Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015

Delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas por ocupação, sendo 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze

O Brasil foi o grande vencedor da WorldSkills 2015, maior competição de educação profissional do mundo, que terminou neste domingo (16), em São Paulo. A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking total de pontos e conquistou o maior número de medalhas por ocupação, sendo 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência, concedidos a competidores com alta pontuação.

A delegação brasileira subiu ao pódio em 27 ocupações. Ao todo, o país tem 31 medalhistas - foram 24 vencedores em ocupações individuais e sete em ocupações por equipe.

O time do Brasil é formado por 56 jovens competidores de 17 a 22 anos. Desde 1983, o SENAI representa o país no evento, acumulando, com a vitória deste ano, 95 medalhas e 129 certificados de excelência.

CONHEÇA OS BRASILEIROS QUE CONQUISTARAM MEDALHAS NA WORLDSKILLS 2015

OURO


Polimecânica

Polimecânica e Automação
Competidor: Felipe Augusto Gutierra
Cidade: São Paulo (SP)
Data de nascimento: 09/04/1995
Pontuação: 544

Perfil: Em 2010 começou a fazer o curso de Aprendizagem Industrial (Mecânica de Usinagem) e, em 2013, iniciou o curso técnico em Mecânica, no SENAI Roberto Simonsen, no bairro do Brás, em São Paulo. Vencedor da etapa estadual paulista, em 2013. Na Olimpíada do Conhecimento em 2014, em Belo Horizonte, Felipe participou do projeto Top One.

Depoimento:
" Agradeço a Deus, minha família e a equipe que trabalhou comigo. Para o futuro, pretendo começar a faculdade de Mecatrônica."

Desenho mecânico em CAD - Leandro

Desenho Mecânico em CAD
Competidor: Leandro Éricles Fronzino Rumaqueli
Cidade:Araraquara (SP)
Data de nascimento: 11/03/1996
Pontuação: 553

Formado no curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem, no SENAI Henrique Lupo, em Araraquara. Foi medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento em 2013 e participante do projeto Top One na Olimpíada do Conhecimento de 2014.

Depoimento:
"Essa conquista por um bom trabalho de equipe. Minha próxima meta será iniciar faculdade em Engenharia Mecânica. Pensarei sobre minha carreira profissional mais adiante."

Tecnologia de Mídia Impressa - Victor Bernardo

Tecnologia de Mídia Impressa
Competidor: Victor Bernardo
Cidade: Cachoeirinha (RS)
Data de nascimento: 09/07/1994
Pontuação: 565

Perfil: Fez curso de aprendizagem industrial em impressão offset entre 2012 e 2013 no SENAI de Artes Gráficas de Porto Alegre. Foi ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2013, e passou a integrar o projeto Top One.

Depoimento:
"A sensação de estar no pódio não tem explicação. A gente passa muito tempo treinando e agora é só curtir a satisfação e o orgulho de ter chegado até aqui.  Agora, vou atualizar meu currículo e procurar um emprego. Vou continuar dando o melhor de mim."

Soldagem

Soldagem
Competidor: Jackielyson André Ferreira Alves
Cidade: Mossoró (RN)
Data de nascimento: 18/11/1994
Pontuação: 541

Perfil: Cursou Soldagem Multiprocessada e Técnico em Metalurgia no SENAI de Mossoró, entre 2012 e 2013. Participou do projeto Top One do SENAI.

Depoimento:
"Devo esta medalha aos meus treinadores, ao expert e ao SENAI, que me deram tudo para que eu fosse o melhor. Quero continuar no SENAI preparando campeões e, no início de 2016, devo iniciar minha graduação em Engenharia Mecânica."

Tecnologia da Moda - Kaio

Tecnologia da Moda
Competidor: Kaio Júnio Martins Silva
Cidade: Patos de Minas (MG)
Data de nascimento: 16/05/1995
Pontuação: 535

Perfil: Fez Aprendizagem industrial em confecção de vestuário no SENAI de Patos de Minas (MG). Ouro nas etapas estadual e nacional da Olimpíada do Conhecimento (2013 e 2014).

Depoimento:
"É uma batalha muito dura. São anos de treinamento e dedicação, mas, depois que a gente ganha, estar no palco é mágico. Essa medalha é resultado de muito investimento técnico e psicológico em mim e nos outros competidores. E teve também uma grande motivação que é estar em casa.”

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos
Competidor: Thiago Augusto Blanco da Costa
Cidade: Bauru (SP)
Data de nascimento: 22/11/1995
Pontuação: 535

Perfil: Técnico em Edificações no SENAI de Bauru, entre 2012 e 2013. Foi ouro na etapa estadual (2013) e na nacional da Olimpíada do Conhecimento, em 2014.

Depoimento:
"É difícil explicar o que eu estou sentindo. Estou aqui representando meu país. Eu passei um ano treinando fora de casa. Esse é o primeiro ouro do Brasil nessa ocupação e conquistar isso é uma sensação incrível. Falei que ia dedicar essa vitória também ao meu avô. Se eu cheguei aqui, é porque tive uma boa pessoa em quem me espelhar."

Webdesign - Giovanni

Web Design
Competidor: Giovanni Kenji Shiroma
Cidade: Oogaki / Japão (mora em São Paulo/SP)
Data de nascimento: 01/03/1993
Pontuação: 557

Perfil: Fez o curso técnico de Redes de Computadores no SENAI de São Paulo.Histórico Prata na etapa estadual, na ocupação de Design Gráfico, em 2011. Dois anos depois, dessa vez em Web Design, ficou com o ouro na etapa estadual. Participou do projeto Top One.

Depoimento:
"Pra chegar até aqui, não tem receita de bolo. A minha receita é treinar bastante e ter muita dedicação."

Instalações Elétricas Prediais
Competidor: Carlos Rubens Teixeira Júnior
Cidade: Pedro Leopoldo (MG)
Data de nascimento: 02/07/1994
Pontuação: 556

Perfil: Fez o curso de Aprendizagem em Manutenção Elétrica Industrial no Centro de Formação Profissional Gerson Dias (Pedro Leopoldo), entre 2012 e 2013. Foi bronze na etapa estadual de Minas Gerais da Olimpíada do Conhecimento em 2013 e ouro na nacional, em 2014.

Depoimento:
"Não dá nem para explicar o que eu estou sentindo. Esse foi um dos melhores trabalhos que eu já fiz. Quero dedicar essa medalha a todos que contribuíram para a minha conquista. Agora vou voltar para minha casa, minha faculdade."

Joalheria - Leonardo

Joalheria
Competidor: Leonardo Fonseca Rodrigues
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Data de nascimento: 26/12/1994
Pontuação: 531

Perfil: Aprendizagem Industrial em Joalheria, na escola de Joalheria do SENAI Tijuca (RJ). Medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento.

Depoimento:
"Eu não sei como definir o que estou sentindo. Nem falei com a minha família ainda, mas sei que estão felizes. Quando eu chegar em casa, vou comemorar muito com eles. Já decidi também que vou comprar uma passagem para o Rio Grande do Sul e vou lá comemorar com meu treinador."

Tecnologia Automotiva

Tecnologia Automotiva
Competidor: Luis Carlos Sanches Machado Júnior
Cidade: Jaú (SP)
Data de nascimento: 15/05/1995
Pontuação: 571

Perfil: Em 2009 fez o curso de Aprendizagem Industrial de Mecânica de Automóveis no SENAI de Bauru (SP). Em 2010 começou o curso técnico em Manutenção Automotiva no SENAI de Bauru. Também fez cursos de formação continuada no SENAI de Elétrica Automotiva e Injeção Eletrônica a Diesel. Foi ouro na etapa estadual de São Paulo em 2013.

Depoimento:
"Faz quatro anos que eu estou em treinamento. É muito puxado, de manhã cedo até tarde da noite. É uma sensação muito boa ter essa oportunidade e receber esse mérito."

Caldeiraria -Daniel

Caldeiraria
Competidor: Daniel de Oliveira Gomes
Cidade: São Paulo (SP)
Data de nascimento: 27/01/1995
Pontuação: 532

Perfil: Fez curso de Aprendizagem Industrial em Caldeiraria entre 2010 e 2011 e o de Técnico em Eletromecânica entre 2012 e 2013. Foi ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2013, e entrou para o projeto Top One.

Depoimento:
"Treino desde 2010. Ver esse esforço se concretizar de uma forma tão bonita é muito bom. Eu sou o melhor do mundo! Dá um certo medo em pensar no que eu vou fazer a partir de amanhã. Preciso ter um novo objetivo e correr atrá dele."

PRATA


Redes de cabeamento - Danilo
Redes de Cabeamento Estruturado
Competidor: Danilo Rodrigues Oliveira
Cidade: São Paulo (SP)

Data de nascimento: 17/12/1994
Pontuação: 542

Perfil: Fez o curso de Redes de Computadores entre 2011 e 2013. Foi campeão estadual e entrou para o projeto Top One.

Depoimento:
"Tinha confiança que tinha ido bem, mas sem certeza da medalha. Agora, quero cursar faculdade de Engenharia da Computação e formar campeões para as próximas WorldSkills."

Mecatronica Diego

Mecatrônica (Ocupação de equipe)
Competidor: Diego Basso
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Data de nascimento: 22/04/1995
Pontuação:536

Perfil: Em 2012 começou a fazer o curso técnico em Mecatrônica no SENAI de Caxias do Sul. Ouro na WorldSkills Américas, em Bogotá, na Colômbia.

Depoimento:
"Ocorreu um imprevisto no terceiro dia de competição e perdemos quatro pontos, o que é muito nesse tipo de torneio. Por meio dos conselhos de nosso team leader, nos acalmamos e conseguimos subir para o segundo lugar no último dia de provas, surpreendendo a todos pela nossa rapidez e precisão."

Mecatronica mateus

Mecatrônica (Ocupação de equipe)
Competidor: Mateus Gaspary de Freitas
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Data de nascimento:  12/12/1995
Pontuação: 536

Perfil: Fez curso técnico em mecatrônica de 2012 a 2013 no Centro Tecnológico Automotivo e de Mecatrônica SENAI. Vencedor da etapa estadual do Rio Grande do Sul, da Olimpíada do Conhecimento em 2013, e vencedor da WorldSkills Américas, na Colômbia, em 2014.

Depoimento:
"Essa conquista se deve a nossa amizade e a confiança que temos um no outro. Sempre vencemos nossos conflitos porque tínhamos um sonho em comum. Agora quero estudar e fazer graduação em Engenharia de controle e Automação."

Construção em alvenaria Weverton

Construção em Alvenaria
Competidor: Weverton Guilherme Santos Silva
Cidade: Arapicara (AL)
Data de nascimento: 18/04/1994
Pontuação: 526

Perfil: Aprendizagem industrial em pedreiro de alvenaria, em 2012, no SENAI de Arapiraca (AL). Foi ouro na etapa estadual (2013) e na nacional da Olimpíada do Conhecimento (2014)

Depoimento:
"A minha sensação é do dever cumprido. Eu queria a dourada, mas estou muito feliz com esse resultado. Eu dedico a todo mundo que me apoiou. Eu subi para buscá-la, mas o mérito é de toda a equipe que trabalhou no meu treinamento."

Tornearia a CNC
Competidor: Eduardo Kruczkievicz
Cidade: Campo Alegre (SC)
Data de nascimento: 16/11/1995
Pontuação: 552

Perfil: Em 2010, fez o curso de Aprendizagem Industrial (Mecânica de Usinagem). Em 2011 e 2012, curso técnico em Eletromecânica na unidade do SENAI de São Bento do Sul (SC). Segundo lugar na etapa estadual, em 2013. Ouro na Olimpíada do Conhecimento em 2014.

Depoimento:
"Realizei um sonho após três anos de treinamento intensivo. Quero continuar como professor do SENAI, treinando outros competidores."

Jackielyson

Escultura em Pedra
Competidor: Djalma Rodrigues de Assis
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Data de nascimento: 12/06/1995
Pontuação: 535

Perfil: Em 2012, fez o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem no SENAI Doutor Celso Charuri, em Pará de Minas (MG). Primeiro lugar na etapa estadual, em 2013, na ocupação Mecânica de Precisão.

Depoimento:

“Essa é a primeira vez que algum brasileiro compete nessa modalidade. Estou muito feliz com o resultado. Sabia que tinha feito um bom trabalho, mas não imaginava que ganharia uma medalha. Agora, meus planos são continuar trabalhando na área de arquitetura”

Construção de Estruturas Metálicas
Competidor: David Silva Damasceno
Cidade: Itabira (MG)
Data de nascimento: 19/12/1995
Pontuação: 520

Perfil: Em 2012 começou o curso de Aprendizagem Industrial em Caldeiraria no SENAI de Itabira. No ano seguinte, fez o curso de Aprendizagem Industrial em Instalação Elétrica Industrial no mesmo lugar. Foi ouro na etapa estadual em 2013. Em 2014, participou do projeto Top One na Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte.

Depoimento:
"Quero continuar no SENAI treinando os próximos competidores para que ganhem as medalhas deles também."


Panificação

Panificação
Competidor: Iracema de Arruda Vilalva
Cidade: Coxim (MS)
Data de nascimento: 02/09/1994
Pontuação: 530

Perfil: Foi aluna de Aprendizagem Industrial em alimentos, entre 2010 e 2011, e de Técnico em Alimentos, entre 2012 e 2013, no SENAI de Marília (SP). Prata na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2013.

Depoimento:
Não esperava medalha. Agradeço primeiramente a Deus, depois a minha família e equipe do SENAI, em especial minha treinadora Taís Almeida. Meus planos no momento é terminar a faculdade em tecnólogo em alimentos.

Marcenaria de estruturas weslen

Marcenaria de Estruturas
Competidor: Weslen Pereira Santana
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Data de nascimento: 27/09/1994
Pontuação: 532

Perfil: Fez o curso de Aprendizagem Industrial em Marcenaria. Atualmente, está no curso técnico em Móveis no SENAI de Contagem (MG). Foi prata na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2013, e ouro na Olimpíada do Conhecimento, em 2014.

Depoimento:
"Saímos da décima colocação na última WorldSkills para a segunda. Essa também foi a primeira vez que meu estado, Minas Gerais, foi para o mundial na área de madeira. Quero agradecer a Deus e a todo mundo que me acompanhou. O Brasil merece essa vitória."

Design gráfico

Design Gráfico
Competidor: Carlos Eduardo Camargo de Araújo Silva
Cidade: São Paulo (SP)
Data de nascimento: 25/11/1995
Pontuação: 545

Perfil: Em 2013, começou o curso técnico em Redes de Computadores na escola SENAI Suíço-Brasileira, em São Paulo. Foi ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2013. Participou do projeto Top One.

Depoimento:
"Trabalhei bastante e receber a medalha estava em minhas expectativas. Além de continuar no SENAI formando a próxima geração de vencedores, quero cursar faculdade de design gráfico."

Engenharia de moldes

Engenharia de Moldes para Polímeros
Competidor: Mailson Valério de Oliveira
Cidade: São Paulo (SP)
Data de nascimento: 08/10/1995
Pontuação: 525

Perfil: Cursou Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem em 2010, Aprendizagem Industrial em Ferramentaria de Moldes para Plásticos, em 2011, e curso técnico em Mecânica, na unidade do SENAI no bairro do Brás, em São Paulo. Foi ouro na etapa estadual, em 2013, e participante do projeto Top One.

Depoimento:
"Agradeço à equipe que me treinou, à minha família e aos meus professores. Agora quero trabalhar no SENAI treinando outros competidores e cursar Engenharia Mecânica."

BRONZE


Manufatura integrada alex

Manufatura Integrada (Ocupação de equipe)
Competidor: Alex Massayuki Yonekubo
Cidade: Marília (SP)
Data de nascimento: 04/02/1993
Pontuação: 530

Perfil: Aprendizagem Industrial em Eletricidade Industrial no SENAI de Marília (SP) em 2007 e técnico em Eletroeletrônica no SENAI de Pompéia (SP). Medalha de prata na etapa estadual de Olimpíada do Conhecimento de 2013 e medalha de ouro na etapa nacional da competição.

Depoimento:
"Ainda é muito difícil falar o que estou sentindo. A alegria é grande demais. Passei muito tempo longe da minha família. Não vou nem dormir de hoje para amanhã."

Manufatura integrada fabiana

Manufatura Integrada (Ocupação de equipe)
Competidor: Fabiana Bonacina
Cidade: Pompeia (SP)
Data de nascimento:  06/06/1994
Pontuação: 530

Perfil: Fez cursos de aprendizagem industrial em Mecânica de Usinagem. Medalha de prata na etapa estadual de São Paulo da Olimpíada do Conhecimento, em 2013, e medalha de ouro na etapa nacional, em 2014.

Depoimento:
"A prova foi muito difícil, mas todo nosso esforço valeu a pena. Agora, eu quero tirar férias. Vou voltar para casa e sei que meus pais e minhas irmãs vão estar mais felizes do que eu. Eles vão adorar a medalha como se fosse ouro."

Manufatura Integrada (Ocupação de equipe)
Competidor: Guilherme Attis Campanez
Cidade: Quintana (SP)
Data de nascimento: 27/02/1996
Pontuação: 530

Perfil: Aprendizagem industrial em Mecânica de Usinagem (2011 a 2013) e técnico em mecânica industrial (2015). Foi bronze na etapa estadual, em 2013, e de ouro na etapa nacional, em 2014.

Depoimento:
"Eu estou me sentindo muito realizado. Nós fizemos nosso melhor trabalho e ele nos colocou entre as três melhores equipes do mundo. Eu vou usar duas palavras para definir esse resultado: trabalho e união."

Eletronica Evandro

Eletrônica
Competidor: Evandro Junio Gomes Silva
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Data de nascimento: 20/06/1995
Pontuação: 537

Perfil: Fez curso técnico em Eletrônica Industrial no SENAI CETEL, em Belo Horizonte (MG), entre 2011 e 2012. Foi ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2013, e ouro na nacional, em 2014.

Depoimento: "Não esperava medalha. Devo esta conquista primeiramente a Deus que me deu vida e saúde para treinar. Também agradeço aos meus pais e treinadores. Pretendo continuar minha graduação em Engenharia Eletrônica e treinar futuros competidores de educação profissional."

Cozinha - Ricardo

Cozinha
Competidor: Ricardo Dornelles
Cidade: Porto Alegre (RS)
Data de nascimento: 28/05/1993
Pontuação: 537

Perfil: Curso de Cozinheiro profissional na Faculdade de Tecnologia do Senac de Porto Alegre, em 2013. Ficou em primeiro lugar na estapa escolar e estadual da Olimpíada do Conhecimento.

Depoimento:
"Essa é a primeira medalha do Brasil nessa modalidade. Eu me dediquei dois anos a esse projeto em um treinamento muito intenso. E valeu muito a pena. Agora, eu quero continuar cozinhando que é o que eu mais gosto de fazer, e também viajar. Sei que posso ter emprego em qualquer lugar do mundo."

Serviço de restaurante - Andeson

Serviço de Restaurante
Competidor: Andeson de Almeida
Cidade: Salvador (BA)
Data de nascimento: 15/06/1993
Pontuação: 538

Qualificação no curso de aprendizagem de Garçom pelo Senac de Salvador, em 2012. Levou o ouro na WorldSkills Américas em Bogotá, em 2014.

Depoimento:
"Esperava medalha, apesar de saber que nessa ocupação há uma concorrência muito forte. Meu professor e minha família ajudaram a fortalecer minha confiança. Quero continuar os estudos e, dessa vez, me especializar na área de vinhos. Também quero ajudar a treinar competidores para irem muito além do bronze."

Construção de estrutura - Wenderson

Construção de Estruturas para Concreto (Ocupação de equipe)
Competidor: Wenderson Campos de Oliveira
Cidade: Cuiabá (MT)
Data de nascimento: 19/06/1997
Pontuação: 506

Perfil: Fez o curso de Auxiliar Administrativo e o de Técnico em Paisagismo no SENAI de Cuiabá. Segundo lugar em Jardinagem e Paisagismo na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e bronze na etapa nacional.

Depoimento:
"A gente deu o nosso melhor. Já são quatro anos que a gente está junto. Ainda não deu para cair a ficha. Quando ouvi o nome do Brasil, só corri. É uma emoção muito forte. O que fizemos nesses quatro dias de prova foi superação pura."

Construção de estrutura para concreto Vanesa

Construção de Estruturas para Concreto (Ocupação de equipe)
Competidor: Vanessa de Lourdes da Silva
Cidade: Alta Floresta (MT)
Data de nascimento: 15/08/1996
Pontuação: 506

Perfil: Fez o curso técnico em Edificações no SENAI de Cuiabá (MT) entre 2013 e 2014. Medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento de 2014 na ocupação Jardinagem e Paisagismo.

Depoimento:
"Nós dois estamos fazendo história. Essa é a primeira vez que o Mato Grosso participa da WorldSkills. É a primeira vez que o Brasil é representado nessa ocupação. É já marcamos tudo isso com uma medalha. Nós somos os primeiros de muitos outros que virão."

manutenção industrial - Gabriel

Manutenção Industrial
Competidor: Gabriel Lucas Teixeira Teles
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Data de nascimento: 01/11/1993
Pontuação: 528

Perfil: Fez curso técnico em Mecânica (2010/2012), aprendizagem industrial em Mecânica de Usinagem (2012/2013) e qualificação em Eletricidade Industrial. Foi ouro no estadual de Minas Gerais e, depois disso, passou a integrar o projeto Top One.

Depoimento:
"Esperava a medalha. Agora só penso em tirar férias, pois foram três anos e meio de treinamento intensivo. Além de continuar trabalhando no SENAI, quero fazer graduação em Engenharia Mecânica."

SAIBA MAIS
Brasil conquista primeiro lugar em ranking total de pontos e ganha maior número de medalhas em olimpíada mundial de profissões

LINKS RÁPIDOS
Veja todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/cniweb/albums/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Faltam três meses para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo
VÍDEO: SENAI treina russos que vão competir no torneio mundial de profissões técnicas
Participação em torneios de educação profissional faz a diferença na vida de ex-competidores

Comentários