Mais de 118 mil pessoas visitaram a Olimpíada do Conhecimento

A competição, que contou com 4 dias de prova, terminou no último domingo, dia 13. A Olimpíada do Conhecimento serve de mostra para a educação profissional disponível nos cursos do SENAI e aproxima os jovens da realidade do mercado de trabalho brasileiro

A interatividade com os visitantes e a inspiração para quem busca uma profissão marcaram a 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que se encerrou na noite deste domingo, 13 de novembro. Nos quatro dias de provas, a competição, que reuniu 1.200 competidores na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, recebeu mais de 118 mil visitantes. “Mais uma vez, a Olimpíada do Conhecimento superou todas as expectativas”, afirma o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi.

“A Olimpíada é uma grande vitrine das profissões técnicas e uma mostra da excelência da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI. Aqui os jovens têm a oportunidade de ver de perto as habilidades exigidas pelo mundo do trabalho e confirmar que educação profissional é importante para a construção de uma carreira bem sucedida”, diz Lucchesi.

Ele destaca que a educação profissional forma pessoas conectadas com as novas tecnologias e desenvolve as habilidades técnicas e pessoais requeridas pelo mercado de trabalho. “Profissionais bem formados são mais produtivos e capazes de propor soluções e inovações nas empresas. Por isso, são decisivos para a expansão da indústria e o desenvolvimento econômico e social do país”, completa Lucchesi.

Público participou da avaliação dos competidores

INOVAÇÕES - O novo formato da competição, com desafios individuais e por equipe, criou um ambiente inspirador que aumentou o interesse pelas profissões técnicas. Também chamou a atenção dos visitantes, que fizeram questão de participar da votação para eleição dos melhores projetos do torneio. Até o meio dia de domingo, foram registrados mais de 100 mil votos nos diversos totens de votação. Esses votos se somam à avaliação técnica dos competidores.

“As pessoas estavam bem interessadas nos projetos. Fizeram questão de conhecer cada detalhe do que os competidores estavam fazendo”, diz Leonardo Machado, 17 anos. Ele faz o curso técnico de Logística na Escola SENAI Morvan Figueiredo, no bairro da Mooca, em São Paulo. Além de prestar prova no Sistema de Avalição da Educação Profissional (SAEP), Leonardo apoiou os competidores de Alagoas que participavam do desafio por equipes da festa saudável. “Eu explicava para as pessoas os detalhes do projeto dos estudantes de Alagoas que estavam fazendo as provas. O público gostou muito”, diz.

INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS - A participação na Olimpíada do Conhecimento foi importante para conhecer máquinas novas e trocar conhecimento com os colegas, avalia Lúcia Virgínia Pimenta da Silva, 17 anos, estudante do curso de técnico em Mecânica da escola do SENAI em Parauapebas, no interior do Pará. Ela também fez as provas do SAEP e ajudou os colegas do Paraná a apresentar o projeto do carro conceito compartilhável.

Festa saudável foi um dos sete desafios por equipes da OC2016

Para Tainara Gonzaga Gonçalves, coordenadora pedagógica da escola SENAI em Feira de Santana, na Bahia, os desafios por equipe, uma das novidades da Olimpíada do Conhecimento deste ano, permitem que os competidores dominem todos os aspectos da profissão. “Além de desenvolver as competências técnicas, é preciso desenvolver habilidades como gestão, trabalho em equipe, integração e liderança”, diz Tainara, que atuou na competição como delegada técnica assistente.

Com isso, os visitantes também percebem como o desenvolvimento de um produto requer o envolvimento de diversos profissionais especializados em diferentes áreas. Essa também é a avalição de Morgana Leopoldina, docente da escola do SENAI em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco. Ela atuou como observadora do desafio por equipe da área de Moda e Criatividade, em que os competidores precisavam produzir roupas customizadas. “O estudante tem uma visão mais abrangente da profissão. Ele vê o processo produtivo e comercial de uma roupa em um ambiente só”, destaca Morgana.

O EVENTO - A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizado pelo SENAI e o Serviço Social da Indústria (SESI), o torneio ocorre de dois em dois anos em diferentes cidades do país. Neste ano, a Olimpíada reuniu 1.200 competidores de todo o país, na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, entre os dias 9 e 13 de novembro.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui
Confira todas as fotos do evento no Flickr da CNI

Relacionadas

Leia mais

15 momentos marcantes da Olimpíada do Conhecimento 2016
Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo
Conheça os vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários