Durante quatro dias, o Anhembi Parque, em São Paulo, se tornou a capital mundial da educação profissional. Tudo por conta da WorldSkills, competição internacional de profissões ligadas à indústria e ao setor de serviços. Quem foi, conheceu tudo sobre esse modelo de educação que abre portas no mercado de trabalho. Se você perdeu, não se preocupe. Separamos alguns momentos que vão fazer você querer participar da próxima competição.
1 - O show de brasilidade na abertura da competição
Teve o Boi de Parintins, mostrando as tradições do Norte, as festas de São João, o frevo e o axé do Nordeste e ainda o samba da escola paulistana Vai-Vai. Uma festa que emocionou os mais de sete mil participantes no ginásio do Ibirapuera.
2 - Uma nova cidade brotou no meio de São Paulo: o Anhembi
Quase 20 mil pessoas estiveram envolvidas na montagem e organização do evento, em 213 mil metros quadrados de área construída. Foi o maior evento da história do Anhembi. Até o sambódromo foi completamente ocupado. A energia disponibilizada para a competição, daria para abastecer uma cidade com 60 mil habitantes.
3 - A cada passo, um país
A disputa reuniu 1.200 competidores de 62 países. E eles fizeram questão de mostrar suas origens. Com isso, a fachada do hotel onde a maioria deles estava hospedada, no próprio Anhembi, ganhou uma decoração diferente. Vários idiomas e costumes, mas todos com um só objetivo: ganhar o ouro.
4 - Difícil foi acreditar nas esculturas feitas de açúcar
Pedra, planta e açúcar: na mão dos competidores da WorldSkills, tudo pode virar escultura! Na foto, uma das provas realizadas pelos competidores em Confeitaria. Foi de dar água na boca.
5 - Onde tinha prova, tinha torcida
O visitante podia ficar bem pertinho dos competidores e conhecer o trabalho deles melhor. Mas nada desviava a concentração dos profissionais. Afinal, eles têm um tempo determinado para realizar as provas. E nesse caso, tempo é ouro!
6 - Máquinas e robôs por todos os lados. Até de Lego!
Enquanto rolava a disputa na WorldSkills, no mesmo espaço acontecia o Festival SESI de Robótica FLL. Mais de 500 alunos de escolas públicas e particulares de São Paulo participaram da competição. Eles apresentaram projetos de pesquisa sobre como lidar com o lixo. E mais, montaram os robôs que tiveram de cumprir missões relacionadas ao tema.
7 - Luz na passarela...
Outro evento paralelo foi o SENAI Brasil Fashion, que apresentou minicoleções criadas pelos próprios alunos. Estudantes que receberam orientação de estilistas como como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchovitch e Lino Villaventura. O glamour ficou por conta das modelos que desfilaram as peças, entre elas as tops Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros e Carol Trentini.
8 - O exterminador de jogadas
No estande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), muita gente aceitou o desafio de jogar uma partida contra um braço mecânico. O equipamento é programado para definir as jogadas com base em sensores colocados nas peças. Pelas estatísticas, de cada 10 partidas, a máquina só perdia duas.
9 - Surfando... no chão?
E teve muita gente pegando onda no Anhembi. A brincadeira tecnológica era uma das atrações do estande da Samsung. Ao colocar os óculos com visão de 360 graus , qualquer um podia surfar com ninguém menos que o campeão mundial Gabriel Medina. Tudo graças à tecnologia de realidade virtual de surf.
10 - Velocidade simulada
E teve também quem aproveitou para dar uma acelerada sem sair do lugar. No Cyber, o visitante podia dar um rolezinho em alta velocidade e ter a sensação de estar dentro do carro, por causa da visão de 210 graus . O que isso tem a ver com educação profissional? Tudo! É que o SENAI utiliza tecnologias semelhantes para o aprendizado nos cursos técnicos, só que ao invés de carros de corrida, seria, por exemplo, uma empilhadeira.
11 - Uma multidão de brasileiros
O Brasil foi representado por 56 jovens profissionais técnicos na WorldSkills 2015. Essa foi a maior delegação já reunida pelo Brasil para a competição. Em 2011, em Londres, o país contou com 28 competidores. Em São Paulo, o Brasil teve pela primeira vez na história representantes em todas as 50 ocupações.
12 - E a presença de mulheres em diversas ocupações
Entre os 1.200 competidores da WorldSkills 2015, 216 são mulheres, sendo seis brasileiras. A diversidade cultural do evento é notada em cada canto do Palácio de Convenções, do Pavilhão de Exposições e do Sambódromo do Anhembi. Na foto, a competidora dos Emirados Árabes Unidos da ocupação de joalheria, Nouf ALDouseri.
13 - O evento chamou atenção do público e de lideranças mundiais
Ministros do Brasil, Coreia do Sul, Holanda e Rússia assinaram documento, em São Paulo, com oito pontos relacionados ao desenvolvimento da educação profissional. O conteúdo da carta foi apresentado durante a Conferência Internacional de Ministros - Educação para o Mundo do Trabalho: Educação Profissional, dentro da programação da WorldSkills.
14 - Fortalecimento da educação profissional
A competição chamou atenção de diversos países para a importância da educação para o mundo do trabalho. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou o valor do ensino técnico não só para a competitividade do país, mas para a formação de jovens em todo o mundo. "Mais importante que ganhar medalhas é construir uma cultura de fomento à educação profissional", disse.
A WORLDSKILLS – O evento este ano é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.
LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira
Informações gerais: www.senai.br/worldskills
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br
REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada