CNI e Sebrae selecionam ambientes de inovação para mapeamento de tecnologias

10 ambientes promotores de inovação receberão apoio financeiro de R$ 50 mil, cada, para mapearem tecnologias que serão inseridas em plataforma internacional de gestão da inovação

Pessoa com luvas azuis opera máquina

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) lançaram, nesta segunda-feira (30), a segunda edição da chamada pública para selecionar e apoiar financeiramente 10 ambientes promotores de inovação. O objetivo é mapear entre 300 e 500 tecnologias inovadoras aptas à internacionalização que serão inseridas em plataforma internacional de gestão da inovação para promover a criação de negócios e o relacionamento com parceiros e potenciais investidores estrangeiros. 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 26 de novembro no site do programa. 

Nesta edição, serão selecionados dois ambientes de cada região brasileira e cada um deles receberá apoio financeiro de R$ 50 mil. Cada ambiente selecionado deverá mapear e cadastrar entre 30 e 50 tecnologias aptas à internacionalização. Na primeira edição, aberta no ano passado, foram mapeadas e cadastradas, ao todo, 396 tecnologias.

Os 10 ambientes selecionados serão divulgados no dia 26 de janeiro de 2024. Conforme o regulamento, os ambientes terão até o dia 7 de julho de 2024 para realizarem o mapeamento de tecnologias e fazerem a inserção na plataforma internacional de gestão da inovação.

Após a seleção, os ambientes de inovação passarão por capacitação, que terá duas etapas, presencial e on-line, ambas no mês de março de 2024. A presencial será realizada na CNI, em São Paulo, com membros de nível estratégico dos ambientes selecionados. Nessa etapa será construída a estratégia de mobilização do ecossistema brasileiro, além de networking entre os ambientes. Já na etapa on-line, realizada com membros de nível técnico-operacional dos ambientes aprovados, acontecerá o compartilhamento de conhecimentos sobre a forma de realização do mapeamento e utilização da plataforma.   

Iniciativa fomenta desenvolvimento tecnológico e internacionalização

Para o diretor de Inovação da CNI, Jefferson Gomes, a iniciativa promove o desenvolvimento tecnológico e amplia parcerias internacionais. “Ao fomentar a inovação aberta, a competitividade e a internacionalização, o programa representa uma grande oportunidade para os ambientes promotores de inovação, que são espaços voltados para a inovação e o empreendedorismo ampliarem seu potencial e aumentarem a visibilidade do país e das tecnologias brasileiras internacionalmente”.  

“Estamos entusiasmados ao participar dessa jornada de descoberta e inserção de tecnologias que não apenas serão fundamentais para o crescimento de nossos negócios, mas também para a consolidação do país na cadeia global de valor. A inovação é o motor propulsor que impulsiona não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a competitividade no mercado internacional. Os pequenos negócios desempenham um papel significativo nesse contexto, representando não só a essência da criatividade, mas também a base da economia nacional. Essa iniciativa é um marco na promoção da inovação e no fortalecimento da presença brasileira no cenário global. Convidamos a todos os interessados a se unirem a nós nesse movimento em prol do desenvolvimento tecnológico e do empreendedorismo no país”, diz Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional. 

Ambientes selecionados viabilizaram startups brasileiras

Na primeira edição do programa, também participaram 10 ambientes de inovação. Um deles foi o SENAI Cimatec, da Bahia. Para Vilson D'Santana Alves, gerente de negócio da instituição, a participação possibilitou aprender mais sobre empreendedores e projetos da comunidade. 

“Nos inscrevemos para a chamada como uma oportunidade de conectar nossas startups com o cenário internacional de inovação e sentimos que ganhamos muito mais que isso. Foi uma oportunidade de inserção em uma rede global, de entender como apoiar melhor nossos negócios nos processos de internacionalização e, ao longo do programa, nos aproximar de outros ambientes de inovação do país, criando importantes parcerias”, conta. 

Murilo Monteiro, diretor-executivo do Polo Digital de Manaus, que também participou do programa como ambiente de inovação, conta que a oportunidade de mapear tecnologias e startups brasileiras na plataforma representou um passo fundamental para dar visibilidade às startups de tecnologias inovadoras que emergem na região Norte do país.

“Foi uma experiência enriquecedora para a nossa organização e para o ecossistema de inovação de Manaus, como um todo. Ao sermos selecionados como um dos 10 ambientes promotores de inovação, fomos beneficiados de várias maneiras. O workshop, por exemplo, foi uma oportunidade de troca de conhecimento e experiência com outros ambientes de inovação de todo o Brasil. Essa interação nos permitiu aprender e crescer fortalecendo nossa capacidade de apoiar e impulsionar a inovação em nossa região”, detalha.  
 

Relacionadas

Leia mais

O que inovação tem a ver com ESG?
VÍDEO: Como foi o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria?
7 motivos que tornam o Brasil um país mais inovador

Comentários