Confira a programação de lives da semana

Nesta semana, os representantes do Sistema Indústria participarão da live sobre "A importância do Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020"

A semana contará com um evento incrível para você ficar ligado. Nesta quinta-feira (16), será realizado o a live sobre "A importância do Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020". Confira, a seguir, os detalhes das lives previstas para os próximos dias:

Quinta-feira (16) -  A importância do Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020 (10h30)

O Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020 é um instrumento em negociação no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que estabelece metas para vivermos em harmonia com a natureza até 2050. A CNI elaborou o documento "Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020: Contribuições da Indústria Brasileira" com contribuições para o estabelecimento de um instrumento ambicioso, técnico e factível. Representantes da CNI, do IPAM, da FBDS, da Suzano, do Ministério das Relações Exteriores e da Nascimento & Mourão Advogados participarão do debate. Confira! 

post: live dia 7

Quarta-feira (15) -  Balanço do desempenho da indústria e da economia em 2021 e as perspectivas para 2022 (11h)

A live aconte dia 15 de dezembro e apresenta o balanço do desempenho da indústria e da economia em 2021 e as perspectivas para 2022. Confira no Youtube da CNI.

Confira as lives realizadas

As lives se tornaram uma alternativa bem sucedida para promover debates e conhecimento em meio à pandemia. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) organizaram uma série de lives e webinars para tratar de diversos assuntos.

De forma on-line, alunos, professores, colaboradores, empresários e todo público interessado pode interagir sobre temas como as dificuldades e as oportunidades da indústria e da educação nesse momento de crise.

Temas em destaque: Engenharia, Economia, Educação Executiva, Seguranção e Saúde do Trabalhador, Novo Ensino Médio, Privatização

Terça-feira (07) -  SENAI Experience 4.0 Digital Twin (10h)

SENAI Experience 4.0 Digital Twin: Soluções para uma Indústria mais eficiente vai trazer especialistas com experiência na aplicação do Digital Twin na Indústria:

  • Kai Lindow, pesquisador da IPK Fraunhofer, vai falar sobre Digital Twin com cases e a implantação em indústrias na Europa.
  • Renato Leite, da SIEMENS, e Fernando Barcelar, da Volvo, vão trazer a visão nacional da implantação da Digital Twin nas indústria Brasileiras, cases nacionais e o potencial da ferramenta no processo.

Quer conhecer tudo sobre esse modelo digital e sobre a pós graduação do SENAI? Inscreva-se no evento e assista a live na próxima terça-feira (7), às 10h, no YouTube do SENAI.

Quinta-feira (25) -  Nação Consultoria - Tecnologia, Inovação e Segurança Cibernética (9h)

Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove, em parceria com a Febraban e a Nação Consultoria, a live “Tecnologia, Inovação e Segurança Cibernética”. O evento ocorre às 10h, a partir do Estúdio Online da CNI, e terá a participação do presidente da CNI em exercício, Glauco Côrte; Amaury Oliva, diretor executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban; e especialistas convidados. Participe

Terça-feira (23) -  Saúde em debate: Prevenção, cuidado e promoção da qualidade de vida dos trabalhadores (11h)

Como incentivar meus colaboradores a manterem hábitos saudáveis? Por que promover a saúde é estratégico para as empresas? A saúde e gestão em #SST serão a pauta do nosso próximo bate-papo com Georgia Matos e Danilo Rodrigues, especialistas em promoção da Saúde no Trabalho, e Renata Fonseca, psicóloga, sobre:  

  • Importância de incentivar e inserir práticas de promoção da saúde no ambiente laboral;

  • Influência da saúde na produtividade do trabalhador;

  • Como incentivar a constante preocupação com a saúde, os hábitos saudáveis, a realização de exames de rotina e a prática de atividade física;

  • Dicas de como controlar os níveis de colesterol, ter alimentação saudável e cuidar da saúde do coração. 

Vem entender mais sobre Segurança e Saúdo no Trabalho!

Terça-feira (23) -  Evento França e Europa - ao seu alcance (9h)

Quer exportar para a Europa e investir no Velho Continente? A França e o Brasil são parceiros comerciais de longa data e o mercado francês está em plena expansão para as empresas brasileiras. Uma ótima porta de entrada para a União Europeia. 

O webinar “A França e a Europa ao seu alcance” é um evento imperdível para pequenas, médias e grandes empresas, novas ou experientes, que desejam se desenvolver no exterior e descobrir oportunidades de exportação. As inscrições são gratuitas! 

Participe pelo link!

Quinta-feira (18) -  Webinar "Reforma das fiscalizações: por que e como fazer?" (10h às 11h30)

No dia 18 de novembro, você é nosso convidado para o webinar “Reforma das fiscalizações: por que e como fazer?”, realizado com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O evento vai contar com a participação de dois especialistas estrangeiros: Florentin Blanc, especialista da OCDE, vai apresentar como diversos países têm buscado reformar seus sistemas de inspeção e fiscalização para torná-los mais claros e efetivos, baseados em risco e na promoção da conformidade, e Delia Rodrigo, especialista em reformas regulatórias, comentará como o México tem avançado no tema, fomentando a confiança cidadã entre reguladores e regulados. Haverá tradução simultânea!  

Para saber mais e se inscrever, acesse o site da CNI.

Quinta-feira (18) -  Lançamento do Programa de Educação Tecnológica (17h)

A educação por aqui vem evoluindo e dia 18 tem lançamento do Programa SESI Educação Tecnológica. Iniciativa que apresenta direcionadores estratégicos para a promoção da cultura de inovação nas escolas, a partir do uso de recursos tecnológicos, e mantém o compromisso de elevar a qualidade da educação oferecida pelo SESI!”. O evento será transmitido no Youtube do SESI.

Quarta-feira (17) -  MasterClass: Governança de Empresas Familiares em Ambiente de Alta Complexidade (19h)

Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) convidam para a MasterClass - Governança de empresas familiares em ambiente de alta complexidade. A aula será transmitida ao vivo e tem como objetivo discutir como empresas familiares devem se adequar aos novos modelos de gestão criados a partir das inovações disruptivas e a agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa). Saiba mais no site do IEL

Terça-feira (9) -  Dia da Indústria na COP26

A transformação verde já começou na indústria brasileira! Para reforçar o comprometimento do setor industrial brasileiro com a pauta climática, será realizado o Dia da Indústria na COP26. Na ocasião, a CNI apresentará cases de sucesso e ações sustentáveis já realizadas por empresas brasileiras. Com atuação focada na economia de baixo carbono, a CNI trabalha um projeto nacional em cima de quatro pilares: transição energética, economia circular, mercado de carbono e conservação florestal. Você pode acompanhar o Dia da Indústria na COP26 pelos links da manhã, da tarde e do ao vivo.

Quinta-feira (11) -  Mundo SENAI Evento (10h às 12h)

O Mundo SENAI é um encontro nacional que ocorre todos os anos. Na nossa última edição, o evento aconteceu totalmente online. Em 2021, você participa da primeira edição em formato híbrido. Nas unidades físicas do SENAI localizadas em todo Brasil e também com transmissões ao vivo. Uma oportunidade para conhecer mais sobre a indústria e os caminhos que o SENAI oferece para a sua carreira profissional. Saiba mais, no site do Mundo SENAI.

Quinta-feira (11) - Lançamento da temporada F1 in Schools (15h)

Vai começar mais uma temporada da F1 in Schools e as equipes já começam a se movimentar para o desafio mais VELOZ de todos! Para te contar todos os detalhes dessa temporada, vamos bater um papo ao vivo, no dia 11, às 15h, no Youtube Sou Robótica. Esperamos você! 

Terça-feira (19) - Aulão gratuito sobre Computação em Nuvem (19h)

No dia 19 de outubro, às 19h, vai rolar um aulão gratuito sobre Computação em Nuvem, lá no Youtube do SENAI. Aprenda os segredos e aplicações dessa tecnologia que já revoluciona o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Ah, e aproveite também a SEMANA DA TI para adquirir os cursos na área com 20% de desconto na Loja Nacional do Mundo SENAI. Não perca! 

Quarta-feira (13) -  O professor tá on! Dia de valorização ao professor da rede SESI (17h)

Na próxima quarta, dia 13, vamos realizar um evento virtual para contar as oportunidades de desenvolvimento profissional para vocês, docentes. Avisem aos colegas e participem! Estamos esperamos todos vocês! Link para a live no Youtube do SESI.

Quinta-feira (14) - Plataforma Inovação para a indústria - Lançamento chamada SENAI CTG (16h)

Sua empresa tem soluções inovadoras de hidrogênio verde? No dia 14 de outubro, às 16h, assista à live de lançamento da Missão Estratégica Hidrogênio Verde e confira todos os detalhes dessa chamada. Ative o lembrete e participe!

Quinta-feira (07) -  A Reorganização das Cadeias Globais de Valor e o Lugar do Brasil (15h)

As Cadeias Globais de Valor (CGVs) vêm passando por uma série de transformações causadas por decisões empresariais ou por fatores geopolíticos. Essas mudanças podem se acelerar devido aos impactos da pandemia de Covid-19, que, ao interromper diversos sistemas de produção, trouxe insegurança ao suprimento de bens e serviços em todo o mundo.

Para avaliar o cenário e contribuir com o debate sobre as mudanças recentes nas CGVs, a CNI e a TOTVS encomendaram estudos sobre o tema. No dia 7 de outubro, participe do webinar que será transmitido pelo YouTube da CNI. Confira a programação e inscreva-se!

Terça-feira (05) - Reforma Tributária e os Desafios do Senado Federal no Pós-Pandemia (10h)

Os desafios econômicos no pós-pandemia abrem oportunidade para o país reorganizar o sistema tributário com o objetivo de viabilizar investimentos e criar empregos, além de ampliar sua competitividade e inserção no comércio internacional. Na terça-feira (05), às 10h, o assunto será pauta do Reformas em Debate. Ative o lembrete e participe!

Quinta-feira (30) - A tecnologia blockchain e suas possíveis aplicações no comércio exterior (11h)

Vamos conversar sobre a tecnologia Blockchain e o comércio exterior? Os chamados "Smart Contracts" da tecnologia Blockchain estão promovendo uma transformação digital consistente no comércio exterior, aumentando a segurança e reduzindo a burocracia na logística, transações financeiras, contratação de seguros, entre outros.  

Nesse sentido, a CNI e o Sebrae desenvolveram um estudo para identificar as oportunidades que o uso do Blockchain traz às MPEs exportadoras e como elas podem implementar essa tecnologia em sua operação. No próximo dia 30, às 11h, você é nosso convidado para participar do lançamento do estudo, que contará com apresentação de case, dicas e simulação de um embarque internacional utilizando o Blockchain. Acesse o link e inscreva-se!  

Quarta-feira (29) - Vamos conhecer juntos os novos desafios das temporadas da FLL e da FTC (15h)

Vem com a gente, robotiquers!  A nova temporada está chegando e vamos contar tudo para vocês num bate-papo ao vivo lá no canal do Sou Robótica, no Youtube. Anota na agenda, ative o alerta e venha entender como transporte, logística e robótica têm tudo a ver! 

Terça-feira (28) -  Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (18h15)

Vamos falar sobre oportunidades, desafios e inclusão? Para marcar o #DiaNacionalDaLutaDasPessoasComDeficiência, vamos realizar, na próxima terça-feira, uma live para falar sobre os desafios e a importância da educação inclusiva. Vamos conhecer histórias inspiradoras de como a educação inclusiva e o esporte podem mudar vidas.  
Chama todo mundo, está neste link! 

Quarta-feira (22) - Webinar Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e negociações internacionais (10h)

O futuro econômico do Brasil e do mundo também passa pelo cuidado com o meio ambiente! Como a devastação da Amazônia afeta a imagem do país no exterior e os acordos comerciais? Compradores ficarão mais cuidadosos quando o assunto for importações do Brasil? Qual é o papel do setor privado? No dia 22 de setembro, participe do webinar “Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e negociações internacionais”, realizado pela Folha de S.Paulo.  

O encontro contará com a presença do presidente da CNI, Robson Andrade, do presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Marcelo Thomé, da senadora Kátia Abreu e do deputado federal Aércio Neves. O encontro é gratuito e será transmitido pelo YouTube da CNI.

Terça-feira (21) - Live para debater a posição do Brasil no ranking (11h)

Para apresentar e debater o desempenho do Brasil, a CNI e a MEI realizarão uma live nesta terça-feira (21), às 11h, com transmissão pelas redes sociais da CNI. O objetivo é apresentar os dados do relatório 2021 e debater o que deve ser objeto de atenção de formuladores de políticas públicas para um avanço consistente, pautado pela inovação. A live poderá ser acompanhada no Youtube da CNI.

Quarta-feira (04) - 5G no Brasil: a corrida por profissionais de tecnologia (12h)
Com a proximidade da chegada do 5G, o webinar promovido pela Bússola/Exame debateu os desafios para a formação de profissionais em tecnologia e iniciativas de capacitação de mão de obra que podem ajudar a reduzir o déficit. Veja como foi a live aqui!

Terça-feira (03) - Reforma administrativa (9h30)
Encontro realizado pelo Estadão e patrocinado pela CNI reuniu especialistas, líderes empresariais e do poder público com o objetivo de estimular debate e levar maior conhecimento à população sobre a importância da reforma administrativa para o país. Veja como foi no canal da CNI no Youtube!

Terça-feira (03) - Tira-dúvidas de comércio exterior: ATA Carnet (10h30)
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) realizou encontro com especialistas para apresentar e debater ações sobre o ATA Carnet, o documento conhecido como passaporte aduaneiro internacional, que permite a exportação e a importação temporária de bens para mais de 75 países de forma ágil e segura. Veja como foi no canal da FIRJAN no Youtube.
 

Terça-feira (27) - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o o Serviço Social da Indústria (SESI) promoveram uma live no Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho para falar sobre #SST e sua relação direta com competitividade e produtividade na indústria.

Katyana Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, e Rafael Kieckbusch, especialista em Relações do Trabalho na CNI, dividiram as experiências e pontos importantes para a execução de uma gestão de excelência em SST. Veja como foi no perfil @sesi_industria no Instagram.

Quinta-feira (22) - Os impactos econômicos da Reforma Tributária

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, participou da live: Os impactos Econômicos da Reforma Tributária, promovido pela Nação Consultoria Estratégia e Esfera, correalizado pela CNI e Febraban.

Também participaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, deputado e relator da reforma tributária, Celso Sabino (PSDB-PA), CEO Esfera, João Carlos Camargo e o presidente da Febraban, Isaac Sidney. 

Veja como foi a live pelo canal da CNI no Youtube.

Terça-feira (20) - Semana do Programador de Sucesso

Para você que acompanhou a #SemanaDoProgramadorDeSucesso, a Unidade de Educação Profissional (UNIEP) realizou, no dia 20/07, o último bate-papo ao vivo para você que quer entrar na carreira de desenvolvimento e crescer na carreira de programador. 

Ah, durante a live foram anunciadas muitas oportunidades com descontos incríveis para você entrar de vez no mundo da programação. Saiba como foi no canal do YouTube do SENAI!

13, 14 e 15 de julho

Foram realizadas três lives nas redes sociais do SENAI, todas relacionadas à Semana do Programador de Sucesso, com aulas on-line sobre as principais linguagens de programação utilizadas no mercado mundial. Na terça-feira (13) foi sobre C#; na quarta (14), Python; e na quinta (15), Java. Todas as aulas começaram às 19h15. Cada dia teve um convidado com ampla experiência no mercado de trabalho e sorteios. A transmissão foi no canal do YouTube do SENAI.

Sábado (26) - Festival SESI de Robótica (10h)

E aí, vamos matar a saudade da energia que só o Festival SESI de Robótica tem? Várias surpresas estão prontas para os nossos #robotiquers e vamos conhecer os vencedores da temporada. Ansiedade tá super #ON. Acompanhe no Youtube Sou Robótica.

Quinta-feira (24) - MEI: Inovação na indústria farmacêutica e a saúde dos brasileiros (11h)

A pandemia confirmou a importância da inovação, da ciência para a sobrevivência das pessoas e dos negócios. Na próxima quinta-feira, CNI e Grupo FarmaBrasil promovem bate-papo sobre inovação na indústria farmacêutica e a saúde dos brasileiros. A transmissão será no Youtube da CNI.

Quarta-feira (23) - Desmistificando o People Analytics (17h)

People Analytics é um tema que está revolucionando a gestão do capital humano. Vamos conversar sobre isso? Em um bate-papo com Andréa Krug e Gabriel Pinto, entenda o que é, porque ele é necessário, suas aplicações práticas e quais são os primeiros passos para você adotar essa metodologia que pode tornar suas decisões mais eficazes e com maior geração de valor. Inscreva-se e participe no Youtube do IEL

Terça-feira (22) - Longevidade no mercado de trabalho: desafios da Indústria 4.0 (15h)

Vamos bater um papo sobre os desafios da empregabilidade do grupo sênior, entre 45 e 60? Nesta terça-feira (22), às 15h, será realizado um bate-papo sobre Longevidade no Mercado de Trabalho: desafios da Indústria 4.0. Falaremos sobre a necessidade de retorno ao mercado de trabalho considerando as demandas de requalificação na mesma função ou uma qualificação em uma outra função.

Acompnhe no YouTube do SENAI, chame todo mundo e mande suas perguntas! Com tradução simultânea em Libras.

Quinta-feira (17) - Corrida F1 in Schools (8h)

Esquente os motores e prepare-se!  🏎 A live de disparo dos carros das equipes do F1 in Schools acontece dia 17/06, a partir das 8h. O evento virtual contará com a participação de juízes e será transmitido no YouTube Sou Robótica. Junte a torcida e acompanhe com a gente!

Quarta-feira (16) - Festival SESI de Robótica - FIRST Tech Challenge (17h)

Acompanhe ao vivo os resultados parciais do FIRST Tech Challenge (FTC) no Instagram do Festival SESI de Robótica. A transmissão contará com a participação do juiz e ex-competidor Lucas Colonna. Nos vemos lá? 🤖 

Segunda-feira (14) - Festival SESI de Robótica - FIRST LEGO League (18h)

Plantão da FIRST LEGO League (FLL)! Vamos conversar sobre as adaptações para o formato online do Festival SESI de Robótica 2021 e revelar as parciais da competição dos alunos das escolas SESI, públicas e privadas. A transmissão contará com a participação da juíza Daniele Ortiz, do SESI São Paulo, e será realizada no Instagram do Festival SESI de Robótica. Anota na agenda! 🤖

Quinta-feira (10) - Implantação das novas DCNs de Engenharia - 6º encontro - 14h30

O ciclo de debates sobre a implantação das novas DCNs de Engenharia está de volta e você é nosso convidado! Acompanhe a transmissão no Youtube da CNI.

Terça-feira (8) - Indústria em Debate: Por uma Reforma Tributária Ampla - 9h30

A CNI acredita que o sistema tributário ideal é aquele que preserva o equilíbrio na concorrência, garante a competitividade das empresas e favorece o desenvolvimento das competências e vocações do país. E, para isso, é preciso que inclua tributos dos três entes da Federação: União, estados e municípios. Por isso, vamos debater sobre uma Reforma Tributária ampla? 

Acompanhe ao vivo, no YouTube da CNI, o Correio Talks Live, que reunirá especialistas, lideranças do setor e autoridades, e saiba mais sobre essa agenda essencial para o crescimento sustentado da economia brasileira!

Quinta-feira (27) - Plataforma de colaboração do Sistema Estruturado de Ensino - 15h

No dia 27/05, às 15h, o SESI lançará a plataforma de colaboração do Sistema Estruturado de Ensino. Neste ambiente virtual, os professores de todo o país poderão visualizar os materiais didáticos e enviar comentários e sugestões de melhorias. O evento virtual acontecerá no canal do YouTube do SESI.

Terça-feira (25) - Desenvolvimento Regional - 19h

Dia 25 de maio, às 19h, a FIERN realiza a webconferência Desenvolvimento Regional e as perspectivas para o RN, com a participação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O bate-papo será transmitido no Youtube da CNI. Acompanhe! 

Quarta-feira (19) - As indústrias farmacêuticas nacionais na América do Sul e no mundo - 11h

A Diretoria de Inovação realiza a segunda live da série da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela CNI, em parceria com o Grupo FarmaBrasil. Especialistas vão debater a inovação da indústria farmacêutica nacional frente à América do Sul e o mercado mundial.

Quarta-feira (19) - Os Desafios e as Oportunidades para Empresas de Impacto no Mercado Internacional - 11h

A Gerência de Serviços de Internacionalização da CNI e o Sebrae, em um bate-papo ao vivo, lançam o estudo Os Desafios e as Oportunidades para Empresas de Impacto no Mercado Internacional.

A análise retrata o ecossistema brasileiro de impacto e estabelece uma visão internacional sobre o que está acontecendo nas principais economias do mundo.

A transmissão será feita no Youtube do Sebrae, ative o lembrete e participe!

Quarta-feira (19) - Programa Rota 2030: Oportunidades para o Setor Automotivo - 16h30

A Gerência de Tecnologia e Inovação do SENAI realiza evento online para divulgar ações da instituição no âmbito do programa Rota 2030, da Plataforma Inovação para a Indústria. Serão apresentados os resultados do primeiro ano de trabalho, bem como as oportunidades disponíveis para o setor no Programa Prioritário Alavancagem de Alianças para o setor Automotivo.

Será realizado um painel com representantes do Sindipeças, AEA, Anfavea e Ministério da Economia, com o propósito de discutir a importância da construção de Alianças Estratégicas para impulsionar o setor automotivo frente aos efeitos causados pela pandemia.

A transmissão será no Youtube do SENAI!

Terça-feira (6) - Qualificação profissional e desenvolvimento de carreira das pessoas com autismo - 15h

A Unidade de Educação Profissional (UNIEP) e a Gerência Executiva de Mídias Sociais, realizam mais uma da série de lives do Programa SENAI de Inclusão (PSAI). Dessa vez o tema é Qualificação profissional e desenvolvimento de carreira das pessoas com autismo.  O bate-papo que vai falar sobre garantias de acesso, permanência, qualificação profissional e desenvolvimento de carreira das pessoas com autismo, marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

Participam da live Marcos Petry, escritor, palestrante, músico e dono do canal Diário de um Autista no YouTube, e Fernando Heiderich, presidente do Instituto MetaSocial e CEO da Piancastelli & Heiderich Consultoria. 

O evento terá tradução simultânea em Libras e será transmitido no YouTube do SENAI

Quarta-feira (7) - Oportunidades de internacionalização para startups de base tecnológica - 11h

A Diretoria de Inovação e a Gerência Executiva de Mídias Sociais realizam um novo encontro da série de lives da MEI. Representantes da SP Ventures, da Distrito, da Baita Aceleradora e da Microsoft Participações vão conversar sobre as oportunidades de internacionalização para startups de base tecnológica.

A transmissão ao vivo será feita no Youtube da CNI e você pode acompanhar aqui!

Quinta-feira (8) - Parceria SENAI e Huawei para capacitação de profissionais TIC - 10h 

A Unidade de Educação Profissional (UNIEP), em parceria com a Gerência Executiva de Mídias Sociais, realiza o lançamento da parceria SENAI e Huawei Brasil. A iniciativa vai oferecer cursos com certificação para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a instalação de laboratórios para capacitação de profissionais para o mercado.

Participam do evento Rafael Lucchesi, diretor geral do SENAI, Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MTCI, Atilio Rulli, diretor sênior de Relações Governamentais da Huawei Brasil e Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil.  

Acompanhe a transmissão estará disponível no Youtube da CNI.

Terça-feira (13) e quarta-feira (14) - Seminário da Transação Tributária: 1° ano da lei que criou a nova relação Fisco-Contribuinte- 9h

A Gerência de Política Industrial (GPI) realizará o Seminário da Transação Tributária: 1º ano da lei que criou a nova relação Fisco-Contribuinte, das 9h às 12h30. O objetivo do seminário é avaliar a transação tributária, um ano após a sua implementação, pela Lei nº 13.988/20.

Durante a live, também serão levantados pontos de melhoria para a legislação. Além disso, durante o evento, a CNI e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vão assinar acordo de cooperação técnica para amparar ações conjuntas sobre o tema.

O evento será transmitido pelo canal da CNI no YouTube, link para o dia 1 e para o dia 2

Quinta-feira (15) - Mercosul-UE: superando obstáculos para a implementação do acordo ainda em 2021  - 10h

A Gerência de Políticas de Integração Internacional realizará a live "Mercosul-UE: superando obstáculos para a implementação do acordo ainda em 2021" no dia 15 de abril, às 10h. O evento terá a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e os membros da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB).

A live tem o apoio da Gerência Executiva de Mídias Sociais, Gerência de Consultoria e Gestão de Projetos, Gerência de Eventos e da Superintendência de Jornalismo.

O webinar será transmitido pelo Youtube da CNI Faça sua inscrição pelo link e participe!

Quinta-feira (15) - Plataforma Inovação para a Indústria - SENAI e Embrapa  - 14h 

A  Gerência Executiva de Inovação e Tecnologia (UNITEC), em parceria com a Gerência Executiva de Mídias Sociais,  realiza no dia 15/04, às 14h, a live de divulgação das novas categorias da Plataforma Inovação da Indústria.

Para apresentar a novas categorias participam o diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti e a diretora Executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martin. Também serão apresentadas as categorias Aliança Industrial, Empreendedorismo Industrial e as Chamadas Internacionais Suécia e República Tcheca.

Acompanhe o bate-papo no YouTube do SENAI

Terça-feira (27) - Desafio da educação de surdos: acessibilidade na escola e no mercado de trabalho - 15h

A Unidade de Educação Profissional (UNIEP) e a Gerência Executiva de Mídias Sociais realizam mais uma da série de lives do Programa SENAI de Inclusão (PSAI). Dessa vez, o tema é Desafio da educação de surdos: acessibilidade na escola e no mercado de trabalho. Vamos compreender a lógica de comunicação com o mundo ouvinte e a acessibilidade nas escolas e no mercado de trabalho. A live marca o Dia Nacional da Educação de Surdos, comemorado em 23 de abril.

Acompanhe no YouTube do SENAI, confira a live pelo link!

Sexta-feira (30) - Acordo Mercosul-UE e o compromisso empresarial com a sustentabilidade - 9h45 às 12h

Confederação Nacional da Indústria (CNI), a BusinessEurope e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) realizarão o webinar Acordo Mercosul-UE e o compromisso empresarial com a sustentabilidade

O encontro conta com o apoio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Confira a programação completa.

O evento será transmitido pelo YouTube da CNI, das 9h45 às 12h. As inscrições podem ser feitas na página da CIP

  • 23/03 (15h) - Desafios de qualificação e empregabilidade das pessoas com síndrome de Down

A Unidade de Educação Profissional (UNIEP) e a Gerência Executiva de Mídias Sociais, realizam a live "Desafios de qualificação e empregabilidade das pessoas com síndrome de Down". O bate-papo que vai falar desafios de qualificação e empregabilidade e as barreiras que limitam ou impedem a inclusão socioprodutiva plena, marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Participam a influenciadora digital Tathi Piancastelli que tem importante participação em movimentos para inclusão e quebra de preconceito,  Marta Gil, socióloga que atua na área de inclusão de pessoas com deficiência desde 1990, e Franclin Nascimento, presidente da Associação Nacional de Educadores Inclusivos (ANEI Brasil). A mediação será feita pelo Luiz Eduardo Leão, gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI.

O evento terá tradução simultânea em Libras. Acompanhe no YouTube do SENAI.  

  • 25/03 (17h) - Como novos hábitos de consumo estão mudando os negócios e a educação

O IEL e a Gerência Executiva de Mídias Sociais realizarão o Webinar "Como novos hábitos de consumo estão mudando os negócios e a educação". O evento será apresentado pelo palestrante Arthur Igreja, especialista em inovação e gestão empresarial.

Com inscrição gratuita, a transmissão estará disponível no Youtube do IEL

  • 25/03 (10h) - O caminho para a integração produtiva regional: balanço e desafios dos 30 anos do Mercosul

A Gerência de Políticas de Integração Internacional realizará o seminário virtual "O caminho para a integração produtiva regional: balanço e desafios dos 30 anos do Mercosul".

O evento será realizado pelo Conselho Industrial do Mercosul e reunirá os líderes empresariais do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai para fazer um balanço dos 30 anos e prioridades para o futuro do bloco.

Com apoio da Gerência Executiva de Mídias Sociais, a transmissão estará disponível no Youtube da CNI.

23/02 (15h): Conheça a plataforma de competições online: FIRST REH!

Devido ao futuro incerto dada a situação da pandemia em várias partes do mundo, a FIRST preparou uma alternativa oficial para a participação remota na temporada RePLAY. Com isso, foi lançada uma plataforma para a competição online, que será utilizada nos torneios regionais SESI Robótica FIRST LEGO League. 

Acompanhe o bate-papo ao vivo que vamos explicar TU-DI-NHO pra técnicos e equipe! A transmissão será no YouTube Sou Robótica. O evento contará com a participação de membros do Comitê de Avaliação do Festival SESI de Robótica. #SESIRobótica​ #RePLAYBrasil

  • 29/01 (9h10): A educação profissional em tempos de digitalização

Vamos conversar sobre como a tecnologia pode impactar a educação profissional? Conrado Schlochauer, da Nōvik, vai abordar o papel do educador como o verdadeiro condutor do processo de uso da tecnologia. Participe pelo YouTube do SENAI. Não perca!

  • 29/01 (10h15): Life Long Learning - Profissionais mais digitais

A aprendizagem ao longo da vida é o fator mais estratégico para o desenvolvimento do ser humano. José Cláudio Securato, da Saint Paul Escola de Negócios, fala sobre como implementar as tecnologias no processo educacional. Confira no YouTube do SENAI

  • 28/01 (11h): Softskills na Docência & Metodologias Ativas de Aprendizagem

​A aprendizagem baseada em problemas, projetos e casos, você conhece essas abordagens ativas na aprendizagem? Quer conhecer?

Então participe do bate-papo com a participação da Andréa Filatro, do Somos Educação e Lilian Bacich, do Triade Educacional. Na live, as convidadas vão discutir como podemos enfatizar o protagonismo do aluno através de tecnologias de comunicação, informação e imersão.

Acompanhe no YouTube do SENAI

  • 26/01 (11h): Conheça a plataforma de simulação de robôs CoderZ!

O SESI convidou o representante da plataforma CoderZ para explicar como a ferramenta funciona e como você, professor, pode aproveitá-la ao máximo nas aulas de robótica educacional.

A CoderZ é uma plataforma educacional de simulação de robôs e programação voltada para os alunos do 6º ano do ensino ao 1º ano do ensino médio. No simulador, o aluno consegue testar diferentes tipos de robôs, inclusive o LEGO EV3, que é o mais usado atualmente pelas equipes da robótica de FLL. Muito legal, né?

Participe do webinar e traga suas dúvidas!

DEZEMBRO

  • 17/12: Formatura dos alunos do Novo Ensino Médio (SESI SENAI)

O SESI e SENAI vão formar a primeira turma de alunos que vão concluir ao mesmo tempo a educação básica e formação técnica e profissional. Os 198 alunos vão sair da escola com o diploma também de técnico em Eletrotécnica. A formatura online das primeiras turmas do Novo Ensino Médio do Brasil será na quinta-feira (17), às 16h30, com transmissão no YouTube do SESI Nacional.

  • 16/12: Premiação do Desafio Relâmpago Volta às Aulas

Foram tantos projetos incríveis!! O anúncio dos vencedores do Torneio SESI de Robótica - Desafio Relâmpago Volta às Aulas será na quarta-feira (16), às 16h30. A premiação será transmitida no Facebook do Festival SESI de Robótica e YouTube Sou Robótica

  • 16/12: Coletiva anual com o presidente da CNI

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na indústria e na economia brasileira? A CNI divulga na quarta-feira (16), às 10h, o relatório Informe Conjuntural, com o balanço do desempenho do setor e do país em 2020 e as perspectivas para o próximo ano. A coletiva com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, será transmitida no Youtube e Twitter da CNI.

  • 15/12: Resultado Desafio SESI SENAI Microsoft

Na terça-feira (15), às 16h, é a vez do último encontro da série de lives do Desafio SESI SENAI Microsoft. Chegou a hora de conhecer as equipes vencedoras e os melhores projetos com recursos de Inteligência Artificial (IA) que buscam solucionar problemas do setor industrial. A transmissão será no Facebook do SENAI, do SESI e no YouTube da Saga SENAI de Inovação.

Participam do evento: o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, o analista de Educação Profissional do SENAI, Edilson de Oliveira Caldas, a gerente de Educação Tecnológica do SESI, Katia Marangon, a diretora de Educação da Microsoft, Vera Cabral, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios para Setor Público, Educação e Saúde da Microsoft, Diego Micheletti.

  • 10/12: Lançamento da Academia SENAI de Segurança Cibernética

Tem conhecimentos em segurança cibernética? Quer se especializar nessa área? Então se prepara para essa novidade! Nesta quinta-feira (10), às 16h, acontece a live de lançamento das cinco Academias SENAI de Segurança Cibernética. Mais do que ambientes altamente tecnológicos e seguros, as academias têm o objetivo de formar profissionais especializados, prestar serviços e consultorias e expandir a cultura de cibersegurança. 

As academias estão localizadas em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS). Além das instalações físicas, vários cursos ofertados são on-line, o que os coloca ao alcance de profissionais de todo o país.

Participam da transmissão um time de especialistas em educação profissional e segurança digital: o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi; o comandante da Escola Nacional de Defesa Cibernética, Coronel Paulo Sérgio Reis Filho; o presidente da Rust Consultoria, Carlos Rust; o diretor de Operações de Cibersegurança da Cisco para América Latina e Caribe, Ghassan Dreibi; o diretor-geral para o Setor Público da AWS, Paulo Cunha; e o ex-aluno do SENAI, consultor de cibersegurança e medalhista de bronze na 45ª WorldSkills Jean Novak.

  • 09/12: Estado empreendedor, digital e inovador

Medidas de inovação e digitalização podem ajudar as empresas e o Brasil a superarem os efeitos da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Dia 09/12, às 11h, acontece o último bate-papo ao vivo da série de lives da Mobilização Empresarial pela Inovação. O tema da conversa é Estado empreendedor, digital e inovador, com a participação do Instituto de Mercados Emergentes na Cornell University, do MCTI e  do IPEA

NOVEMBRO

  • Fórum Mundial Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

4 a 6 de novembro - Amazônia+21

Em uma experiência totalmente virtual, o AMAZÔNIA+21 conectará governos, empreendedores, cientistas, pesquisadores, setor produtivo, investidores e sociedade a fim de dialogarmos sobre a geração de riquezas na região amazônica, com proteção plena ao bioma. Uma agenda técnica foi elaborada com vários encontros preparatórios e reuniões temáticas nos meses de agosto a outubro para a produção da base de conteúdo do Fórum. Confira a programação completa.

OUTUBRO

  • Nova estrutura de educação

02/10 - A Implantação das Novas DCNs de Engenharia (10h)

Acontece o segundo encontro do ciclo de debates online sobre a implantação das novas DCNs de Engenharia, realizado pela Diretoria de Inovação e pela Gerência Executiva de Mídias Sociais.

Participantes: representantes da Diretoria de Inovação e da Gerência Executiva de Mídias Sociais.

  • Setor Industrial e Sustentabilidade

02/10 –  Impacto Econômico dos Investimento de Reúso de Efluentes Tratados de Esgoto para o Setor Industrial (10h)

A live irá discutir as oportunidades da agenda de reúso de água para o Brasil e debater os resultados do estudo “Impacto Econômico dos Investimento de Reúso de Efluentes Tratados de Esgoto para o Setor Industrial”

Participantes: representantes da Gerência Executiva de Mídias Sociais e a Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

  • Reforma Tributária em Debate

08/10 - Tributação sobre o consumo (10h)

Na quinta-feira (08), às 10h, acontece novo evento da série “Reforma Tributária em Debate", realizada pela Nação Consultoria em parceria com a CNI e a Febraban. O tema desta semana é Tributação sobre o consumo – Visão dos Setores Produtivo

  • Desafio SESI SENAI Microsoft

13/10 - Desafio SESI SENAI Microsoft – Você sabe o que é um pitch? (18h)

Participante: Lucas Bernardinho, analista de Inovação na Educação do SENAI de Mato Grosso.

  • Lives da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)

14/10 - Mulheres, empreendedorismo e inovação (11h)

Participantes: Adriana Aroulho, CEO da SAP Brasil; Renata Malheiros, coordenadora nacional de projetos de Empreendedorismo Feminino no SEBRAE; Representantes da ONU Mulheres.
Moderadora: Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI

  • Fórum Mundial Amazônia+21

14/10 - 4º encontro preparatório do Fórum Mundial Amazônia + 21 (9h e 14h)

O bate-papo é para tratar sobre o papel da cultura, dos negócios e as demandas das cidades para a sustentabilidade da Amazônia.

  • Regras de engenharia

16/10 - 3º encontro on-line sobre a implantação das novas DCNs de Engenharia (10h)

  • Torneio SESI de Robótica

16/10 - Lançamento do Desafio Relâmpago Volta às Aulas (15h)

O evento vai contar com a participação do Comitê de Avaliação.

  • Pandemia e empresas

21/10 -  O impacto da Covid-19 nos planos coletivos empresariais (16h)

Participante: representantes da Gerências Executivas de Saúde e Segurança e de Mídias Sociais, representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e empresas contratantes de planos de saúde e de operadoras de saúde.

Acompanhe a live no LinkedIn SESI e YouTube CNI.

  • Indústria em Debate

22/10 - O que o Brasil precisa para voltar a crescer (10h)

Participantes: o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o deputado federal, Ricardo Barros; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Carlos Valter Martins; o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Petry; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Humberto Barbato. 

O bate-papo será realizado no Facebook, LinkedIn e Youtube da CNI.

  • Inteligência Artificial

27/10 - Desafio SESI SENAI Microsoft (18h)

O bate-papo é a última da série de lives e também a última chance para se inscrever e conferir se tem tudo que precisa para o desafio.

A transmissão será no Facebook do SENAI, do SESI e no Youtube da Saga SENAI de Inovação.

  • Diretrizes Curriculares

30/10 - Novas DCNs de Engenharia (10h)

O quarto encontro do ciclo de debates online sobre a implantação das novas diretrizes curriculares será transmitido no Youtube da CNI.  

  • Estudo sobre Meio Ambiente

30/10 - Manejo Florestal e Industrialização da Madeira (15h)

A Gerência-Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade apresenta o estudo Manejo Florestal e Industrialização da Madeira - Proposta de revisão do Marco Regulatório. 

Acompanhe no Youtube da CNI.

  • Mês dos professores

30/10 - Homenagem aos docentes (15h)

A Cia. de Comédia Sete Belos contará, de uma maneira bem-humorada, histórias enviadas por docentes de todo o país com situações engraçadas e inusitadas que aconteceram nas aulas remotas. 

Não perca no Youtube do SENAI.

SETEMBRO

  • Conversas sobre a educação

01/09 - Menos30 Fest: Grandes encontros sobre educação inovadora (17h)

Participantes: Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI; Iberê Thenório, do Manual do Mundo; Alexandre Pelaes, da Exboss.
Moderadora: Astrid Fontenelle.

  • Bate-papo sobre economia 

02/09 - Reforma Tributária em Debate – Para o Brasil voltar mais rápido (16h)

Participantes: Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; Rodrigo Maia, presidente da Câmara; senador Roberto Rocha; deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da Reforma Tributária, entre outros convidados.

03/09 - Indústria em Debate: Infraestrutura e retomada da economia (10h30)

Participantes: Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura; Gilberto Petry, presidente da FIERGS; e o economista Cláudio Frischtak.

  • O papel da inovação

04/09 – Lançamento do Índice Global de Inovação 2020 (11h)

Participantes: Soumitra Dutta, especialista em inovação e ex-reitor da Escola de Negócios da Universidade de Cornell (EUA); Bruno Lanvin, diretor da Insead.
Moderador: Pedro Wongtschowski, líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

  • Desafio SESI SENAI Microsoft

08/09 – Guia de Inteligência Artificial para pessoas desenvolvedoras (18h)

Participante: Cynthia Zanoni, Clound Advocate Program Manager da Microsoft.

  • Reforma Tributária em Debate

10/09 – CNI debate reforma tributária com governadores de BA, ES, GO, PA e RS (10h)

A CNI promove, nesta quinta-feira (10), mais um webinar da série Reforma Tributária em Debate – Para o Brasil voltar mais rápido. Nesta edição, que será transmitida ao vivo a partir das 10h, o tema é A reforma e os estados, com a participação dos governadores da Bahia, Rui Costa; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Goiás, Ronaldo Caiado; do Pará, Hélder Barbalho; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Participam também do debate o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney. 

  • Bate-papo sobre a economia do Brasil 

14/09 - Diálogo Iberoamericano - Pense nas Pequenas Primeiro (11h)

Participantes: Antonia Tallarida Martins, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato na Ministério da Economia; Xiana Méndez, secretaria de Comercio da Espanha; entre outros.
Moderador: Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI.

15/09 - Reforma Tributária em Debate – Tributação sobre o consumo (10h30)

Participantes: Baleia Rossi, deputado federal e autor da PEC 45/2019; Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio fundador da Gávea Investimentos; Vanessa Canado, assessora especial do Ministro da Economia; Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF); Maria Raphaella, advogada tributária; Isaac Sidney, presidente da Febraban; e Mário Sérgio Carraro Teles, gerente de Política Econômica da CNI.
Moderador: João Borges, diretor de comunicação da Febraban

  • Inclusão e acessibilidade

15/09 - Bate-papo sobre inclusão e representatividade (16h)

Participantes: Adriana Barufaldi, gestora do Programa SENAI de Ações Inclusivas; Ana Clara Moniz, influencer e ativista de acessibilidade.

  • Lives promovidas pela Mobilização Empresarial pela Inovação

16/09 – Megatendências em Inovação (11h)

Participantes: Maria Jeansson, gerente de Foresight no Imperial College; Adi Yoffe, futurista empresarial e fundadora da Fast Forward.
Moderador: Edvaldo Santos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson.

  • Nova temporada de FTC

16/09 - Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge | Ultimate Goal (15h)

Participantes: Sérgio Gotti, gerente executivo de Educação do SESI; Luciana Baroni, especialista em Desenvolvimento Industrial; Filipe Ghesla, sócio diretor da StemOS e especialista em FTC; entre outros.

  • Comércio e prioridades para a indústria

17/09 - Mercados prioritários para a indústria (11h)

Participantes: representantes da gerência executiva de Assuntos Internacionais e de Mídias Sociais da CNI; representantes do Sebrae.

  • Indústria em Debate: Paulo Guedes

17/09 - Propostas para a retomada da economia (17h)

CNI promove, nesta quinta-feira (17), mais um webinar da série Indústria em Debate, com o tema Propostas para a retomada da economia. O evento tem como objetivo discutir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a agenda de propostas e medidas necessárias para o Brasil retomar o caminho do crescimento econômico no pós-pandemia. Realizado em parceria com o Poder360, o evento também terá a participação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e de representantes da indústria brasileira para discutir os rumos do país no pós-pandemia

Participantes: Ministro da Economia, Paulo Guedes, presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e dos debatedores José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast); Flávio Roscoe, presidente Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG); e Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.
Moderador: Fernando Rodrigues, jornalista e editor do Poder360.

  • Novas normas de engenharia

18/09 - Debates on-line sobre a implantação das novas DCNs de Engenharia (10h)

  • Comércio exterior

22/09 - Importância das regras de origem nos Acordos Comerciais (10h)

Participantes: representantes da Gerência Executiva de Assuntos Internacionais, da Gerência Executiva de Mídias Sociais e do Sebrae.

  • Bate-papo sobre criatividade

22/09 - Desafio SESI e SENAI Microsoft – Todo mundo pode ser criativo? (18h)

Participantes: representantes da Gerência Executiva de Mídias Sociais e da Unidade de Educação Profissional (UNIEP).

Moderador: Mônica Mariano, especialista em educação profissional do SENAI e Tiago Brandão, supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI/PB.

  • Desenvolvimento sustentável

23/09 - Fórum Mundial Amazônia+21 (9h e 14h30)

O evento reunirá governo e setor produtivo para debater soluções para a região amazônica. O bate-papo será em dois períodos, às 9h e às 14h30, para tratar sobre infraestrutura e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Participantes: representantes do Governo e do setor produtivo.

  • Live da série 'Reforma Tributária em Debate"

24/09 – Reforma na visão dos Municípios (10h)

O quarto evento da série Reforma Tributária em Debate, realizada pela Nação Consultoria em parceria com a CNI e a Febraban, terá como tema Reforma na visão dos Municípios.

Participantes: representantes da Nação Consultoria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e prefeitos de diferentes cidades. 

  • Resultados Torneio do SESI de Robótica

24/09 - Torneio SESI de Robótica - Desafio Covid-19 (16h30)

Participantes: técnicos, alunos e mentores da competição.

  • Nova estrutura de educação

25/09 -  Sistema Estruturado de Ensino (16h)

Participantes: representantes da Gerência Executiva de Mídias Sociais e da Gerência Executiva de Educação do SESI e professores, gestores e coordenadores pedagógicos do SESI.

  • Live da Microsoft

29/09 - Desafio SESI SENAI Microsoft - Um protótipo para chamar de meu - como construir (18h)

O que é um protótipo de um bot e como testá-lo? É sobre isso que vamos conversar na live desta terça-feira (22), às 18h, com a Mônica Mariano, especialista em educação profissional do SENAI e o Fabricio Lopes Sanchez, Sr. Global Cloud Solution Architect (CSA) na Microsoft.

A transmissão acontece no Facebook do SENAI, Facebook do SESI e YouTube da Saga SENAI de Inovação

  • Live da série 'Reforma Tributária em Debate"

30/09 - Reforma Tributaria Ampla (10h)

O quinto evento da série Reforma Tributária em Debate, realizada pela Nação Consultoria em parceria com a CNI e a Febraban, terá como tema Reforma tributária ampla?. O evento contará com a participação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, do senador Antonio Anastasia, dos deputados Marcos Pereira e Alexis Fonteyne, do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, da economista Ana Carla Abrão e do presidente da Febraban, Isaac Sidney. 

Participantes: representantes da Nação Consultoria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Febraban.

O encontro será transmitido no Facebook, YoutubeTwitter da CNI.

  • Comércio exterior

30/09 - Apoio à Exportação de Empresas Brasileiras (11h)

Participantes: representantes da Gerência Executiva de Assuntos Internacionais e da Gerência Executiva de Mídias Sociais, em parceria com representantes do Sebrae

A live pode ser assistida no Facebook e Linkedin da CNI.

AGOSTO

  • Conversas sobre educação

04/08 – Como dominar a plataforma de inovação e participar do Desafio SESI SENAI Microsoft (18h)

Participantes: Mônica Mariano, especialista em Educação Profissional do SENAI.

  • Novos desafios e oportunidades no comércio

04/08 – Diálogo empresarial com Roberto Azevêdo (11h)

Participantes: Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC); Daniel Feffer, presidente do Conselho Superior da ICC Brasil; Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

  • Lives da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) 

05/08 - Inovação no combate à desigualdade social e como catalisadora do crescimento econômico (17h)

Participantes: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Gávea Investimentos; Banco Interamericano Desenvolvimento (BID).
Moderador: Horácio Piva, Klabin.

  • Webinar com o Sebrae

05/08 – Exportação e panoramas setoriais: Indústria de software, serviços de TI e comunicações (11h)

Participantes: Guilherme Amorim, Head International Affairs Softex; Pedro Goes, CEO da Inevent; Cristina Bando, analista da Unidade de Inovação do Sebrae.
Moderador: Felipe Costa, analista de Políticas e Indústria da CNI.

  • CNI e a nova lei do gás

06/08 – Nova Lei do Gás – Por que é importante aprovar o PL 6.407/2013? (17h)

Participantes: Laércio Oliveira, deputado PP/SE; representantes da Associação dos Grandes Consumidores de Gás (Abrace); do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP); da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto e da distribuidora Potigás.
Moderadora: Juliana Falcão, especialista em Energia da CNI.

  • Lançamento da Plataforma Inovação para a Indústria

10/08 – Nova Plataforma Inovação para a Indústria (16h)

O Edital de Inovação para a Indústria agora é Plataforma Inovação para a Indústria! A Gerência de Tecnologia de Inovação do SENAI vai realizar uma live de lançamento da nova plataforma para financiamento de soluções inovadoras para a indústria.

  • Webinar com o Sebrae

12/08 – Indústria do mobiliário (11h)

Mais um webinar da série de lives realizadas pela Gerência Executiva de Assuntos Internacionais em parceria com o Sebrae. O bate-papo desta semana será sobre indústria do mobiliário, e será realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). 

  • Visão de futuro, oportunidades e desafios para a região Amazônica

19/08 - Fórum Mundial Amazônia +21 (10h)

Participantes: Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; General Hamilton Mourão, vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal; Marcelo Thomé, presidente da FIERO.
Moderador: Marcello D'Angelo, jornalista e diretor executivo da TV BandNews.
 

  • Vamos conversar sobre segurança cibernética?

20/08 - Cibersegurança: a nova era dos dados (16h)

Participantes: Felipe Morgado, gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI; Rafael Granha, diretor executivo de Cibersegurança da Microsoft; e Carlos Rust, presidente da Rutscon

  • Lançamento da nova temporada de robótica

21/08 - Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League: Temporada 2020/2021 RePLAY (15h)

A temporada RePLAY do Torneio SESI de Robótica já vai começar! 

  • Bate-papo para abordar a necessidade do Brasil conservar seus recursos

21/08 - Diálogos sobre Bioeconomia (11h)

No evento, a CNI lançou o estudo "Bioeconomia e a Indústria Brasileira". 

  • Desafio SESI SENAI Microsoft

25/08 – Como construir bots inteligentes (18h)

Participantes: Glaucia Lemos, Clound Advocate Java Scrit/Node,js/Typescript da Microsoft. 

  • Bate-papo sobre assuntos internacionais 

26/08 - Exportação da Indústria de Calçados (11h)

O bate-papo faz parte da série promovida pela Gerência Executiva de Assuntos Internacionais e a Gerência Executiva de Mídias Sociais, em parceria com o Sebrae.

  • Financiamento é o tema do segundo encontro prévio do Amazônia+21

26/08 – Fórum Amazônia+21 e mecanismos de alavancagem para o desenvolvimento da região amazônica (9h)

Participantes: Alexis Bastos (Rio Terra); Julia Ambrosano (Climate Bond, Banco Bradesco e BVRio); Igor Calvet (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI); Gustavo Montezano (BNDES); e representantes do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF – Corporación Andina de Fomento).

  • Investimento e inovação

27/07 – Projetos consorciados apoiados por Embrapii e SENAI (10h)

Participantes: representantes da Braskem, Embraer, Embrapii e SENAI
Moderadora: Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI

JULHO

  • Conversas sobre a educação

07/07 - Entendendo o Desafio SESI/SENAI Microsoft (18h)

Participantes: Felipe Morgado, gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI; Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil.

09/07 - Repensando o futuro da educação (17h30)

Participantes: Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI; Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV; Mozart Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira IEA USP Ribeirão Preto. 

14/07 - Vamos aprender e jogar juntos no Minecraft Education Edition (15h)

Bate-papo com estudantes para mostrar a interação no jogo, o que já conseguiram construir e o que estão aprendendo neste período de pandemia.
Participantes: Perla Amorim, especialista industrial do SESI; Kátia Marangon, gerente de Educação do SESI.

21/07 – Afinal, o que é inteligência artificial? (18h)

Participantes: Ronan Damasco, diretor nacional de Tecnologia da Microsoft no Brasil.

Live transmitida pelo Facebook do SENAI.

  • Conversas sobre a educação: Robótica

24/7 - Estratégias de utilização do SPIKE™ Prime x EV3 em torneios de robótica (18h30)

Participantes: Com Arvind Seshan e Sanjay Seshan - Criadores dos sites EV3Lessons.com - Primelessons.org - FLLTutorials.com. Campeões Mundiais da FIRST® LEGO® League Challenge em 2018 e atualmente na FRC 8027.

Acesse aqui outras informações e confira a série de lives da FIRST

  • Lives da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) 

08/07 - Por que o investimento em inovação é imprescindível no pós crise? O que têm a dizer lideranças em ciência e tecnologia no mundo (11h)

Participantes: Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), da Suiça; VTT, da Finlândia; Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Brasil.
Moderador: Luiz Mello, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

22/07 - Inovação no combate à Covid-19: o impacto da pandemia na cena global de startups (9h30)

Participantes: SOSA, de Israel; Plug and Play, da China; 500 Startups, dos Estados Unidos. 
Moderador: Renata Petrovic, Bradesco Inovação.

  • Bate-papo sobre a retomada das atividades industriais

09/07 - SESI lança protocolo de retomada das atividades produtivas para o setor de confecção industria

  • Lives sobre relações do trabalho

14/07 - Programa emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (17h)

Participantes: Sylvia Lorena, gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI; Douglas Alencar Rodrigues, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, mestre em Direito pela PC/SP e professor do IESB;  Rodrigo Dias da Fonseca, juiz do Trabalho em Goiás, professor e coordenador do IPOG e diretor da Escola Judicial da ABMT.

A live será transmitida no Facebook e YouTube da CNI.

  • SENAI apresenta balanço de iniciativa durante pandemia

20/07 – Iniciativa + Manutenção de Respiradores (16h)

O SENAI vai realizar uma live para apresentar um balanço da rede voluntária que consertou respiradores mecânicos por todo Brasil.

Transmissão ao vivo pelo YouTube do SENAI ou Facebook e Twitter da CNI.

  • Bate-papo sobre os profissionais do futuro 

1, 8, 15 e 22/07 - WorldSkills: Eventos on-line debatem a importância da educação profissional durante a pandemia

  • CNI e a Reforma Tributária

30/7 - Indústria em Debate - Custo Brasil e Reforma Tributária (9h)

Participantes: Rodrigo Maia, presidente da Câmara; Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; Affonso Celso Pastore, economista, ex-presidente do BC; José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abi piaste e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Moderador: Leandro Colon, diretor da Sucursal de Brasília da Folha.

A live foi transmitida nas redes socias do jornal a Folha de S.Paulo e no Facebook, Twitter e YouTube da CNI.

JUNHO

Webinar da CNI sobre assuntos internacionais: 

24/06 - Barreiras comerciais no contexto da pandemia (11h)

Participantes: Fernando Silveira Filhos, presidente executivo da ABIMED; José Osvaldo Flosi, gerente geral de Exportação da Fanem; Renata Amaral, fundadora do Women Inside Trade (WIT) e professora da American University.
Moderador: Leandro Barcelos, analista de Políticas e Indústria da CNI. 

Lives da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) 

25/06 - Respostas imediatas à pandemia: casos de cooperação entre ICTs e empresas (17h)

Participantes: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Moderador: Pedro Wongtschowski, Grupo Ultrapar

Webinar de mentoria e gestão empresarial do IEL

25/06 - Futuring: Análise de Cenários para a Estratégia (17h)

Convidado: Luca Borroni, diretor acadêmico da Brain Business School.

Borroni possui PhD em Economia e Teorias Econômicas pela Università Luigi Bocconi de Milão e UNICAMP. O conselheiro emérito da UNICON – Consortium for University-based Executive Education é professor de Futuring e de Estratégia de Fusões e Aquisições em programas de Educação Executiva

*Reportagem atualizada semanalmente desde junho de 2020

Relacionadas

Leia mais

Indústria Entrevista: Tarcísio de Freitas, ministro de Infraestrutura
IEL disponibiliza conteúdo para impulsionar carreira dos estagiários
Pequenas indústrias apresentam evolução positiva no segundo trimestre de 2021

Comentários