Centro de Inovação do SESI ajuda empresas a reduzir custos com saúde e segurança

Além de desenvolver soluções sob demanda, o Centro de Inovação Economia para Saúde e Segurança funciona como observatório de tendências em gestão de custos na área

Pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a Aliança para a Saúde Populacional (Asap) realizada em 2017 com 668 empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte mostra que custos com segurança e saúde no trabalho haviam subido mais de 20% em relação ao ano anterior para 26% dos empreendimentos. Para 24%, o aumento foi de 10% a 15%.

O cenário exige dos gestores habilidade para identificar meios de minimizar investimentos sem deixar de alcançar os resultados esperados. Dar a esses profissionais ferramentas para isso é a finalidade da Consultoria em Gestão dos Custos com Saúde e Segurança desenvolvida no Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança, que fica em Fortaleza.

A consultoria permite à empresa sensibilizar gestores sobre a economia gerada a partir de investimentos corretos na saúde dos funcionários, aferir e analisar o retorno sobre o investimento (R.O.I.) e o valor agregado das intervenções em saúde e segurança dos trabalhadores (V.O.I.).

Isso significa ter uma visão geral dos custos, antever o impacto financeiro de futuras ações, definidas a partir de programas e indicadores bem estruturados, e orientar quais potenciais investimentos resultarão em ganhos econômicos. A partir da consultoria, também é possível criar programas de qualidade de vida entre a empresa e o Serviço Social da Indústria (SESI), com o intuito de atuar de maneira customizada e assertiva para resolver problemas e prevenir doenças e acidentes.

A Ferrovia Transnordestina Logística é uma das empresas que aplicaram a metodologia desenvolvida pelo Centro de Inovação em Economia para a Saúde. Com a ajuda de uma calculadora que mensura custos com doenças e acidentes, a empresa conseguiu estratificar desafios de segurança e saúde e propor soluções adequadas a cada setor da empresa. Confira no vídeo os resultados da iniciativa.

FOCO NAS PESSOAS – Criado em 2016, o Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança tem a missão de pesquisar e criar soluções inovadoras para apoiar as empresas na gestão dos custos de saúde. A instituição integra a rede do SESI formada por nove centros voltados à pesquisa aplicada, cada um em uma área específica, em questões correlatas à saúde e segurança do trabalho.  

Ali, o objetivo é desenvolver conhecimento, produtos e serviços com foco na gestão dos custos da saúde. “Pesquisamos soluções a partir do perfil do grupo de trabalhadores. A finalidade é entender esse perfil, fazer uma análise epidemiológica e seus custos inerentes e apontar a direção que vai gerar o ganho”, explica o coordenador do centro, Bruno Simões.

Essa linha de atuação foi definida desde a criação do centro, quando uma equipe de técnicos viajou à Europa e aos Estados Unidos para manter contatos com instituições internacionais e avaliar possibilidades de desenvolvimento conjunto de projetos. Nesses contatos, foi criada a base para a Consultoria em Gestão dos Custos com Saúde e Segurança.

O projeto foi feito por meio de parcerias com a Johns Hopkins University (JHU), de Baltimore (EUA). “Contamos ainda com apoio do Instituto Norte-Americano pela Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH, na sigla em inglês), que nos treinou sobre o conteúdo ligado à economia no universo de segurança e saúde no trabalho”, acrescenta Bruno.

Em 2019, o Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança vai efetuar transferências das soluções que integram a Consultoria em Gestão dos Custos com Saúde e Segurança a todos os departamentos regionais do SESI.  “Ao se integrar à rede SESI, o centro deixa de ser uma iniciativa regional. As soluções desenvolvidas podem ser aplicadas em qualquer estado do Brasil”, afirma Bruno Simões.

Onde fica: Fortaleza (CE)

O que faz: Desenvolve soluções para aumentar a eficiência dos investimentos em saúde, reduzindo custos e aumentando o conhecimento dos resultados

Instituições parceiras:
Finnish Institute of Occupational Health (FIOH) – Finlândia;
Johns Hopkins University (JHU) – EstadosUnidos;
National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) – Estados Unidos;
DOM Strategy Partners – São Paulo (SP).

Principais soluções:
- Consultoria em Gestão dos Custos com a Saúde e Segurança: permite aferir e analisar o perfil de saúde populacional e o retorno sobre o investimento (R.O.I.) de uma empresa específica. O objetivo é possibilitar às indústrias investir conscientemente em demandas de saúde focadas nas reais necessidades de seus trabalhadores, com consequente redução dos custos com saúde geral e suplementar.

- Modelo SESI de Análise de Valor Agregado do Investimento em Saúde: possibilita mensurar o valor agregado das intervenções em saúde (V.O.I.). Essa solução objetiva traduzir os valores intangíveis e validar junto à empresa práticas para agregar valor à marca e à percepção dos stakeholders e shareholders.

- Workshops sobre gestão de custos da saúde e segurança. Existem duas modalidades do Workshop, que são: o Workshop in Company é voltado para executivos e líderes e customizado para empresas, com duração de 72 horas. O Open Workshop tem duração de 4 horas e é ministrado nas dependências do SESI, com conteúdos divididos por relevância para grupos setoriais da indústria.

SAIBA MAIS - Para contratar essas e outras inovações de segurança e saúde no trabalho, acesse a Plataforma de Soluções SESI.
 

Relacionadas

Leia mais

Centro de Inovação do SESI enfrenta desafio de difundir hábitos de vida saudável
Centro de Inovação do SESI busca soluções para reduzir os afastamentos do trabalho
Envelhecimento da força de trabalho é foco  de estudos de Centro de Inovação do SESI

Comentários