Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado

Ouro no mundial de profissões técnicas de Abu Dhabi, o mineiro Lucas Oliveira foi um dos 19 medalhistas da delegação brasileira. Resultado que torna o país o 2º melhor do mundo em educação profissional

Lucas estudou no SENAI de São João del Rei

O jovem Lucas Oliveira, 20 anos, passou por algumas dificuldades antes de conquistar a medalha de ouro em Eletricidade Industrial na maior competição de profissões técnicas do mundo. Em Abu Dhabi, em outubro do ano passado, ele desbancou competidores de diversos países para subir no topo do pódio.

Mas, por pouco, Lucas não participa da disputa. Pouco antes da viagem, ele perdeu o passaporte - que estava dentro de uma mala, que foi extraviada. Sem o documento, ele não poderia embarcar rumo aos Emirados Árabes Unidos. Sem poder acompanhar a delegação brasileira no dia certo, apenas dias depois, com um novo passaporte em mãos, ele entrou entrou no avião focado na medalha dourada.

PREPARAÇÃO - De São João del Rei, interior de Minas Gerais, Lucas estudou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município e, graças ao seu esforço, conquistou uma vaga para a delegação brasileira que participaria do mundial. Dos 56 representantes do Brasil na disputa, 51 foram preparados pelo SENAI e 5 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Com Lucas na equipe, conquistamos o segundo lugar geral na competição, ficamos atrás apenas da Rússia. A série da Rádio Senado conta a história de Lucas e também fala da importância da educação profissional na formação de jovens na opinião de senadores como Cristovam Buarque, Armando Monteiro e o presidente do Congresso, Eunício Oliveira.

SAIBA MAIS - Ouça a série completa no site da Rádio Senado.

Relacionadas

Leia mais

13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Brasil conquista 2º lugar no mundial de profissões técnicas, a WorldSkills
VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?

Comentários