Entenda os conceitos básicos sobre a energia elétrica

Para entendermos melhor o setor elétrico é preciso saber o significado dos termos!

Para entendermos melhor o setor elétrico é necessário conhecermos o significado dos principais termos e conceitos básicos utilizados: potência, energia, horas.

Demanda por energia elétrica: significa a potência requerida que é medida em kW (quilowatt) ou MW (megawatt), a qual é necessária para atender a todas as cargas da unidade.

Energia consumida: o consumo de energia é o valor medido durante um intervalo de tempo, e normalmente é expresso em kWh (quilowatts/hora). 

  • Watt (W): a unidade de potência elétrica utilizada para indicar a capacidade dos equipamentos em realizar suas funções é Watt ou W. Quanto maior a quantidade de Watts de um equipamento maior será sua potência. A unidade recebeu este nome em homenagem ao matemático e engenheiro britânico James Watt, pelas suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adotada pelo segundo Congresso da Associação Britânica para o Avanço da Ciência em 1882. 
  • Watt-hora (Wh): é a unidade utilizada para medir o consumo de energia elétrica. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 100 W mantida acesa por dez horas consumirá 1.000 Wh ou ainda 1 kWh.
  • Potência instalada: é a capacidade bruta (kW) que determina o porte da central geradora para fins de outorga, regulação e fiscalização, definida pelo somatório das potências elétricas ativas nominais das unidades geradoras principais da central. 
  • Garantia Física (MW médios): quantidade de energia que uma usina pode comercializar em um determinado período.

Capacidade instalada X energia firme

Um bom exemplo para explicar esta questão é a Usina Hidrelétrica Belo Monte, construída no rio Xingu, no Pará. A usina possui uma capacidade instalada de 11.233 MW, porém a quantidade média de geração de energia é de 4.571 MW médios. Isso acontece porque o montante de energia firme garantido na usina considera os períodos de seca e a baixa afluência hídrica ao local, o que impede a usina gerar 100% de sua potência durante boa parte do ano. Portanto, o MW médio representa a capacidade média de geração de energia elétrica da usina ao longo do tempo.

A energia elétrica é um dos principais insumos da indústria brasileira.

A energia elétrica é um dos principais insumos da indústria brasileira. A segurança do fornecimento e o seu custo são determinantes fundamentais da competitividade do produto nacional.

A indústria é responsável por aproximadamente 35% do consumo de energia elétrica do País, com cerca de 470 mil unidades consumidoras industriais. Estes números mostram a importância da energia elétrica para o setor industrial brasileiro.

Relacionadas

Leia mais

Brasil perderá R$ 8,2 bi com alta no  preço da energia neste ano, calcula CNI
9 em cada 10 médias e grandes indústrias evitam o desperdício de água e energia
Falta de insumos e custo de energia prejudicam indústria, aponta CNI

Comentários