Alunas SENAI de confeitaria e panificação falam sobre Dia do Chocolate e Dia do Panificador

Gabrielle Fernandes Belchior e Mariana Evellyn de Oliveira vão representar o SENAI e o Brasil na WorldSkills 2024, que acontece em Lyon na França

Por trás de receitas deliciosas, existe muito técnica e estudo. Os dias 7 e 8 de julho marcam o Dia Mundial do Chocolate e o Dia do Padeiro, respectivamente. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI entrevistou duas alunas do SENAI, uma de confeitaria e uma de panificação, para falarem sobre a arte de cozinhar. As duas estarão presentes na WorldSkills 2024, que acontece em Lyon na França, entre os dias 10 e 15 de setembro. 

A “arte” por trás dos sabores 

A estudante do SENAI Barra Funda (SP), Gabrielle Fernandes Belchior, reflete que a confeitaria sempre foi um lugar de conforte e demonstração de afeto para ela. “Desde muito nova me aventurava com minha avó e minha mãe na cozinha, sempre ajudando com algo. Quando cresci mais um pouco, comecei a me interessar pelos doces, testava umas receitas que via em vídeos e que nem sempre davam certo. Ficava empolgada quando minha família ia provar, era a melhor parte para mim. Quando todos diziam que estava uma delícia e me incentivavam a fazer cada vez mais, mesmo que às vezes não estivesse delicioso, era muito importante para mim”, relata. 

Na opinião dela, o que mais gosta no universo da confeitaria é a possibilidade de combinação de sabores, desenvolvimento dos produtos e criação artística. “A confeitaria se baseia na inspiração em algo. Para criar um produto, há muita pesquisa por trás. Mas, além da aparência predominante, o sabor é essencial e complementa o produto. Na minha ocupação, nós temos um módulo de escultura de açúcar, feita com Isomalte”, diz

Crédito: Arquivo Pessoal da Gabrielle

Gabrielle diz que as receitas com açúcar são as suas preferidas e ressalta as possiblidades de criação com o chocolate. “Além de ser gostoso, também possui uma capacidade enorme de formatos, cores e tamanhos”, comenta. 

Para Gabrielle, a confeitaria vai muito além de fazer apenas bolos e doces. A confeitaria representa técnica, fineza, é padronização, criatividade e muita paixão pelo que fazemos. “Um confeiteiro profissional que sabe transmitir isso através de seus produtos, faz da sua carreira um sucesso e acredito que com o treinamento e contato com outros profissionais, adquirimos boa parte dessas competências. Para quem tem interesse na área, eu super recomendaria, pois é uma área que está se inovando cada vez mais. Como eu digo, ninguém fica sem comer um docinho de vez em quando”, brinca. 

Crédito: Arquivo Pessoal da Gabrielle

Gabrielle deixou uma mensagem especial para o Dia do Chocolate: 

“Cada pedaço de chocolate que apreciamos hoje é um tributo à riqueza e à diversidade do cacau. Uma planta que, ao longo dos séculos, continua a nos cativar e a nos nutrir de maneiras incontáveis.  Do amargo ao leite, do branco ao recheado, o chocolate é muito mais do que um simples doce. É um símbolo de prazer, conforto e felicidade. Ele está presente em diversos produtos, seja em barra, em biscoitos, bebidas ou pó. O cacau não é apenas uma planta; é um símbolo de história e cultura. Além disso, o cacau também tem uma história de sustentabilidade e responsabilidade social”. 

Criação de sabores únicos 

A aluna do SENAI Taguatinga (DF), Mariana Evellyn de Oliveira, conta que escolheu o curso de panificação porque sempre teve interesse em aprender a arte de fazer pães e produtos de padaria. “O que mais gosto no universo da panificação é a possibilidade de criar sabores únicos, a sensação de ver a massa crescer e o cheiro delicioso que se espalha pela cozinha”, afirma. 

Ela acredita que a formação profissional em panificação é fundamental para sua carreira, pois permite que ela atue com conhecimento técnico e habilidades específicas para a área. “Com certeza recomendaria esse curso para colegas que tenham interesse na área. Minha história com o SENAI começou quando busquei por cursos profissionalizantes e descobri a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Entrei para o curso de panificação com entusiasmo e tenho aprendido muito desde então”, complementa. 

Crédito: Arquivo Pessoal da Mariana

Mariana aproveitou para deixar uma mensagem para o Dia do Padeiro:

 “No Dia do Padeiro, gostaria de deixar uma mensagem para todos os padeiros. De que continuem dedicados ao seu ofício, sempre buscando aperfeiçoamento e transmitindo amor em cada pão que preparam. Parabéns pelo seu dia!”, comemora.

Preparação para WordSkills 2024 

As duas alunas vão participar da competição internacional no continente europeu e falaram sobre a preparação. De acordo com Gabrielle, este período tem sido um misto de sentimentos, ansiedade e aprendizagem. “Ao longo desses meses de treinamento, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com muitos profissionais competentes e que me trouxeram grandes experiências e aprendizados. Faltam poucos dias para a prova oficial e quanto mais perto, mais ansiosa fico, mas estou confiante de que darei o meu melhor e que mostraremos aos demais países que o Brasil também tem muito potencial e tecnologia”.

Já Mariana citou que a preparação está sendo desafiadora. “Estou dedicando bastante esforço para me preparar da melhor forma possível expectativas são altas e espero representar bem o país e o SENAI na competição”, conclui.

Conheça o Geração SESI SENAI!  

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

Relacionadas

Leia mais

Gestor do SENAI/PA fala sobre projeto de formação profissional para pessoas trans
Secretária do SENAI/PA fala sobre digitalização de processos na sua unidade
Canva for Education disponível gratuitamente para alunos, docentes e técnicos administrativos do SENAI

Comentários