Disputa por nomes na web fica mais dura

Companhias brasileiras acionaram a Organização Mundial de Propriedade Intelectual contra o registro de suas marcas como nome de domínio na internet

Bradesco, Petrobras, Alpargatas, Gol e outras companhias brasileiras acionaram a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) contra o registro abusivo de suas marcas como nome de domínio na internet, prática conhecida como cybersquatting. A multiplicação de endereços de internet a partir do lançamento de 1,4 mil novos nomes de domínio genéricos de primeiro nível (gTLD) vai alterar ainda mais as estratégias de proteção das marcas em vigor na web, alerta a Ompi.

Em 2013, o número de empresas brasileiras que abriram litígios contra o cybersquatting continuou a aumentar. O cybersquatting é a prática de registrar, traficar ou usar um nome de domínio na web com intenção de lucrar com o sucesso de uma marca comercial pertencente a outro.

Ao todo, foram 69 casos trazidos por companhias do Brasil (em comparação com 57 em 2012 e 26 um ano antes), o que colocou o país na 11ª posição, com mais que o dobro de disputas abertas por empresas da Índia, o triplo em comparação com o Japão e quatro vezes mais que a China. Cada disputa custa entre US$ 10 mil e US$ 23 mil. O custo depende da complexidade para constatar se o nome de domínio que é objeto de litígio é idêntico à marca do reclamante ou parecido a ponto de causar confusão, e se o registro foi feito e usado de má-fé.

O Bradesco tem sido especialmente ativo, conseguindo tomar de volta variações de nomes de domínio com sua marca, registrados no exterior, como “segurancabradesco.com”, “atendimentobradesco.com” e outros. A Petrobras conseguiu apagar nomes como “petrobrasniger.com” e “petrobrasir.com”. A Gol atacou registros como “voegolv.com” e “goldominica.com”. A Legião Urbana Produções recuperou o registro “renatorusso.com”.

Centenas de nomes genéricos

Na maior parte dos casos, são brasileiros que fazem o registro nos Estados Unidos, na Austrália ou em outros países. Nem sempre a reclamante ganha. A empresa Guarani, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do país, dona do site “guarani.com.br”, contestou o nome “guarani.com” registrado por uma empresa americana em Nevada. A companhia estrangeira retrucou que “guarani” é um nome genérico do dicionário e, inclusive, o nome da moeda do Paraguai. Manteve seu registro.

Em 2013, o Brasil apareceu como a base de 53 acusados de abusar de registros de marcas na internet, comparado a 38 em 2012. A multinacional sueca Electrolux obteve o cancelamento do registro “electroluxjundiai.com”, feito por um internauta dessa cidade do interior paulista. A austríaca Swarovski também tomou o registro “swarovskicrystal.com”.

No ano passado, 2.585 queixas globais de cybersquattingforam trazidas à Ompi, uma redução de 10,4% em relação ao recorde de 2012. As maiores vítimas estão nas áreas de varejo, moda e setor bancário. Ao mesmo tempo, o número de litígios sobre nomes de domínios administrativos pela Ompi aumentou 22%, somando 6.191 casos em um ano.

Conforme Francis Gurry, diretor-geral da Ompi, os proprietários de marcas “são confrontados com uma grande incerteza com a expansão do sistema de nomes de domínio (DNS), no momento em que os orçamentos para a proteção sofrem redução”.

Até agora, o sistema tinha 22 domínios genéricos de primeiro nível (ou gTLD, como.com,.net,.org). Estão entrando em vigor 1,4 mil novos domínios, o que pode trazer problemas sérios para as companhias em seus esforços para proteger as marcas na internet. Centenas dos novos termos são nomes genéricos, como.shop,.buy,.baby, ou.hotel. O resto são nomes de marcas, países ou organizações. As empresas vão ter de registrar defensivamente milhares de marcas com as mais diferentes variações, para evitar a proliferação de registros abusivos.

Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed790_disputa_por_nomes_na_web_fica_mais_dura

Relacionadas

Leia mais

Vídeo: Saiba mais sobre Web Design, uma das 50 ocupações da WorldSkills 2015
SENAI Amapá sedia seletiva do mundial de profissões na ocupação de Web Design
Chile protegerá propriedade intelectual de artistas audiovisuais

Comentários