SENAI conclui implantação de novo centro de formação no Haiti para qualificação de profissionais

Projeto no país caribenho formou 42 profissionais nas áreas de metalmecânica, construção civil, tecnologia da informação, refrigeração e mecânica automotiva

Pessoas em pé ouvindo pessoa falar em ambiente industrial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) concluiu a formação de instrutores e gestores de ensino para o Centro de Formação Profissional de Les Cayes, no Haiti. Foram capacitados 30 instrutores e 12 gestores de ensino, entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, todos por meio do Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti.

A iniciativa é uma parceria entre o SENAI, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Nacional de Formação Profissional do Haiti (INFP).  

Além de formar instrutores e gestores de ensino, o SENAI atuou na especificação técnica das instalações, máquinas e equipamentos, na transferência de metodologia de ensino e aprendizagem, e no desenho dos cursos que serão oferecidos nas áreas de metalmecânica, construção civil, tecnologia da informação, refrigeração e mecânica automotiva.


“Essa é mais uma prova da capacidade que o SENAI tem de atuar em projetos complexos em países distintos. A exportação de conhecimento não só projeta o trabalho da instituição em prol de empresas que atuam no exterior, como também muda a vida dos habitantes desses países”, afirma o superintendente de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Frederico Lamego.


Projeto de formação foi adaptado nos últimos anos 

O Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti começou em 2017, e sua execução técnica ficou a cargo do SENAI Rio Grande do sul. A partir de 2020, durante a pandemia de Covid-19, boa parte das atividades passou a ser implementada à distância, por meio de uma plataforma online. Por meio dela foram realizadas capacitações EAD e reunidos manuais técnicos, planos de curso e outros recursos didáticos. 

No total, foram investidos US$ 17 milhões no projeto, usados para a construção do Centro de Les Cayes, a aquisição de máquinas e equipamentos, a preparação de materiais de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento das capacitações de instrutores e gestores haitianos.

SENAI qualifica dentro e fora do Brasil 

O SENAI oferece formação profissional, técnica e tecnológica em 28 setores industriais do Brasil, além de cursos de graduação e pós-graduação, e atende demandas internacionais de capacitação ou para transmitir sua experiência a outros organismos e institutos mundo afora. 

A instituição também atua na implementação de projetos internacionais, com financiamento da ABC, em países em desenvolvimento, especialmente na América Latina e no Caribe, na África e na Ásia. Por meio de colaboração com empresas, instituições públicas, agências de cooperação e organismos internacionais, o SENAI já ajudou a estruturar centros de formação profissional em três continentes e 11 países, onde mais de 70 mil pessoas se formaram. A atuação internacional é compartilhada entre o Departamento Nacional e os Departamento Regionais do SENAI. 

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional na África: 3 mil jovens formados em parceria com SENAI em 10 anos
SENAI ajudou a formar mais de 70 mil alunos em 11 países, por três continentes
8 motivos para escolher a educação profissional

Comentários