhecimento 2014, além de conhecerem como é o trabalho em algumas das principais ocupações técnicas da indústria, poderão também saber mais sobre como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vem unindo educação e inovação para tornar a indústria brasileira mais moderna e competitiva. A exposição Indústria do Futuro conduzirá os visitantes num passeio pelas formações oferecidas aos profissionais, tanto para trabalharem na produção industrial, como para criarem novas soluções e produtos que serão colocados no mercado pela indústria. 

A amostra ficará montada entre os dias 3 a 6 de setembro, no Expominas, e mostrará como o Senai, ao longo de sua história, contribuiu para preparar e incentivar a inovação dentro do ambiente industrial. “Nesses mais de 70 anos, o SENAI foi o principal responsável pela formação de profissionais para a indústria. Nossa contribuição agora se amplia fortemente para a inovação tecnológica”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. 

O espaço de 800 metros quadrados está dividido em três ambientes. Os visitantes iniciam a experiência em contato com exemplos de tecnologias educacionais que podem ser utilizadas na formação dos alunos e que se relacionam a temas como simulação das áreas de automação industrial, internet das coisas, robótica autônoma e manufatura digital. No espaço, estarão disponíveis para interação aplicativos móveis, conteúdos de realidade virtual e aumentada, simuladores relacionados à automação de exploração de petróleo e utilizados na aprendizagem, e uma planta de automação industrial utilizada para as aulas de mecatrônica, entre outros.

INOVAÇÃO NA PRÁTICA – Na sequência, o visitante encontra uma área reservada para a inovação, na qual alunos e profissionais do SENAI de Minas Gerais trabalharão para desenvolver soluções, de forma colaborativa, para problemas propostos por empresas como Natura, Embraer, Fiat, 3M e Mercedes. Durante os três dias, eles atuarão em conjunto com equipes do Instituto Fraunhofer, da Alemanha; do Massachusets Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos; e da Escola Politécnica de Milão, na Itália. Os protótipos das soluções serão produzidos por impressoras 3D instaladas na própria exposição com o apoio do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP). 

A mostra termina numa área que simula a indústria inovadora. Ali, dois profissionais que hoje estão na indústria contam suas experiências de inovação. Um deles é o engenheiro mecânico Daniel Lopes, 26 anos, que acaba de criar a 3DLopes, empresa de base tecnológica para oferecer soluções em impressoras 3D e materiais utilizados por elas. Engenheiro mecânico graduado no ITA, Daniel passou um ano e meio no MIT como bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras. A experiência, segundo ele, mudou completamente seus planos profissionais. “É um instituto muito direcionado ao empreendedorismo. Voltei para o ITA e desenvolvi uma impressora 3D, cujo protótipo eu apresentei como projeto final da minha graduação”, conta Daniel. O passo seguinte, a que ele se dedica no mestrado em engenharia de materiais, também no ITA, é a criação de novos tipos de plásticos para serem utilizados pelo equipamento. 

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das américas. Realizado de dois em dois anos pelo SENAI, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( SENAC ). Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais. 

Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI e do SENAC. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas. 

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte, reunirá  mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia. 

A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá, o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais: 

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09 

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09 

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09 

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09 

5. Inova SENAI – 3 a 6.09 

6. Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.09 

LEIA TAMBÉM

Torneio brasileiro de educação profissional terá mais de 800 jovens

Relacionadas

Leia mais

DNA de campeão: família de confeiteiros coleciona vitórias na Olimpíada do Conhecimento e no mercado de trabalho
O SENAI ajudou a decidir minha carreira, diz medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento
Mais de 118 mil pessoas visitaram a Olimpíada do Conhecimento

Comentários