Conselho Diretor do FNDCT aprova recomendação de liberação total dos recursos de 2021

Conselheiros ratificaram que cabe ao colegiado definir a destinação dos recursos do fundo. Na primeira reunião do ano, tomaram posse no Conselho os empresários Pedro Wongtschowski e Pedro Passos

O Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) aprovou nesta quinta-feira (17), por ampla maioria, a recomendação de liberação imediata dos recursos disponíveis para o fundo em 2021. A decisão vai no sentido do cumprimento integral da Lei Complementar 177/21, que proíbe o contingenciamento de verbas do FNDCT – principal fonte de financiamento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do país.

Embora a lei aprovada no começo do ano proíba o bloqueio dos recursos, grande parte do que foi arrecadado pelo fundo para 2021 está contingenciada, em razão de o Orçamento da União ter sido sancionado sem a previsão de verbas integrais para o FNDCT. De acordo com os levantamentos mais recentes, a projeção é de que o fundo tenha disponível R$ 5,5 bilhões para projetos não reembolsáveis este ano, mas, se mantida a previsão orçamentária tal como sancionada, R$ 5,1 bilhões serão contingenciados.

Também na reunião desta quinta, os conselheiros aprovaram recomendação de que a definição final sobre a destinação dos recursos deve se dar unicamente pelo próprio Conselho Diretor e, ainda, que a aplicação dos recursos seja exclusivamente em projetos de CT&I, conforme a finalidade do fundo. 

“Os editais e as encomendas em CT&I devem ser definidos segundo processos seletivos transparentes e com participação de especialistas com notório conhecimento na área específica”, pontua manifesto aprovado pela maioria do Conselho Diretor.

O manifesto destaca também que os sucessivos cortes orçamentários colocam em risco as universidades e ICTs, afetando seriamente a pesquisa realizada nessas instituições e a formação adequada de profissionais, assim como o desenvolvimento de projetos de CT&I. O texto pontua ainda que o investimento escasso em pesquisa e desenvolvimento (P&D) prejudica a inovação e a recuperação da economia.

Posse de novos conselheiros

Esta foi a primeira reunião do Conselho Diretor do FNDCT em 2021, ocasião em que foi dada posse a novos conselheiros, entre eles os empresários Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração da Ultrapar, e Pedro Passos, presidente do Conselho de Administração da Natura. Ambos são líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

O contingenciamento de verbas do FNDCT se tornou alvo de investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), que vai apurar o bloqueio considerado ilegal das verbas destinadas a pesquisas científicas e projetos de inovação industrial.

Relacionadas

Leia mais

CNI pede descontingenciamento e autonomia de Conselho para destinação de recursos do FNDCT
CNI pede que governo faça recomposição do orçamento para garantir recursos do FNDCT
Após vitória no FNDCT, MEI quer melhorias na Lei do Bem e no Marco Legal de Startups

Comentários