Especialistas defendem alteração na lei de patentes

De acordo com o deputado Newton Lima (PT-SP), a legislação não protege a indústria nacional e o Brasil já perdeu a possibilidade de fazer o que os "tigres asiáticos" fizeram, de copiar produtos e desenvolvê-los em seu benefício

O Brasil pode e deve mudar sua lei de patentes para proteger seu desenvolvimento sem ferir as regras do acordo internacional TRIPs. Assinado em 1995 no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), o TRIPs é uma regra internacional para patentes e sua desobediência pode implicar problemas no comércio exterior.

Essa foi a conclusão da mesa redonda realizada durante o lançamento da publicação "A Revisão da Lei de Patentes: Inovação em Prol da Competitividade Nacional", elaborado pelo deputado Newton Lima (PT-SP).

O estudo, produzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, deverá subsidiar as discussões em torno do projeto de lei , de autoria de Lima e do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que reformula a Lei de Propriedade Industrial.

De acordo com Lima, a legislação atual não protege adequadamente a indústria nacional. Ele afirmou que o Brasil já perdeu a possibilidade de fazer o que os chamados tigres asiáticos fizeram, de copiar produtos e processos e desenvolvê-los em seu benefício.

Monopólio da propriedade intelectual
O deputado lembrou que a Constituição Brasileira garante o monopólio da propriedade intelectual na medida em que ele também contribui com o desenvolvimento nacional.

Lima, que defende limite de 20 anos para as patentes, afirma que a lei atual é usada pelos detentores de patentes para tornar seu monopólio permanente. "Há hoje, sobretudo na indústria de fármacos, e poderá se estender para a de softwares também, uma tentativa dos detentores do monopólio da invenção de impedir que elas venham para o domínio público. Isso atrapalha certamente o desenvolvimento da nossa inovação da indústria."

Defesa da saúde pública
O deputado explicou que desde a edição da lei, a indústria de fármacos foi muito prejudicada e o País passou a gastar muito mais com a importação de medicamentos. 
Uma das propostas do projeto é de que a análise na concessão de patentes de remédios seja feita também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "A flexibilização do ponto de vista de nós podermos nos apropriar, como é o caso dos genéricos, de tecnologia para poder desenvolver nossa indústria é algo que pode ajudar a acelerar o processo de inovação da indústria brasileira."

Durante a mesa redonda, especialistas da Argentina e da África do Sul afirmaram que o País pode, sem ferir o acordo internacional, flexibilizar sua legislação em defesa da saúde pública porque o acordo permite a adaptação de suas regras à realidade local.

Georgina Gerdé, da Argentina, explicou que os requisitos para a concessão da patente é de que haja um avanço inventivo e aplicação industrial. Mas ela disse que os países podem criar critérios nacionais para interpretar esses requisitos.

O professor Sean Flynn, do Washington College of Law, afirmou que o acordo de comércio de Doha permite que o Brasil interprete o TRIPs de forma a promover a saúde pública. Ele citou como exemplo a proposta de a Anvisa participar do processo de concessão da patente.

Flynn ressaltou que, apesar de o acordo vetar discriminação por área de tecnologia, isso poderia ser uma diferenciação, como já é aplicado, por exemplo, nos Estados Unidos com relação a remédios. Ele afirmou que basta verificar se essa diferenciação é razoável.

Licenciamento compulsório
O cientista Rogério Cerqueira Leite afirmou que é absolutamente necessário que a nova lei preveja o licenciamento compulsório, que é a liberação da patente não utilizada para produção no território nacional. Assim, o País se protege da dependência de importações forçadas.

Durante a cerimônia de lançamento do estudo, o presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), alertou para a necessidade de escolha de um modelo adequado. "Uma nova lei de patentes é que vai criar as bases para que cientistas e empresas brasileiras possam inovar e transformar em benefício de toda a sociedade."

Relacionadas

Leia mais

Líderes empresariais globais unificam discurso diante de novos desafios na OMC
CNI vai apresentar propostas sobre política industrial após decisão final da OMC
CNI lança site com ações e serviços para internacionalizar empresas

Comentários