A história que o Geração vai te contar hoje vem lá de Itajaí, Santa Catarina. É lá onde a docente Elizangela Schinemann e seus colegas estão redefinindo o conceito de iniciação profissional, abrindo caminhos para uma educação que vai além do técnico e entra no terreno do desenvolvimento humano de forma integral.Longe dos métodos tradicionais de memorização e repetição, o SENAI Itajaí abraçou a ideia de que o amadurecimento intelectual dos alunos deve ser acompanhado de perto por um investimento sem precedentes em seu crescimento emocional e social. Reflexão cognitiva não é apenas uma frase de efeito, mas uma prática palpável que se mescla com atividades lúdicas, por exemplo, onde aprendemos a refletir sobre a forma como aprendemos.
Ajustes comportamentais caminham de mãos dadas com o fortalecimento das bases emocionais dos alunos, e esse acompanhamento cuidadoso busca introduzir uma forte sensação de pertencimento e identidade dentro do ambiente educacional. Uma pesquisa realizada pela Association of American Colleges & Universities (AAC&U) revelou que 93% dos empregadores consideram as habilidades de pensamento crítico e comunicação mais importantes do que a graduação específica do candidato. Além disso, o amadurecimento intelectual enriquece o repertório cultural do aluno, promovendo uma visão mais ampla que ultrapassa a prática técnica, permitindo que o indivíduo atue de maneira mais inovadora e empreendedora.
O mercado pede mais iniciativa e pensamento crítico
Enquanto o cenário econômico e tecnológico continua a evoluir, profissionais com uma formação técnica sólida, complementada por um desenvolvimento intelectual robusto, estão mais preparados para se adaptarem às novas demandas do mercado. Um exemplo prático dessa abordagem é a integração de programas de aprendizado de metodologias ágeis e habilidades socioemocionais nos currículos técnicos. Conforme o Relatório do Futuro do Emprego do Fórum Econômico Mundial, até 2025, 50% de todos os empregados precisarão de requalificação, e as habilidades que estão em ascendência incluem criatividade, originalidade, iniciativa, pensamento crítico e análise.
A brilhante iniciativa de Itajaí serve de exemplo, mostrando que é possível e necessário, olhar para a educação técnica com um olhar humanista, preparando jovens não apenas para uma profissão, mas para a vida.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração