Financiamento e estruturação da mineração são debatidos em conselho

Encontro do Comin foi realizado na Federação das Indústrias do Estado de Goiás, em Goiânia. Presidente do Conselho e da FIEG, Sandro Mabel ressaltou importância da mineração para o planeta

Empresários reunidos em sala de reuniões durante o Encontro do Comin, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Goiás, em Goiânia. Presidente do Conselho e da FIEG, Sandro Mabel ressaltou importância da mineração para o planeta

O Conselho Temático de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (CNI) se reuniu nesta segunda-feira (26), em Goiânia, para debater assuntos importantes para o desenvolvimento do setor.

Entre os temas abordados estavam o financiamento da mineração no Brasil (Rede Invest Mining), a estruturação e fortalecimento da Agência Nacional de Mineração (ANM), a taxa de fiscalização de recursos minerais (TFRM), o direito minerário como garantia, a regulamentação do CFEM (é a contrapartida financeira paga pelas empresas mineradoras à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios), entre outros.

O presidente do Conselho, Sandro Mabel – que também preside a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), conduziu reunião. A capital goiana foi escolhida para sediar, além do encontro do Comin, dois importantes eventos do setor, de 27 a 29 de junho de 2023: o 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a segunda edição da Brasmin – Feira da Indústria da Mineração. A reunião do Conselho contou com as presenças do deputado federal Evair de Melo (PP-ES) e do deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB-GO). 

“É a terceira reunião do Comin deste ano. Os encontros são sempre muito importantes pois tratamos de assuntos-chave para o desenvolvimento mineral. A mineração é a atividade mais importante do mundo. Ela é responsável pela sobrevivência do planeta. A indústria só existe porque temos as indústrias da mineração. Ela será de suma importância para a transição energética”, enfatizou Sandro Mabel. “Portanto, é preciso discutir, planejar e alavancar o setor mineral no Brasil e no mundo. E nossas reuniões discutem todo esse cenário de desafios, planejamento e expansão”, acrescentou.

Um aliado da economia de Goiás 

Ainda na reunião do Comin, foi aberto espaço para sessão solene itinerante da Assembleia Legislativa para entrega do Título de Cidadania Goiana ao geólogo Luiz Antônio Vessani, presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal (Sieeg-DF). A solenidade foi uma iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel.

O parlamentar ressaltou que a Assembleia Legislativa reconhece a importância da mineração para a economia goiana e declarou que o setor tem sido um grande aliado do seu desenvolvimento. “Como representante do setor em Goiás, o Vessani é muito respeitado e sempre tem dialogado com a sociedade civil organizada e com o setor público, no sentido de avançar políticas públicas que ajudem a desenvolver o setor e a economia goiana”, afirmou Cruvinel.

Vessani agradeceu a homenagem e destacou que o mundo todo se empenha para promover a transição para energias mais limpas e que Goiás desempenha um papel cada vez mais importante na produção de minerais utilizados para esse fim. “É um grande desafio, pois o setor é visto erroneamente como degradador do meio ambiente. Mas não é isso, muito pelo contrário, hoje a mineração é fundamental para salvar o planeta. E pode contribuir até na questão da alimentação”, sustentou Vessani.

Das riquezas da terra à economia brasileira 

Goiânia foi escolhida para sediar a 2ª Feira da Indústria da Mineração (Brasmin), que será realizada entre 27 e 29 de junho, no Centro de Convenções da PUC Goiás, juntamente com o 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração.

Na ocasião, empresas que atuam na cadeia de suprimentos da mineração vão apresentar produtos, serviços, equipamentos, tecnologias e inovações do setor, que representou 22,5 % do PIB brasileiro em 2021, chegando a US$ 145 bilhões. O credenciamento para visitação gratuita da feira já está aberto e deve ser feito on-line, no site www.brasmin.com.br.

O 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração reunirá empresários, investidores, fornecedores e meio acadêmico ligados ao setor para debater uma parte importante do universo da mineração brasileira que poucos conhecem: as peculiaridades e necessidades das médias e pequenas empresas do setor. O encontro é organizado pela Revista Brasil Mineral e terá nove painéis temáticos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.encontromedpeq.brasilmineral.com.br.

Relacionadas

Leia mais

Deputada participa de Conselho da CNI para debater atualização do Código de Mineração
ANM lançará novos editais para até 5 mil áreas de pesquisas de mineração
Conselho de Mineração da CNI apresenta propostas à ANM para crescimento do setor

Comentários