VÍDEO: Quase sem paredes, colégio dinamarquês ensina estudantes a aprenderem coletivamente

Sem usar livros físicos, os alunos só utilizam ebooks e plataformas de compartilhamento de arquivos como o Drive, do Google

Quase sem paredes, a escola pública Ørestad Gymnasium, na Dinamarca, foi planejada com espaços abertos para a aprendizagem. Este é o tema do quarto episódio da série Destino Educação: Escola Inovadoras , realizada pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) . A escola foi pensada para ir além do ensino tradicional, sempre estimulando o trabalho em grupo. O diretor, Allan Andersen, explica que uma escola para o futuro é aquela que consegue mudar o ensino conforme as necessidades.

Sem usar livros físicos, os alunos só utilizam ebooks e plataformas de compartilhamento de arquivos como o Drive, do Google. Depois de seis meses, os alunos escolhem uma das áreas da ciência: biológicas, humanas, sociais ou artísticas. Um dos objetivos da escola é que os alunos não sejam apenas consumidores de conteúdo, por isso, estúdios de TV, ilhas de edição e câmeras são disponibilizadas para que eles possam produzir de formas diferentes.

A SÉRIE - A série Destino Educação: Escolas Inovadoras apresenta doze escolas de nove países. Conheça colégios da Finlândia, Holanda, Índia, Inglaterra, Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos que inovaram na forma de ensinar e mudaram as suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos. Esta atitude é uma boa forma para para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes.

O documentário tem 13 episódios, de 52 minutos cada. Com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar, cada capítulo é dedicado a uma escola diferente e o último apresenta todas as instituições da série.

Assista aos primeiros episódios:
- Escola inglesa associa ensino tradicional a técnicas de empreendedorismo
- SESI e Canal Futura lançam série de vídeos sobre escolas inovadoras
- Colégio colombiano incentiva o aprendizado autônomo de estudantes

Relacionadas

Leia mais

Escolas do SENAI abrem as portas com palestras e oficinas gratuitas
Programa SESI Matemática muda forma de ensino e reduz número de alunos em recuperação
9 situações em que o SESI e o SENAI mudaram a vida das pessoas

Comentários