WorldSkills ajuda jovens a definir a profissão

O WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, cujas provas começaram na quarta-feira, 5 de outubro, e se encerram neste sábado, 8, em Londres, serve de inspiração para os jovens pensarem sobre o future e definirem sua profissão

Londres - O WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, cujas provas começaram na quarta-feira, 5 de outubro, e se encerram neste sábado, 8, em Londres, serve de inspiração para os jovens pensarem sobre o future e definirem sua profissão. "Aqui os alunos têm a oportunidade de ver as profissões na prática", afirma a professora Nicola Turner. Ela dá aulas de inglês na Cheney School, que fica na cidade inglesa de Oxford, a 90 quilômetros de Londres, e trouxe uma turma de 60 estudantes, de 13 a 16 anos de idade para visitar o WorldSkills.

"Eles estão começando a pensar no caminho que vão seguir. Aqui, quem já escolheu a profissão pode conversar com quem trabalha nesta área, e quem ainda não sabe o que quer tem uma idéia das oportunidades que existem", avalia Nicola. Foi justamente para conhecer as diversas profissões que o estudante Abdul Mahmood, de 15 anos, veio ao WorldSkills.

"Daqui a três meses, terei de escolher uma ocupação para fazer um estágio em uma empresa e estou indeciso sobre o que vou escolher", diz Abdul, que estuda na escolar secundária Walthamstow Academy, em Londres. Nesta sexta-feira, 7 de outubro, ele visitou varias áreas das provas do WorldSkills. Ficou encantado com o que viu na ocupação de marcenaria. "Essa e uma possibilidade de profissão. Por enquanto, foi a que eu mais gostei", contou.

Outra que procurava informações sobre profissões era Jessica Montgomery, de 17 anos, que mora em Londres. Ela concluiu o primeiro ano da escola secundária e parou de estudar. "Estou pensando no que fazer. Vim aqui para buscar uma inspiração", disse a jovem, que gostou do trabalho executado pelas competidoras da ocupação de cabeleireiro.

Com 15 anos de idade, a estudante Alice Lum, da escola secundaria Ratton School, de Eastborn, cidade do interior da Inglaterra, já definiu sua profissão. Vai ser enfermeira. Mesmo assim, aproveitou a visita organizada pela escola ao WorldSkills para conhecer outras profissões. "Gostei muito do que vi. É muito bom, especialmente para quem ainda não se decidiu", disse Alice.

Todos os dias, milhares de jovens visitam o WordSkills para acompanhar as provas que simulam situações reais do trabalho em 46 ocupações profissionais. Os dirigentes do WorldSkills International, que organizam o torneio, estimam que mais de 150 pessoas visitem o local das provas até amanha, quando termina a competição, que reúne 944 competidores de 51 países. A equipe brasileira, que compete em 25 ocupações, é formada por 23 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e cinco, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Senadores elogiam conquista de 2º lugar do Brasil na WorldSkills

Comentários