A Matriz Elétrica Brasileira

O Brasil possui 179.640 MW de potência instalada de geração. Desse total, 74% é energia renovável

O Brasil possui 179.640 MW de potência instalada de geração. Desse total, 74% é energia renovável, ou seja, energia proveniente de recursos naturais cuja fonte é continuamente reabastecida (exemplo: hidráulica, eólica, biomassa e solar).

As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) advindas da nossa matriz elétrica são baixas em comparação com outros países, sobretudo em razão do predomínio das fontes renováveis. Isso permite que a matriz elétrica brasileira seja reconhecida como uma das mais limpas do mundo.

Dentre as fontes renováveis, a hidráulica (composta por Usinas Hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas) geraram 71% da energia elétrica em 2020.

Geração distribuída

A Geração Distribuída (GD) envolve um conjunto de tecnologias de geração elétrica eficiente e de porte reduzido, de equipamentos de controle e de armazenamento de eletricidade que aproximam a geração elétrica do consumidor.

A Geração Distribuída vem apresentando um forte crescimento nos últimos anos, principalmente puxados pela energia solar com 96% do total instalado. Em agosto de 2021, a potência instalada de geração distribuída já somava 6.881 MW.

Relacionadas

Leia mais

Conselho de Infraestrutura da CNI defende redução de encargos na conta de energia
Privatização da CEB atrairá investimentos para melhoria dos serviços de energia
MP 998 reduz efeitos da pandemia sobre as contas de energia de empresas e do consumidor

Comentários