Por que mais investimentos são bons para empresas e para a economia (#Ep. 110)

O Economia em 60 segundos desta semana te conta como os investimentos das empresas impactam a economia brasileira

Você já falou pra você mesmo que estava fazendo um investimento e não um gasto? A diferença tem a ver com um benefício que pode vir no futuro com esse dinheiro aplicado. No caso das empresas, investimento pode ser: comprar novas máquinas ou terrenos pra construir fábricas, modernizar plantas de produção ou investir em pesquisa, por exemplo.

São esses investimentos que trazem benefícios como o aumento na capacidade produtiva ou ganhos de produtividade. No ano passado, 79% das grandes indústrias fizeram investimentos, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). E pra 2024, essa é a intenção de 73% das empresas consultadas.

Investir não é bom só pras empresas, mas também pro país como um todo porque é um indicador de pra onde tá indo nossa economia. O tanto de máquinas que as empresas têm, junto com investimentos em construção civil e propriedade intelectual são elementos que compõem a chamada Formação Bruta de Capital Fixo.  

O episódio #110 do Economia em 60 segundos explica o que é esse indicador e como ele deve se comportar em 2024.

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

73% das grandes indústrias têm plano de  investimento produtivo em 2024, aponta CNI
Proposta de depreciação acelerada do governo é positiva e vai estimular o investimento
Da Bolsa de NY: Brasil é destino em alta para investimentos verdes

Comentários