Economia Criativa será o tema do 5º Congresso Internacional de Inovação

Evento vai abordar assuntos como consumo colaborativo, educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento, com especialistas de todo o mundo. Entre os convidados, o professor da New York University e crítico cultural, Steven Johnson

Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riquezas. Este é o tema do 5º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Sesi-RS e Senai-RS, e que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. O evento vai abordar assuntos como consumo colaborativo, educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento, com especialistas de todo o mundo. Entre os convidados, o professor da New York University e crítico cultural, Steven Johnson, fará a palestra "De onde vem as boas ideias?". Jonhson, que é colunista do The New York Times e do The Wall Street Journal e autor do livro que tem o mesmo nome da palestra, defende que as grandes inovações contemporâneas não surgiram da necessidade dos consumidores, mas da capacidade de sermos criativos com recursos que estão disponíveis. Com sua experiência em neurobiologia, explica de modo simples, como a criatividade pode melhorar radicalmente o desempenho pessoal e organizacional, e como as novas formas de conexão influenciam os negócios e a economia.

A diretora do Collaborative Lab, Lauren Anderson, também estará no congresso falando sobre "Como o Consumo Colaborativo está Influenciando a Indústria?" e Gerd Leonhard, considerado um pensador líder e um dos principais futuristas de mídia do mundo, abordará "Indústria do Entretenimento". Anderson acredita que o consumo colaborativo fará mudanças tão significativas quanto a revolução industrial e Leonhard pensa que as plataformas tecnológicas serão cada vez mais complementares. Com o tema Educação e Tecnologia na Construção do Futuro, a Khan Academy − uma escola totalmente virtual será apresentada pelo responsável por implementar e difundir seus métodos, Sundar Kabbarayan. O fundador da Physon Eletronics, empresa que produziu a primeira unidade flash USB com a tecnologia system on chip do mundo, K. S. Pua, também vai contar sua história. A Physon, da Malásia, valia mais de US$ 1 bilhão antes de completar 10 anos.

Outros nomes como o americano Marc Weiss que destacará a economia verde e as estratégias para o desenvolvimento econômico sustentável, e a diretora da Digital Media Zone (DMZ), Valerie Fox, contará sua experiência de criar soluções digitais inovadoras para a indústria também estarão no congresso. Do Brasil, a sócia-diretora da Garimpo de Soluções, Ana Carla Reis, o presidente da Porto Digital, Francisco Saboya, o educador Rubem Alves e o empresário Ricardo Felizzola darão seus depoimentos.

As inscrições para o 5º Congresso Internacional da Inovação podem ser feitas pelo site http://www.fiergs.org.br/inovacao2012.

Relacionadas

Leia mais

Congresso Internacional de Inovação aponta novos modelos de negócios
FIERGS e Senai-RS se mantêm entre as marcas mais lembradas dos empresários

Comentários