WorldSkills 2015 é encerrada com festa e muita animação no Ginásio do Ibirapuera

Mais de oito mil pessoas lotaram o Ginásio do Ibirapuera na noite deste domingo (16) na cerimônia de encerramento

A descontração dos jovens competidores marcou a cerimônia de encerramento da WorldSkills neste domingo, em São Paulo

O encerramento da WorldSkills 2015 celebrou os jovens profissionais de todo o mundo que construirão a indústria do futuro. A euforia dos competidores que subiram ao pódio contagiou as mais de oito mil pessoas que lotaram o Ginásio do Ibirapuera na noite deste domingo (16) na cerimônia de encerramento da 43ª edição da olimpíada internacional de profissões técnicas.

Em clima de festa e descontração, as delegações ocuparam o ginásio com bandeiras nas mãos e fazendo muito barulho. Nos momentos que antecederam a entrega das medalhas, representantes de diferentes países entoaram gritos de guerra de suas nações, enquanto o público assistia nos telões. Os vencedores foram anunciados em quatro blocos – nos intervalos, a animação ficou por conta da banda Monobloco, que tocou clássicos do samba e contagiou o público.

Durante as premiações, anunciadas por categoria, a torcida brasileira foi a mais ouvida no ginásio. Isso porque, pela primeira vez na história do torneio, o Brasil foi o grande campeão, com 11 medalhas de ouro, 10 de prata, oito de bronze e 18 diplomas de excelência, além de ter o competidor com maior pontuação, Luís Carlos Machado, da ocupação de Tecnologia Automotiva. Ele dividiu a colocação com outros dois competidores: Rianne Chester (Estética e Bem Estar, Reino Unido) e Jeong Woo Seo (Tecnologia Automotiva, Coreia).

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o sucesso da WorldSkills 2015 demonstra o quanto a educação profissional tem crescido no país. “Trata-se, sem dúvida, de poderosa demonstração da força da educação profissional e de seu notável crescimento nos países da América Latina e, especialmente, no Brasil. A WorldSkills São Paulo 2015 cumpriu todas as metas previstas e, em muitos quesitos, superou as expectativas dos organizadores”, discursou Andrade.

DESTAQUES - Confira depoimentos sobre a atuação brasileira na competição:

“O SENAI foi o grande protagonista. Nós temos uma educação profissional que é topo do mundo. Ganhamos tanto no ranking de medalhas quanto no ranking total de pontos. Essa é uma demonstração cabal do nível de excelência do SENAI. O grande legado da competição foi ampliar o debate na sociedade brasileira.”
Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI

"O resultado da WorldSkills 2015 é um marco para o país Podemos dizer que o Brasil está preparado qualitativamente e tecnicamente com esses jovens.”
Marcelo Mendonça, chefe da delegação brasileira

“A WorldSkills demonstra o quanto a educação profissional brasileira está compatível com países que têm mais tradição (no ensino técnico). Os esforços que temos feito demonstram que estamos no caminho certo para expandir e tornar a educação profissional cada vez mais atrativa para os nossos jovens e, dessa forma, ajudar no processo de desenvolvimento do país.”
Marcelo Feres, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação

"Esta edição da competição foi a maior já realizada em todos os tempos. Nós tivemos uma ótima experiência em São Paulo e admiramos vocês como pessoas e país. Eu agradeço ao comitê organizador, ao SENAI, à CNI, à cidade e ao estado de São Paulo à as pessoas do Brasil”
Simon Bartley , presidente da WorldSkills International

RESULTADO  FINAL - Os competidores brasileiros, treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , bateram um recorde histórico ao conquistar 27 medalhas:  11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência. No ranking de pontos totais, o time brasileiro ficou no lugar mais alto do pódio. Este ranking soma a pontuação que os competidores de cada delegação obtiveram nos desafios. A premiação aconteceu em cerimônia neste domingo (16) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

SAIBA MAIS
- Brasil conquista primeiro lugar em ranking total de pontos e ganha maior número de medalhas em olimpíada mundial de profissões
- Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015

LINKS RÁPIDOS Veja todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/cniweb/albums/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015
Todos os competidores da WorldSkills 2015 são campeões, diz Robson Braga de Andrade
14 momentos em que a WorldSkills surpreendeu os visitantes

Comentários