A Qualcomm Incorporated, por meio de sua subsidiária Qualcomm Technologies, Inc., anunciou nesta quarta-feira (22) os vencedores do Prêmio Tecnologias de Impacto – Brasil, que visa reconhecer inventores de tecnologias que impulsionem o desenvolvimento do ecossistema de Internet das Coisas. Promovido pela Qualcomm com o apoio institucional do INPI, CNPq e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a iniciativa premia dez projetos com uma viagem de imersão em laboratórios e centros de inovação na Califórnia, organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela CNI.
As dez iniciativas vencedoras foram julgadas por experts e executivos da Qualcomm, CNI, INPI e CNPq com base em sua relevância tecnológica, grau de inovação e impacto socioeconômico e ambiental.
“A Qualcomm fornece atualmente mais de um milhão de processadores para IoT por dia, o que reflete a capacidade da companhia em inventar e apoiar tecnologias que atendam a demanda da indústria”, disse Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm América Latina. “O Prêmio Tecnologias de Impacto é uma ótima forma de estimular a criação de novas soluções desenvolvidas por inventores no Brasil, além de fomentar o cenário nacional de propriedade intelectual e premiar projetos que atendam as necessidades do país”.
Com mais de 200 projetos inscritos, o Prêmio Tecnologias de Impacto foi apoiado por um road show de palestras sobre o mercado de patentes e inovação. As palestras foram assistidas por mais de 500 estudantes de 15 das principais universidades brasileiras, incluindo USP, UNB e Unicamp.
A cerimônia de premiação incluiu apresentações sobre os geradores de inovação no Brasil, além de um debate sobre os desafios e oportunidades para a IoT no país.
O programa de imersão em ecossistemas de inovação na Califórnia será realizado em fevereiro de 2018, e inclui visitas a Universidade de San Diego, Universidade de Stanford, Hampton Creek, a aceleradora Plug and Play, laboratórios da Qualcomm e outros laboratórios e companhias de alta tecnologia.
“Para a CNI, a colaboração com a Qualcomm é de grande relevância para fortalecer a inovação no Brasil. Temos urgência em desenvolver competências no país para que nossa indústria acompanhe a revolução digital em curso e seja mais competitiva, uma vez que os impactos das inovações disruptivas são irreversíveis. Criamos a imersão aos Ecossistemas de inovação do Vale do Silício para oferecer a oportunidade aos pesquisadores premiados de conhecer ambientes de inovação avançados", afirma a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio. "Redes de relacionamento com profissionais e instituições que têm liderado essa corrida tecnológica são fundamentais para a multiplicação de informações estratégicas e, potencialmente, para a realização de projetos conjuntos”, acrescenta.
Confira os dez vencedores:
- ALTAVE: torres flexíveis em forma de balões presos no solo por um cabo, capazes de ficar até 300 metros do solo com rádios, antenas e câmeras que podem ser deslocados para diferentes regiões.
- Contextnet: é um mediador escalável desenvolvido para IoT, que utiliza o smartphone do usuário para descobrir e interagir com objetos inteligentes próximos, permitindo a criação de aplicações móveis com controle remoto e rastreamento.
- E-lastic: uma tecnologia de saúde desenvolvida para medir a carga de qualquer implemento elástico durante a prática de exercícios físicos. As informações do treino são enviadas para um app que gera gráficos que permitem o acompanhamento evolutivo.
- LYSA – Cão Guia Robô: um robô com funções similares às de um cão-guia convencional, dotado de dois motores e cinco sensores que avisam ao deficiente visual quando existem obstáculos e riscos de colisão durante seu percurso.
- Monitoramento Inteligente de Pragas Agrícolas: solução capaz de monitorar diariamente as populações de pragas agrícolas sem a necessidade de mão de obra no campo.
- Oneblue MBM: aparelho móvel de exames sanguíneos não invasivos que pode fornecer exames instantâneos de qualquer lugar que possua algum tipo de conexão com a internet.
- Oxiot: tecnologia que consiste na digitalização as informações de cilindros de oxigênio, permitindo o monitoramento do consumo de oxigênio medicinal de pacientes remotos.
- Pipeline Leak Detection and Location System: tecnologia patenteada capaz de detectar e localizar vazamentos em transporte de fluídos em questão de segundos, monitorando as características de operação padrão das ondas de pressão.
- Redução de Infecções Hospitalares: sistema de monitoramento de higiene de mãos de profissionais de saúde, com o objetivo de evitar infecções hospitalares.
- Tactile Glove: um dispositivo tátil em forma de luva voltado para a interação com objetos virtuais e reais de forma remota, sendo uma plataforma para testes de novas soluções para internet tátil.