Doação de 1 mil capacetes Elmo ajuda pacientes com covid e reduz necessidade de UTI no Ceará

O dispositivo pode diminuir em até 60% a taxa de internação em UTIs. Relatos de pacientes contam como tiveram suas vidas salvas com o do Elmo

Foto: capacete Elmo
O Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda ser desinfetado e reutilizado

O capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasivo, que diminuiu em até 60% a necessidade de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Criado no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebeu, em doações, 1.062 unidades do capacete Elmo para distribuir à rede pública de saúde.

Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face. Além de não haver necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

O Elmo foi pensado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), com apoio do Governo do Estado. A doação foi possível com comprometimento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e da Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, que fabrica o aparelho em larga escala.

Os protótipos foram desenvolvidos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST), e os testes clínicos, testes de usabilidade e primeiros treinamentos foram realizados no Laboratório Elmo, construído no SENAI Jacarecanga (CE). A FIEC e o SENAI aportaram os recursos financeiros iniciais para confecção dos protótipos e criação do Laboratório Elmo. Também parceiro, o Serviço Social da Indústria (SESI/CE) investiu na compra dos acessórios do equipamento.

Para os pacientes, o Elmo é uma nova chance de vitória contra o novo coronavírus

Foto:  Homem, de blusa branca, segurando um balão cinza, que tem escrito "Elmo, você é meu amigo".
O capacete elmo consegue impedir a necessidade de intubação de pacientes, além de evitar a contaminação dos profissionais de saúde

"Sou a prova viva que ele funciona" - Franciné Braga

"Muita gratidão a todos que desenvolveram o Elmo em especial à FIEC e ao SENAI que fizeram a doação. Eu sou a prova viva que ele funciona mesmo. Fiquei 7 dias na UTI da Unimed usando o Elmo e dois dias no quarto em recuperação. Não precisei ser intubado graças a esse equipamento inovador. Hoje estou totalmente curado".

Foto: enfermeira de máscara branca e macacão vermelho, está abraçando homem alto , sorridente, de blusa branca. Ambos fazem o sinal de "joinha" com a mão.
Para o paciente, o Elmo mudou completamente seu quadro clínico de forma positiva

"Elmo salva vidas!" - Alexandre Caldas Bezerra

"Comecei a sentir os sintomas da COVID-19 no dia 31 de janeiro. Fui internado em 11 de fevereiro, usando um cateter de oxigênio com volume de 5 litros. A saturação não melhorava, até que me apresentaram o Elmo. Aceitei o desafio. Logo, durante o primeiro uso, a saturação já chegava a 100, o que se consolidou após as novas intervenções com o Elmo. O cateter foi reduzido para 1 litro de oxigênio e no sétimo dia de internação foi retirado definitivamente. Após 2 dias respirando normalmente sem qualquer auxílio recebi alta. Agradeço a todos os envolvidos na criação, produção e investimento no Elmo, especialmente a FIEC e ao SENAI/SESI. Ele mudou completamente meu quadro clínico e certamente está trazendo impactos positivos na luta contra o vírus. Elmo salva vidas!!!”

Uso na rede pública e privada

Durante o mês de fevereiro, equipes multiprofissionais das unidades foram treinadas para implantar os protocolos de uso do Elmo em pacientes que recebem a indicação para o tratamento. No total, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) treinou mais de 650 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos para uso do dispositivo.

"A Unimed criou uma ala somente para uso do Elmo e hoje são mais de 65 pacientes usando o equipamento. Aproximadamente 60% desses pacientes não necessitam ser intubados, o que é um ganho fantástico", relata o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Elmo conta com Isenção de ICMS

Após articulação da Secretaria da Fazenda, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, por unanimidade, com abrangência em todo o território brasileiro, proposta do Governo do Ceará para isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o capacete de respiração assistida Elmo.

A decisão foi tomada no fim de fevereiro em reunião extraordinária virtual do Conselho, que reúne secretários da Fazenda dos estados e do Distrito Federal.

Relacionadas

Leia mais

Produtividade na indústria cai em 2020 com crise do coronavírus
Ex-atleta olímpico inova na pandemia e aumenta produção da empresa
5 produtos inovadores para enfrentar o coronavírus

Comentários