Com ambiente virtual e simuladores 3D, exposição do SENAI apresenta futuro das tecnologias de aprendizagem

Exposição que percorrerá 25 cidades brasileiras mostra novidades de como deve ser o futuro da edução profissional

Assim como na educação básica, a tecnologia também está modificando as formas de aprender e ensinar na educação profissional. Ambiente virtual, simuladores em três dimensões e jogos de internet são realidades muito próximas das salas de aula e oficinas das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A exposição Tecnologias Educacionais SENAI: o Futuro, que percorrerá 25 cidades brasileiras, dá uma mostra dessas novidades. Os visitantes podem conhecer 12 novas tecnologias e entender melhor como deve ser o futuro da educação profissional. Até 10 de maio, ela fica montada no SENAI do Gama, no Distrito Federal, e logo depois segue para Boa Vista (RR) e outras 23 cidades. (Veja a tabela ao fim do texto).

Simulador de empilhadeira

A exposição conta com recursos de interatividade aplicados à educação e conteúdos que unem saberes acadêmicos e práticos. Além disso, os visitantes conhecerão equipamentos e ferramentas educacionais que só encontram no SENAI. Veja abaixo alguns dos itens expostos: 

Caverna digital - Espaço com projetores gráficos 3D dispostos em três paredes e no chão, onde os alunos são imersos num ambiente virtual simulado e podem realizar operações complexas e tomar decisões com absoluta segurança. A partir da simulação de situações reais, como a operação de uma plataforma de petróleo, os alunos aprimoram suas capacidades e aprendem procedimentos complexos que deverão ser executados durante as atividades profissionais. 

Simulador de soldagem - Interface na qual aluno e professor controlam diversos requisitos de qualidade em diferentes tipos de solda. Visa a aperfeiçoar o manuseio do equipamento de soldagem e a precisão de movimentos do aluno. Uma das vantagens é a segurança do estudante em ambientes de risco, bem como a economia de material de solda utilizado no aprendizado. Esse software também gera estatísticas dos acessos e desempenho do aluno. 

Simulador de empilhadeira - Nesse simulador, os alunos dirigem uma empilhadeira num cenário real de um centro de distribuição. No contexto de aprendizagem estão dispostas diversas situações que o aluno encontrará em seu cotidiano profissional. Entre os vários benefícios desta tecnologia se destacam o aumento da segurança a e diminuição de custos com materiais consumíveis. 

Kit didático de mecatrônica - A Planta de Manufatura Automatizada é composta por vários equipamentos que estão organizados em módulos portáteis, e realizam atividades de um processo industrial. O Kit didático possibilita a elaboração e desenvolvimento de projetos de Automação Industrial, a partir de tecnologia pneumática, eletropneumática, mecânica, elétrica, eletroeletrônica, robótica, logística, redes de comunicação e de ciências da computação. 

SAIBA MAIS - No Distrito Federal, a visitação segue até sábado, 10 de maio, nos seguintes horários: quinta-feira (8/5) das 14h às 18h e das 19h às 22h; sexta-feira (9/5) das 8h às 12h e das 14h às 18h; e sábado (10/5) das 8h às12h. 

Local: SENAI-Gama (Área Especial Entrequadras 2 e 8 Setor Sul). 

MAIS FOTOS - Acesse outras fotos da exposição no Flickr da CNI.

Boa Vista: 11 a 17 de maio 
Salvador: 18 a 24 de maio 
Manaus: 25 a 31 de maio 
Aracaju: 1º a 7 de junho 
Rio Branco: 8 a 14 de junho 
Maceió: 22 a 28 de junho 
Porto Velho: 29 de junho a 5 de julho 
João Pessoa: 6 a 12 de julho 
Cuiabá: 13 a 19 de julho 
Recife: 20 a 26 de julho 
Campo Grande: 27 de julho a 2 de agosto 
Natal: 3 a 9 de agosto 
Fortaleza: 17 a 23 de agosto 
Florianópolis: 24 a 30 de agosto 
Curitiba: 7 a 13 de setembro 
Teresina: 7 a 13 de setembro 
São Luís: 21 a 27 de setembro 
Belém: 5 a 11 de outubro 
Vitória: 5 a 11 de outubro 
Porto Alegre: 19 a 25 de outubro 
Macapá: 19 a 25 de outubro 
Belo Horizonte: 2 a 8 de novembro 
Palmas: 2 a 8 de novembro 
Goiânia: 16 a 22 de novembro

Relacionadas

Leia mais

IEL leva empresários à escola francesa Insead para capacitação de excelência
SENAI transforma canteiros de obras em salas de aula. Assista ao vídeo!
Sistema Indústria oferece 720 vagas gratuitas de capacitação empresarial em novembro

Comentários